quarta-feira, agosto 27, 2014

"UMA AUTÊNTICA OPÇÃO PELOS POBRES" - POR DOM HELDER CAMARA


"E pensar que Cristo, o Filho de Deus, veio à Terra, sobre tudo para ensinar que Seu Pai é não só o Deus todo poderoso e cheio de majestade e que Deus deseja acima de tudo, ser Pai, mas não apenas Pai de um pequeno grupo privilegiado, mas Pai de todos nós...

Cristo disse que nasceu para trazer vida, mas vida abundante para todos. Cristo, nosso Salvador e nosso Mestre, é o nosso grande exemplo de prioridade pelo pobre. Ele preferiu nascer pobre; viver no seio de uma Família pobre; ter como colaboradores diretos, homens pobres pescadores, mas, sobretudo, Cristo se identificou com o pobre, com o oprimido, o sem-voz...

Algumas pessoas chamam, imediatamente, a atenção para as palavras de Cristo, abençoando a pobreza. Perdão! Ele abençoou a pobreza e não a miséria, que é um insulto ao Criador e Pai.
Sempre e em toda parte, quando uma pessoa está sofrendo – sem alimento, sem roupa, sem liberdade e sendo oprimida, não temos tempo para discutir teorias, temos que ajudar Cristo, presente no pobre.
Mas eu chamo, fraternalmente, a atenção: já descobriram como é perigoso denunciar injustiças e tentar dar apoio aos direitos humanos?
Uma pessoa é recebida como santa enquanto faz caridade, sinônimo da sempre necessária distribuição de alimentos, roupas, remédios e casas. A partir do momento em que esta mesma pessoa começa a denunciar injustiças, sem pregar ódio ou violência, imediatamente é julgada como fazendo política, como subversiva e comunista..."

"...Cristãos de todas as denominações, minhas irmãs e meus irmãos em Cristo: juntos, precisamos sustentar que política, sinônimo de preocupação com os grandes problemas humanos, sinônimo de defesa dos fundamentais direitos humanos, é não só um direito, mas um dever de toda criatura humana, mas, sobretudo, dos cristãos".

"Cristãos, minhas irmãs e meus irmãos;  precisamos deixar claro que as Nações Unidas proclamaram os fundamentais Direitos Humanos, mas que o autêntico Autor dos mesmos é o nosso Criador e Pai..."
"Cristãos, minhas irmãs e meus irmãos; precisamos exigir de nossos pastores que eles sejam não só Pastores de almas, mas Pastores de Criaturas Humanas, com Alma e Corpo".
"Cristãos, minhas irmãs e meus irmãos; precisamos guardar em nossa mente a presença da Vida Eterna. Mas precisamos ter a convicção de que a Vida Eterna começa agora e aqui, porque é agora e aqui que construímos nossa Eternidade".
"Cristãos, minhas irmãs e meus irmãos; guardando a ideia de nossos pecados pessoais, que exigiam, exigem e sempre exigirão conversões pessoais, precisamos ter atenção, sempre mais, aos pecados sociais, que exigem conversões sociais... precisamos passar das palavras aos atos!"

"Que o Espírito Divino realize o que, pela nossa fraqueza tem ficado em desejo, em boa intenção... pensando em nossas várias denominações Cristãs, que o Santo Espírito nos faça superar nossas estreitezas, nosso melindres, nosso amor próprio, nossas divisões, nossos conflitos e nos torne UM em Cristo, como o próprio Cristo pediu, em seu testemunho espiritual na última Ceia!

Que o Espírito Divino  faça com que nós Cristãos sejamos exemplos de sermos Irmãos de verdade, dos homens de todas as Raças, de todas as Cores, todas as Culturas, de todas as Religiões.. Irmãos porque filhos do mesmo Pai e irmãos em Jesus Cristo".

Palestra feita por +Helder Câmara, Arcebispo de Olinda e Recife (Brasil), a 23/10/1980, em Glasgow (Escócia – Inglaterra), em uma Cerimônia Ecumênica realizada na Igreja de São Luis
DOM HELDER CÂMARA PODERÁ VIRAR SANTO
No fim de maio, a arquidiocese de Olinda e Recife enviou à Congregação para Causa dos Santos, no Vaticano, o pedido de abertura para o processo de beatificação de dom Helder Câmara. O anúncio foi feito por dom Antônio Fernando Saburino (OSB), arcebispo metropolitano da Igreja local, onde viveu e faleceu dom Helder.
Na ocasião, dom Antônio apresentou a carta enviada ao Vaticano com o pedido de beatificação e canonização. O parecer dos bispos do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi positivo e unânime. Uma vez aberto o processo, frei Jociel Gomes se torna vice-postulador da causa.


UM POUCO DA HISTÓRIA DE DOM HELDER
Conhecido como “Dom da Paz”, Helder Câmara nasceu no dia 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza, Ceará. Mas foi no Rio de Janeiro e em Pernambuco que ganhou destaque com o exercício frutuoso do ministério episcopal voltado para os pobres.

Aos 27 anos, já como sacerdote, foi para a arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde, em 1952, se tornou bispo auxiliar. Lá, fundou a Cruzada São Sebastião, em prol das famílias carentes que sonhavam com uma moradia digna, e o Banco Providência, voltado para a redução da desigualdade social e desenvolvimento humano nas comunidades mais pobres. Ainda no Rio, articulou a realização do XXXVI Congresso Eucarístico Internacional, em 1955.
Em 1964 recebeu a missão de dirigir a arquidiocese de Olinda e Recife como arcebispo metropolitano. Neste ínterim, criou a Comissão de Justiça e Paz, que defendeu presos políticos e perseguidos da ditadura militar, assim como protegeu os excluídos sociais.
Dom Helder também ajudou na criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na qual exerceu o cargo de secretário geral, e o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), do qual foi vice-presidente.


Incansável, o Dom da Paz lutou contra a fome e a miséria no Brasil. Em 1990 lançou a campanha Ano 2000 sem Miséria.  
Com uma vida toda dedicada aos pobres, Dom Helder chegou a ser indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

--