domingo, setembro 28, 2014

"MAS DEPOIS FOI..." - DIA DA BÍBLIA - XXVI Domingo do Tempo Comum - A


Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
"Jesus conheceu uma sociedade dividida por barreiras de separação e atravessada por complexas discriminações.
  Nela encontramos judeus que podem entrar no Templo e pagãos excluídos do culto; pessoas “puras” com as quais se pode tratar,e pessoas “impuras” que devem ser evitadas; “próximos” aos quais se deve amar e “não próximos” que se pode abandonar; homens “piedosos” observantes da lei e “pessoas malditas” que não conhecem nem cumprem o prescrito ; pessoas abençoadas por Deus e “enfermos” malditos que não têm acesso ao templo; pessoas “Justas e homens e mulheres “pecadores”.
A atuação de Jesus nesta sociedade é tão surpreendente que ainda hoje resistimos aceitá-la Ele não adota a postura dos fariseus que evitam todo contato com impuros e pecadores. Não segue listas de pessoas que ficam excluídas da sociedade.

Jesus se aproxima precisamente dos mais discriminados. Senta-se para comer com o publicanos. Deixa a pecadora beijar seus pés. Toca com sua mão os leprosos. Ele busca “o que está perdido”. As pessoas os chamam “amigo dos pecadores”.
 Com insistência provocativa vai repetindo que “os últimos serão os primeiros”, e que os publicanos e as prostitutas vão preceder os escribas e sacerdotes no caminho do Reino de Deus.

A mensagem da parábola também é clara e fora de toda discussão. Diante de Deus, o importante não é “falar”, mas fazer; decisivo não é prometer ou confessar, mas cumprir sua vontade. As palavras de Jesus não têm nada de original.
O que é original é a aplicação que, segundo o evangelista Mateus, Jesus lança aos dirigentes religiosos daquela sociedade. “Eu vos garanto que os publicanos e as prostitutas vos precederão no caminho do Reino de Deus”. Será verdade o que Jesus diz?
O que poderia Jesus ver naqueles homens e mulheres desprezados por todos? Talvez sua humilhação. Quem sabe um coração mais aberto a Deus e mais necessitado de seu perdão. Ou ainda uma compreensão e uma proximidade maior aos últimos da sociedade. Talvez menos orgulho e prepotência do que se vê nos escribas e sumos sacerdotes.
Jesus se aproxima precisamente dos mais discriminados. Senta-se para comer com o publicanos. Deixa a pecadora beijar seus pés. Toca com sua mão os leprosos. Ele busca “o que está perdido”. As pessoas os chamam “amigo dos pecadores”. Com insistência provocativa vai repetindo que “os últimos serão os primeiros”, e que os publicanos e as prostitutas vão preceder os escribas e sacerdotes no caminho do Reino de Deus.

Não obstante, embora quase ninguém mais vos diga isto, vós, os indesejáveis e anatematizados, tendes que saber que o Deus revelado em Jesus Cristo continua sendo de verdade vosso amigo. Vós podeis “entender”e acolher o perdão de Deus melhor de que muitos outros cristãos que não sentem necessidade de arrepender-se de nada.
QUANDO FUI EVITADO. DEUS SE APROXIMOU DE MIM.
QUANDO FUI HUMILHADO, DEUS ME DEFENDEU.
QUANDO FUI HUMILHADO OUTRA VEZ, DEUS PERMANECEU COMIGO.
QUANDO FUI DESPREZADO, DEUS ME ACOLHEU.
QUANDO NO MAIS ESCURO DAS MINHAS NOITES, NÃO ESTAVA SÓ, DEUS ESTAVA COMIGO.
QUANDO NÃO HAVIA LUGAR PARA MIM NA SOCIEDADE E NA IGREJA, 

PRECISAMENTE AÍ ENCONTREI UM LUGAR NO CORAÇÃO DE DEUS.
TENHO ALGO A DIZER! JESUS NÃO FEZ UMA DOUTRINA!

Não reduzimos muitas vezes a nossa fé as palavras, ideais ou sentimentos? Não esquecemos quase que a fé verdadeira deve dar um significado novo e uma orientação diferente a todo o comportamento da pessoa?"

CF. O CAMINHO ABERTO POR JESUS , JOSÉ ANTONIO PAGOLA, VOZES


 --