domingo, agosto 31, 2014

"TOME SUA CRUZ E SIGA-ME" - XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM - A


Evangelho (Mt 16,21-27): A partir de então, Jesus começou a mostrar aos discípulos que era necessário ele ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar. Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: 
«Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!» Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: «Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!».
Então Jesus disse aos discípulos: «Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? 

Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta».

Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
Poucos aspectos da mensagem evangélica foram tão desvirtuados como o convite de Jesus de “carregar a cruz”. Daí que não poucos cristãos tenham ideias bem confusas sobre a atitude cristã diante do sofrimento. 
Recordemos alguns dados que não podemos ignorar, se quisermos seguir o Crucificado com maior fidelidade.
Em Jesus não encontramos esse sofrimento, tão frequente em nós, que é gerado por nosso próprio pecado, ou pela nossa maneira desacertada de viver.
 Jesus não conheceu os sofrimentos que nascem da inveja, do ressentimento e do vazio interior ou do apego egoísta às coisas e às pessoas. Portanto, há em nossa vida um sofrimento que temos que ir eliminando, precisamente, se quisermos seguir a Jesus.
Por outro lado Jesus não ama nem busca arbitrariamente o sofrimento, nem para Ele nem para os outros, como se o sofrimento encarnasse algo que agrada especialmente a Deus. É um erro acreditar que a pessoa segue mais de perto a Cristo porque busca sofrer arbitrariamente e sem nenhuma necessidade. 
O que agrada a Deus não é o sofrimento, mas a atitude com que a pessoa assume o seguimento fiel a Cristo.
Além disso, Jesus se compromete com todas as suas forças a fazer desaparecer no mundo o sofrimento. 
Toda sua vida foi uma luta constante para arrancar o ser humano desse padecimento que se oculta na enfermidade, na fome, na injustiça, nos abusos, no pecado ou na morte.
Quem quiser segui-lo poderá ignorar os que sofrem. Ao contrário, sua primeira tarefa será suprimir o sofrimento da vida das pessoas.
Antes de tudo “carregar a cruz” é seguir fielmente a Jesus e aceitar as consequências dolorosas que se seguirão, sem dúvida, deste seguimento. Há rejeições, padecimentos e danos que o cristão sempre há de assumir. É o sofrimento que só poderíamos fazer desaparecer de nossa vida, deixando de seguir a Cristo. Aí está para cada um de nós a cruz que temos que levar seguindo seus passos.
Se quisermos esclarecer qual deve ser a atitude cristã, temos que compreender bem em que consiste a cruz para o cristão, pois pode acontecer que nós a ponhamos onde Jesus nunca a pôs. Facilmente chamamos de 'cruz' tudo aquilo que nos faz sofrer, inclusive esse sofrimento que aparece em nossa vida, gerado por nosso próprio pecado, ou por nossa maneira equivocada de viver, Mas não devemos confundir a cruz com qualquer desgraça, contrariedade ou mal-estar que acontece na vida.
A cruz é outra coisa. O Reino de Deus. Isto é o principal. A cruz é apenas o sofrimento que nos virá como consequência desse seguimento; o destino doloroso que teremos de compartilhar com Cristo, se quisermos realmente seguir seus passos. cf Pagola, José Antonio

Hoje, em todo o Brasil, celebramos o dia do Catequista, serviço abnegado e indispensável em toda a Igreja. Que Deus abençoe quem exerce este grande serviço, acolha junto a Si os que em vida o exerceram e faça nascer nos corações dos batizados o desejo de servir na catequese.

ORAÇÃO PELOS CATEQUISTAS
Senhor Jesus, Palavra Eterna do Pai, somos teus servos, somos teus amigos! Sendo servos, somos amigos. Sendo amigos, somos servos.  Tu, que não vieste para ser servido, mas para servir; Tu que, lavando os pés dos discípulos, ensinastes a agir do mesmo modo,  envia teu Espírito sobre nós.  Que Ele nos envolva com o sentido do serviço,  para que, disponíveis de coração,  possamos atender ao chamado que, por tua Igreja, Tu nos fazes,  para te seguir no serviço, para servir ao irmão, no teu seguimento. Fica conosco, Jesus!  Abençoa os catequistas  presentes em toda a tua Igreja.  Desperta outros corações para esta grande missão.  Recebe no céu os que, nesta vida, foram catequistas. Amém.

--