domingo, julho 13, 2014

UM ABSURDO, DEIXAR DE SEMEAR‏


Jesus nos revela sua experiência. Fala-nos da semente lançada na terra e nos mostra os diferentes tipos de terreno que é o nosso coração. Ele é a semente, o Verbo, mas também é o Semeador. Não se deixa abater diante do terreno, mas se põe a lançar a semente. Não desiste, mas persiste. 
Esta é a missão de todo batizado. Acolher a Palavra de Deus, entendê-la. Deixar que ela crie raízes e tornar-se semeador, missionário. Mesmo que o trabalho pareça em vão, o verdadeiro semeador jamais desiste de sua missão. Está sempre disposto a acolher a Palavra semeada e por ela deixa-se transformar.
Evangelho (Mt 13,1-23): Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. Uma grande multidão ajuntou-se em seu redor. Por isso, ele entrou num barco e sentou-se ali, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. Ele falou-lhes muitas coisas em parábolas. 
Dizendo: "O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras caíram em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra. Logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol saiu, ficaram queimadas e, como não tinham raiz, secaram. Outras caíram no meio dos espinhos, que cresceram sufocando as sementes. Outras caíram em terra boa e produziram frutos: uma cem, outra sessenta, outra trinta. Quem tem ouvidos, ouça!".
Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: "Por que lhes falas em parábolas?".

Ele respondeu: "Porque a vós foi dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não. Pois a quem tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas a quem não tem será tirado até o que tem. Por isto eu lhes falo em parábolas: porque olhando não enxergam e ouvindo não escutam, nem entendem. 
Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Por mais que escuteis, não entendereis, por mais que olheis, nada vereis. Pois o coração deste povo se endureceu, e eles ouviram com o ouvido indisposto. 
Fecharam os seus olhos, para não verem com os olhos, para não ouvirem com os ouvidos, nem entenderem com o coração, nem se converterem para que eu os pudesse curar’. Felizes são vossos olhos, porque vêem, e vossos ouvidos, porque ouvem! 
Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que estais vendo, e não viram; desejaram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram. Vós, portanto, ouvi o significado da parábola do semeador.

 A todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração; esse é o grão que foi semeado à beira do caminho. 
O que foi semeado nas pedras é quem ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega tribulação ou perseguição por causa da palavra, ele desiste logo. O que foi semeado no meio dos espinhos é quem ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele fica sem fruto. O que foi semeado em terra boa é quem ouve a palavra e a entende; este produz fruto: um cem, outro sessenta e outro trinta". 
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira no 15º Domingo do Tempo Comum
Não foi fácil para Jesus levar adiante seu projeto. Sem tardar teve de enfrentar a crítica e a rejeição. Sua palavra não teve a acolhida que se esperava. Entre seus seguidores mais próximos começava a despertar o desalento e a desconfiança. Valeria a pena continuar trabalhando ao lado de Jesus? Tudo aquilo não era uma utopia impossível?
Jesus lhes disse o que pensava. Contou-lhes a parábola de um semeador para fazê-lo ver o realismo com que trabalhava e a fé inquebrantável que o animava. As duas coisas. Há, certamente, um trabalho infrutífero que se pode dar por perdido , mas o projeto final de Deus não fracassará jamais. No final haverá colheita abundante.
Os que ouviam a parábola sabiam que Jesus estava falando de si mesmo. Assim era Jesus . Semeava a palavra em qualquer parte onde via alguma esperança de que poderia germinar. Semeava gestos de bondade e misericórdia até nos ambientes mais suspeitos: entre pessoas muito afastadas da religião.
Jesus semeava com o realismo e a confiança de um lavrador da Galileia. 
Todos sabiam que a semeadura se perderia em mais de um lugar naquelas terras tão desiguais . Mas isso não conseguia desanimá-los. Nem por isso o lavrador deixava de semear. 
O importante era a colheita final . Algo semelhante ocorre com o Reino de Deus. Não faltam obstáculos e resistências, mas a força de Deus dará fruto. Seria absurdo deixar de semear.

Na igreja de Jesus não precisamos de colhedores. 
Não de trata de colher êxitos. Conquistar a rua, dominar a cidade, encher as igrejas, impor nossa fé religiosa. 
O que faz falta são semeadores: seguidores de Jesus que semeiam por onde passam palavras de esperança e gestos de compaixão.
É esta a conversão que devemos promover hoje entre nós: ir passando da obsessão por “colher” ao paciente trabalho de “semear”. 
 Jesus nos deixou em herança a Parábola do Semeador, não a do colhedor.
Acolher a Palavra de Deus em nós, como semente, é cultivar um estilo de vida, um modo de viver proposto pelo próprio Jesus, no Evangelho. 
Um modo para perceber se somos ou não discípulos e discípulas de Jesus, consiste em verificar se acolhemos e cultivamos a semente do Evangelho em nossas vidas e quais frutos o cultivo desta semente produz em nós e em nossos relacionamentos. Amém!

Paróquia São Conrado
Paróco Padre Marcos Belizário Ferreira
Email: paroquiasaoconrado@gmail.com
Blog: paroquiasaoconradorj.blogspot.com.br
Imagens: Paula Brasil

--


--