sábado, junho 14, 2014

SEMANA EUCARÍSTICA 2014


Que acontece entre os dias 12 e 19 de junho, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, localizado na região do Centro.


Com o propósito de preparar os corações dos fiéis para a Solenidade de Corpus Christi, neste dia 19 de junho, a Semana Eucarística tem como tema central “Eucaristia e Caridade”, bem como o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, (Mt 14,16), em alusão com o Ano da Caridade arquidiocesana.
Na manhã deste sábado, 14 de junho, terceiro dia da 88ª Semana Eucarística, o arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani João Tempesta, presidiu no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana, a celebração eucarística que fez parte da Hora Santa da Iniciação Cristã, reunindo crianças e adolescentes de diversos segmentos da arquidiocese, transmitido pela Rede Vida de Televisão e  pela Rádio Catedral 106,7 FM, WBTV Redentor, e Rádio Canção Nova. 
 Na ocasião estavam presentes concelebrando o Bispo Auxiliar responsável por este setor catequético, Dom Pedro Cunha, aniversariante do dia, Padre José Laudares, pároco e Reitor deste Santuário, Monsenhor Joel, pároco da Catedral de São Sebastião, e diversos padres. Estavam também presentes a Irmã Lúcia de Belém e demais irmãs, responsável pela coordenação arquidiocesana da Iniciação Cristã.

A animação ficou por conta do coral dos "Cordeirinhos de Nossa Senhora de Fátima", pertencentes à paróquia de mesmo nome, no Cachambi cujo pároco é o Padre Antonio José, regidos pela Maestrina Sandra Moraes.
A celebração contou ainda com diversos representantes das escolas católicas públicas e privadas.
“Voltem para suas casas, para suas comunidades, e digam que estão vivendo e participando intensamente da Semana Eucarística, em preparação à Solenidade de Corpus Christi, mas principalmente, que estão procurando viver como cristãos”, pediu o arcebispo.

Na reflexão das leituras bíblicas, o arcebispo recordou que assim como Jesus, a Igreja também acolhe as crianças e os adolescentes para que eles iniciem a fé, se encontrem com Jesus Cristo, mas acima de tudo, que sejam testemunhas.
“Neste mundo, em que presenciamos diversas situações de inconformismo, cabe a cada um de nós anunciar em quem e como cremos. Por isso, sejam testemunhas, junto com seus amigos na escola e na catequese, em casa e na vizinhança, que vocês encontraram em Cristo a própria vida”, exortou Dom Orani.
Neste ano, a Semana Eucarística, que prepara os fiéis para a Solenidade de Corpus Christi, reflete sobre o tema: “Eucaristia e Caridade”, e o lema: “Dai-lhes vós mesmo de comer!” (MT 14,16).

A Solenidade de Corpus Christi é um dia para adorar e ter também um momento de intimidade, de confiança e de amizade com Deus, mas lembremos que: “a intimidade da Igreja com Jesus é uma intimidade itinerante, e a comunhão reveste essencialmente a forma de comunhão missionária”
Por isso “... o Cenáculo recorda-nos a partilha, a fraternidade, a harmonia, a paz entre nós. Quanto amor, quanto bem jorrou do Cenáculo! Quanta caridade saiu daqui. Todos os santos beberam daqui; o grande rio da santidade da Igreja, sempre sem cessar, tem origem daqui, do Coração de Cristo, da Eucaristia, do seu Santo Espírito”.

Que na Solenidade de Corpus Christi cada batizado compreenda que é fundamental ser “fiel ao modelo do Mestre, que é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo”. 
Que neste Ano da Caridade, que vivemos na nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, continuemos o esforço por sermos uma Igreja particular em saída, dando testemunho de Jesus cristo, no meio de contrariedades, conflitos, dificuldades, ausências, contrastes e injustiças sociais de diferentes tipos e níveis. Que saibamos acolher o grande ensinamento da Solenidade de Corpus Christi: Deus vem ao nosso encontro, caminha conosco, convida-nos a dar-lhe glória com a nossa vida inteira. Convida-nos a sermos generosos, solidários, abertos de coração, alegres, especialmente nas dificuldades, e com gestos e atitudes concretas, anunciar que a vitória do Ressuscitado já é a nossa vitória sobre todo pecado, mal e escuridão, seja pessoal ou social.
 Por isso, neste Ano da Caridade celebrar o Corpus Christi deve ser para nós uma ocasião especial para proclamar alegremente com as nossas vidas, atitudes e gestos concretos, que deste mistério de amor da presença real de Deus, "parte a Igreja em saída, animada pelo sopro vital do Espírito". 

ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO
DO RIO DE JANEIRO
Direção e Jornalismo: Carlos Moioli
Imagens: Gustavo de Oliveira
Padre Jorge Lutz - Sodalício de Vida Cristã