quarta-feira, junho 04, 2014

PAPA FRANCISCO ENCERRA MÊS MARIANO NA GRUTA DE LOURDES ‏NOS JARDINS VATICANOS


A oração do Terço teve início às 20h (horário de Roma), partindo da Igreja de Santo Estevão dos Abissínios e  concluindo diante da Gruta de Lourdes. 
 Devido ao espaço restrito, a participação foi reservada aos funcionários vaticanos e a suas famílias.
O Papa Francisco chegou ao local por volta das 21 horas e nas suas breves palavras disse que Maria é a "mulher prontidão", pois está sempre pronta a servir e a atender as orações a ela dirigidas por seus filhos.
No ano passado, o Pontífice encerrou o mês dedicado a Maria na Praça S. Pedro. 
Ao final da oração, Francisco propôs à reflexão dos fiéis três palavras que resumem a atitude de Maria diante do caminho de sua vida: escuta, decisão e ação.
“Às vezes, também nós nos limitamos à escuta, à reflexão sobre aquilo que deveríamos levar a cabo, e talvez compreendamos claramente a decisão que devemos tomar, mas não realizamos a passagem para a ação. 
E sobretudo não nos pomos em jogo a nós mesmos, movendo-nos «depressa» rumo aos outros para lhes prestar a nossa ajuda, a nossa compreensão e a nossa caridade; para levar também nós, a exemplo de Maria, aquilo que possuímos de mais precioso e que recebemos, Jesus e o seu Evangelho, com a palavra e sobretudo com o testemunho concreto do nosso agir”, disse o Papa naquela ocasião.
REPRODUÇÃO DA GRUTA DE LOURDES NOS JARDINS DO VATICANO

Nos jardins do Vaticano existe uma reprodução da Gruta de Lourdes.
Ela foi ali instalada mediante uma doação do bispo de Tarbes – diocese onde está Lourdes –, D. Francisco Xavier Schoepfer, ao Papa S.S. Leão XIII.
As duas personalidades religiosas estão retratadas em medalhões na fachada da Gruta, que foi desenhada pelo arquiteto dos Sagrados Palácios Apostólicos, Costantino Schneider. 

Em 1° de junho de 1902 a gruta foi visitada pela primeira vez pelo Papa, na presença de numerosos Cardeais, Bispos e do público.
A construção foi financiada por uma coleta especial promovida pelos Missionários da Imaculada em todo o mundo católico.

Em 1902, havia 23 anos que Santa Bernadette deixara esta terra.Ela morreu como freira da Caridade e da Educação Cristã no ano de 1879, em Nevers, com a idade de 35 anos.
Porém, a inauguração solene só aconteceu no pontificado de São Pio X, em 28 de março de 1905.
São Pio X se chamava Giuseppe Melchiorre Sarto, foi eleito em 4 de agosto 1903. Em 1912, ele determinou que a diocese de Tarbes mudasse de nome para Tarbes-Lourdes. 
São Pio X teve muita influência na promoção da devoção a Nossa Senhora de Lourdes e estimulou vivamente os bispos a reconhecerem os milagres que estavam pendentes de aprovação eclesiástica.

Bernadette Soubirous foi beatificada em 1925 e canonizada em 1933. 
Naquele ano, o Papa Pio XI decidiu demolir uma das partes secundárias da Gruta no Vaticano, a qual havia suscitado críticas estéticas e estava em mau estado. Em 1960, D. Théas, bispo de Tarbes e Lourdes, doou ao Papa o altar que havia sido feito para a Gruta de Lourdes por ocasião do cinquentenário das aparições. 
A simplicidade da cópia da Gruta de Lourdes nos jardins do Vaticano evoca a despretensão da própria gruta de Massabielle.  
Ao lado da gruta vaticana foi montada uma fonte recordando o pedido feito por Nossa Senhora a Santa Bernadette de ir à fonte de Lourdes para se lavar e beber dela.
No dia 31 de maio de cada ano, o Papa dirige a Palavra aos fiéis que participam da procissão de encerramento do mês mariano junto a esta reprodução da Gruta de Lourdes. 




News.va

-