domingo, setembro 21, 2014

NO DIA DA ÁRVORE TEMOS VÁRIOS MOTIVOS PARA VOCÊ PLANTAR NÃO UMA, MAS VÁRIAS ÁRVORES, E AJUDAR A NATUREZA!

Plantar árvores é um jeito simples de proteger e apoiar o meio ambiente, a agricultura, o abastecimento de água, o desenvolvimento comunitário e a saúde, bem como o clima mundial.
PRODUZ OXIGÊNIO, REDUZ GÁS CARBÔNICO
As árvores respiram, assim como nós, só que às avessas. Enquanto os humanos inspiram oxigênio e expiram gás carbônico, árvores em equilíbrio inspiram gás carbônico e expiram oxigênio. Em um ano, uma árvore inala em média 12 kg de CO2 e exala oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas viver por um ano. As florestas do planeta – incluindo árvores vivas, madeira morta, dejetos e solo – armazenam aproximadamente 50% mais carbono do que existe na atmosfera, enquanto as árvores geram 40% do oxigênio do mundo. Portanto, plantar uma árvore equivale basicamente a acrescentar outra célula aos pulmões da Terra, pois isso reduz o acúmulo do CO2 atmosférico liberado pela atividade humana que causa o aquecimento global. 
PRESERVA O ABASTECIMENTO DE ÁGUA
As raízes das árvores reforçam o solo e suas folhas dispersam as gotas de chuva, de forma que, nas áreas florestadas, a chuva é espalhada de modo homogêneo e suave, sem cair torrencialmente. A água penetra no solo chegando até aquíferos subterrâneos que abastecem córregos e rios, em vez de fazer os cursos de água transbordarem, levando o solo enfraquecido. Regiões desmatadas podem perder até 90% da água da chuva. 
Enquanto isso, florestas tropicais como a Amazônia produzem grandes quantidades de água por meio da evaporação das árvores e vegetação em geral, criando nuvens de chuva que levam suprimentos vitais de água para outras áreas. Mais de dois bilhões de pessoas dependem das áreas florestadas para proteger seus suprimentos de água. Ao plantar árvores em áreas onde a escassez de água é um problema, o Centro Mundial Agroflorestal recomenda árvores caducifólias. Durante os períodos de seca elas consomem menos água que outras espécies e concorrem menos com as lavouras
PREVINE A DESERTIFICAÇÃO
As árvores estabilizam o solo e, nas zonas áridas do mundo, podem evitar que o vento leve embora a camada superior do solo com seus nutrientes, garantindo, assim, que a área não se transforme em um deserto ou crie correntes de poeira. As árvores também freiam os ventos e agem como uma barreira contra o avanço das dunas de areia. Na China, o governo está plantando uma faixa de árvores com 4.500 quilômetros de largura em todo o norte do país para reduzir a desertificação; no Níger, um programa de plantio conseguiu recuperar milhões de hectares de terras anteriormente degradadas. 
RESISTE À EROSÃO COSTEIRA E AOS DESLIZAMENTOS
 Chuvas intensas e tempestades podem desencadear deslizamentos de terra, se o solo ficar saturado. Onde não há qualquer cobertura arbórea, aumenta o risco de as chuvas torrenciais levarem embora o solo, fazendas e edifícios. Em zonas costeiras, a irrupção de tempestades varre as áreas desmatadas muito mais rapidamente, com um resultado devastador.
Nas encostas de morro, as raízes profundas das árvores mantêm firmemente as árvores e a camada superior do solo, ancorando-os nas camadas mais profundas do solo. Isso faz o chão ficar mais forte e mais resistente a deslizamentos de terra ou erosão. E, nas regiões montanhosas, durante o inverno, as árvores também ajudam a conter avalanches, protegendo as áreas habitadas.
A COPA DAS ÁRVORES TAMBÉM PROTEGE O SOLO DA CHUVA DIRETA
Sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo.
Uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e florestas que tem seu clima mais fresco.

