quarta-feira, setembro 24, 2014

NOVOS PADRES NA ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO


“Escolhemos esses nossos irmãos para Ordem do Presbiterato”, respondeu o arcebispo Dom Orani João Tempesta ao pedido do reitor do Seminário de São José, cônego Leandro Câmara, para ordenar cinco novos presbíteros para a Igreja no Rio de Janeiro.
“Lembramos que a escolha é o Senhor quem faz através da vocação. Depois de contar a oração do povo de Deus e dos estudos acadêmicos, em todos os âmbitos da formação, esses jovens são discernidos e confirmados pela Igreja, sendo ordenados para servir povo de Deus como presbíteros”, acrescentou.
Realizada na Catedral de São Sebastião, no dia 20 de setembro, são eles: Adriano Figueira, Henrique José Coimbra, Paulo Cesar Vita Junior, Igor Antônio Calgaro e Leandro Moreira.
Manifestando sua alegria pela ordenação de novos presbíteros, dentro das comemorações dos 275 anos do Seminário de São José, o mais antigo do Brasil, o arcebispo convidou os fiéis a bendizer a Deus pelos belos sinais que a arquidiocese tem visto e vivenciado. Recordou ainda a Jornada Mundial da Juventude, quando corações e casas se abriram para acolher os jovens, e as expectativas superadas com a partilha de alimentos na Campanha do Haiti.
“Diante de um mundo que só pensa em si, marcado pelo egoísmo, individualismo, consumismo, subjetivismo e violência, esses jovens se colocam a disposição do povo de Deus, de toda a sociedade. Eles não olharam ou pensaram em si, mas experimentaram o chamado de Deus para se doar, para se entregar ao outro”, afirmou.
Muitos colocam paradigmas, alertou o arcebispo, que bonito é quem pensa em si. “O que transforma a sociedade é a beleza da oblação. O olhar e a preocupação com outro não é uma teoria, uma idéia, mas uma atitude. Hoje, somos testemunhas. O que deve aparecer e a beleza de quem faz o bem, de quem acolhe o outro, de quem partilha, de quem entrega a vida pelo irmão”.

Na reflexão Palavra de Deus, o arcebispo lembrou que os novos presbíteros serão sinais do Cristo Bom Pastor. Bons pastores, não mercenários, que se preocupam e cuidam de seus irmãos. 
Recordando as palavras do apostolo de Paulo, alertou sobre os lobos de fora e os de dentro da própria comunidade, com suas heresias, que atrapalham a caminhada dos fiéis.
“Vocês foram ordenados para serem sinais do Bom Pastor, para agir na pessoa de Cristo, quer na pregação, na santificação, no serviço ou na coordenação da comunidade. Apesar das fragilidades humanas, o coração de vocês foram plasmados para contagiar a todos. Para transformar o negativismo aparente em alegria e generosidade, ajudando povo de Deus a crescer na fé e, assim, transformação da sociedade”, pontuou.
Por fim, o arcebispo recordou que havia chegado a tão sonhada ordenação, que parecia difícil por causa da mudança do mundo, com os altos e baixos da formação, mas que o Senhor foi e sempre será fiel.
“Temos certeza que o Senhor, que conduziu vocês através da historia, continuará a conduzir no futuro. Confiem no Senhor, se entreguem, como já fazem, para servir o povo como bons pastores. Procurem, cada vez mais configurar-se ao Cristo.
 Que o Espírito do Senhor ilumine vocês em cada momento de suas vidas, para que possam dar testemunho com a vida naquele em que vocês deram e entregaram suas vidas”, desejou.

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Arcebispo Metropolitano: Dom Orani Cardeal Tempesta
Jornalismo e direção: Carlos Moioli
Imagens: Gustavo de Oliveira



--