quinta-feira, junho 19, 2014

SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO (CORPUS CHRISTI)


1Cor 10,16-17
O cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão.
Hoje a Igreja te convida: ao pão vivo que dá vida vem com ela celebrar! Este pão que o mundo o creia! por Jesus, na santa ceia, foi entregue aos que escolheu. Nosso júbilo cantemos, nosso amor manifestemos, pois transborda o coração!
 Quão solene a festa, o dia, que da santa Eucaristia nos recorda a instituição! Novo Rei e nova mesa, nova Páscoa e realeza, foi-se a Páscoa dos judeus. Era sombra o antigo povo, o que é velho cede ao novo: foge a noite, chega a luz. 
O que o Cristo fez na ceia, manda à Igreja que o rodeia repeti-lo até voltar. Seu preceito conhecemos: pão e vinho consagremos para nossa salvação. Faz-se carne o pão de trigo, faz-se sangue o vinho amigo: deve-o crer todo cristão.
 Jo 6,51-58 - Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo.” Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 
Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 
Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre.”
Jo 6,48.49.50.51ab
"Eu sou o pão da vida; vossos pais, no deserto, comeram o maná e no entanto morreram. É este o pão vivo, descido dos céus, para que todo aquele que dele comer não morra, aleluia".
 Jesus também recorda o maná que chovia no deserto para alimentar o povo. Também falava da proteção divina e de como Deus alimentava seu povo, enquanto caminhava pelo deserto. Jesus lembra o maná para mostrar que o alimento que ele oferece é diferente e superior.
A diferença consiste em que o maná, mesmo vindo do alto, não era capaz de impedir a morte, embora servisse para refazer as forças físicas dos caminhantes. 
O alimento de Jesus, ao contrário, livra da morte e garante a caminhada na vida até a vida plena, que é a vida eterna. Eu fico pensando como nós nos alimentamos de tantos “manás”, hoje em dia.
 Muitos são bons, mas não garantem a vida plena, porque servem apenas para alimentar o corpo, alimentar sonhos, alimentar fantasias de riqueza e sucesso. Não digo que não precisemos destes alimentos, mas é preciso variar a alimentação de nossas vidas com um alimento que produza vida eterna em nós.

“Alimentar-se de Jesus, alimentar-se com o alimento — o pão e o vinho — que o Senhor nos oferece na Eucaristia, é alimentar-se com a vida plena. Quem se alimenta desse pão e bebe esse vinho come e bebe a vida divina, que é o próprio corpo e sangue do Senhor. 
Mas isso nem sempre é bem compreendido. Não foi bem compreendido no momento em quem Jesus fez este discurso e continua não sendo compreendido em nossos dias. Como naquele tempo, muitos consideram um discurso mitológico e o abandonam; tantos sequer o procuram. 
Mesmo assim, Jesus não perde tempo com explicações e argumentações para convencer, mas insiste na confirmação: “meu corpo é alimento”. A Eucaristia é a mesa onde nós nos alimentamos com o carne de Jesus, com a vida divina. As explicações, as teologias, as doutrinas... vieram depois. Jesus se limita a afirmar, a confirmar e a garantir: “minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida”. 
Este é o alimento que temos à disposição e que devemos aproveitar para nos alimentar com a vida divina, para que nos tornemos divinizados, santificados com a santidade de Deus. Aproximar-se da Mesa da Eucaristia porque Jesus coloca uma única alternativa: “se não comerdes e não beberdes, não tereis a vida em vós”. Em resumo, a condição para se ter vida, para viver plenamente, está na Eucaristia.
"Eucaristizados" nos tornamos alimento para o outro , alimentamos o irmão com a nossa própria carne , divinizada pela presença real de Jesus em nós somos capazes de "dar" de comer a quem tem fome , de beber a quem tem sede , amor a quem tem necessidade de perdão”.
---

---