PRESERVA A BIODIVERSIDADE
Plantar e manter matas diversificadas ajuda a preservar a grande variedade de espécies que compõem os 
ecossistemas e ainda garante outros itens, como água, solo bom e medicamentos para o futuro. As árvores atraem não apenas os insetos que polinizam as lavouras, mas também os pássaros que comem os insetos, além de outros animais que formam um ecossistema florestal.
As florestas são as áreas de biodiversidade mais importantes em terra firme, abrigando até 90% da flora e fauna terrestres conhecidas. Perder biodiversidade significa perder a variedade genética que fornece proteção extra contra as doenças e pragas que afligem muitas lavouras e animais.

CULTIVA MAIS ALIMENTOS COM FERTILIZANTES NATURAIS
Plantar árvores em fazendas pode ajudar outras lavouras a se desenvolverem melhor,  inicialmente por meio da melhoria da qualidade do solo.
 A presença de árvores no meio da plantação ou alternadas com a lavoura pode melhorar a fertilidade do solo e aumentar sua umidade, além de reduzir a erosão. Isso porque, além do gás carbônico, muitas árvores absorvem nitrogênio, um nutriente essencial da terra. Esse processo de fixação de nitrogênio melhora a fertilidade do solo, sobretudo através das folhas cheias de nutrientes que caem no chão e fertilizam a terra. Assim é possível reduzir a necessidade de fertilizantes nitrogenados artificiais feitos com produtos derivados de petróleo. Além de proporcionar fertilizantes, as árvores atuam como anteparos contra o vento, atraem abelhas e outros insetos que polinizam as lavouras, e ainda fornecem suprimento alimentar para os animais de criação.
AUMENTA A SAÚDE E A FELICIDADE
As árvores ornamentam e melhoram as áreas urbanas, fornecendo sombra, oxigênio e sensação de bem-estar, além de encorajar as pessoas a praticar exercícios. Uma pesquisa na Holanda e no Japão sugeriu, por exemplo, que as pessoas teriam mais disposição para andar a pé ou de bicicleta se as ruas fossem margeadas com árvores, melhorando assim sua saúde. As árvores também melhoram a qualidade do ar, o que reduz os problemas respiratórios, e já foi até comprovado que as pessoas que podem avistar uma árvore do local de trabalho são mais produtivas.
CELEBRA A CULTURA, RELEMBRA OS ENTES QUERIDOS
Muita gente planta árvores para marcar aniversários e falecimentos e, em diversas tradições. Com frequência elas simbolizam os vínculos entre a Terra e a humanidade, a Terra e o Céu, ou entre presente e passado. Plantar uma árvore pode ser um ato de rememoração ou afirmação, mas, em todos os casos, é sempre um gesto positivo e de afirmação da vida.
UMA INSPIRAÇÃO: 
PROFESSORA WANGARI MAATHAI
Primeira mulher na África Oriental a obter um doutorado, a ambientalista mais famosa da África e ganhadora do prêmio Nobel da Paz, Wangari Maathai, fundou o Green Belt Movement (movimento cinturão verde). Trata-se de um programa de caráter popular para o plantio de árvores, visando lidar com o desmatamento, a erosão do solo e a falta de água em seu país natal, o Quênia. Quando lhe contaram que uma empresa norte-americana planejava plantar um milhão de árvores em um ano, ela respondeu: "Isso é ótimo, mas o que nós realmente precisamos é plantar um bilhão de árvores". A campanha 1 Bilhão de Árvores foi lançada em novembro de 2006, e a bilionésima árvore foi plantada na Etiópia, em novembro de 2007. No final de janeiro de 2008, aproximadamente 2,38 bilhões de árvores tinham sido prometidas e mais de 1,8 bilhão foram plantadas. Wangari Maathai morreu em setembro de 2011. (Foto: Reuters)

PLANTE UMA ÁRVORE, AJUDE O MUNDO RESPIRAR MELHOR E FELIZ DIA DA ÁRVORE!


sustentabilidade.allianz.com.br
www.plantarumaarvore.org
www.arvoresbrasil.com.br
guerreirosdamatamc.blogspot.com.br

--