quarta-feira, setembro 24, 2014

VOTE CERTO, VOTE BEM!


 A iniciativa apresenta passos fundamentais para que os eleitores possam fazer uma escolha mais consciente dos candidatos nas próximas eleições.
O bispo auxiliar do Rio Dom Pedro Cunha Cruz, que também é o animador e referencial na 
formação dos políticos, afirmou que “os passos elaborados na cartilha são orientações feitas à luz do Evangelho, todas condizentes com a Doutrina Social da Igreja”.
Com o lema “Vote certo, vote bem”, a ação visa que os candidatos escolhidos tenham compromisso com as verdades fundamentais, dentre elas: a valorização da vida, a superação da pobreza, a educação, o saneamento básico, a preocupação com o meio ambiente, entre outras.

VOTAR EM CANDIDATOS INTERESSADOS APENAS EM ATENDER A PARTIDOS POLÍTICOS OU GRUPOS ESPECÍFICOS NÃO PODE SER UMA OPÇÃO. 

Aqueles que também se enquadram na chamada “Lei da Ficha Limpa”, ou seja, que já responderam judicialmente por algum crime, não devem também receber votos.
“Nós entendemos o bom governante como aquele que deve governar para todos. Para exercer a função, os candidatos precisam ter uma conduta honesta e idônea”, afirmou Dom Pedro.
Pessoas envolvidas em práticas de corrupção eleitoral, como a compra de votos e o desvio de verbas públicas, não podem ser consideradas como aptas a exercer um cargo público.

“O Papa Francisco se expressa bem quando fala do político que se corrompe. Discursando aos 
parlamentares italianos no dia 27 de março deste ano, ele afirma que é muito difícil que um corrupto consiga voltar atrás. 
A corrupção pode começar de maneira pequena, mas uma vez que alguém se corrompe, é muito difícil reconstruir a sua imagem e sua idoneidade”, ressaltou o bispo auxiliar.

CONHECER BEM OS CANDIDATOS ANTES DE DAR-LHES O VOTO É UMA ATITUDE ESSENCIAL.
É relevante saber quais são suas ideias, suas condutas, suas filosofias e as dos partidos.
“Precisamos saber em quem estamos votando. É necessário que o candidato faça também uma prestação de contas do exercício de seu mandato”, explicou.
Outra atitude importante é sobre a vivência da identidade cristã. Não deve haver uma dicotomia entre a vivência da fé e a política. A participação de fiéis neste meio objetiva não apenas atender a interesses da Igreja, mas também a defesa da dignidade e da vida humana.

PROPOSTAS DE UM ENSINO RELIGIOSO CONFESSIONAL E PLURAL DEVEM SER APOIADAS.
“O aspecto religioso é fundamental na vida de um ser humano, e ele contribui muito para a estruturação da personalidade e do caráter da pessoa humana. 
Por isso é importantíssimo também escolher candidatos que defendam o ensino religioso, uma das facetas da natureza humana que não pode jamais ser negligenciada por nenhum candidato”.
A defesa da família, a Igreja doméstica, é uma proposta indispensável. “A família para nós, Igreja, é um dom inigualável e é sempre formada a partir do amor de Deus. 

POR ISSO É IMPORTANTE QUE OS CANDIDATOS NÃO SÓ DEFENDAM A FAMÍLIA, COMO TAMBÉM QUE ELES ENTENDAM A IDENTIDADE NATURAL DESSA FAMÍLIA NOS PLANOS DE DEUS.
Visualizada, portanto, esta instituição neste prisma, deve-se valorizar também o sacramento do matrimônio”.
Por fim, outra notável atitude é a de fazer o acompanhamento político dos candidatos eleitos. Muitas vezes, antes das eleições, conhecemos toda a filosofia partidária e as propostas dos candidatos, porém não conseguimos dar sequência a suas ações políticas e administrativas.


A CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO VOTO AUXILIA NA DEFINIÇÃO POLÍTICA DO NOSSO PAÍS.
Por isso é tão importante valorizar essa ação de cidadania. Assim, a Igreja Católica, sobretudo o Regional Leste 1, estimula o debate entre vários candidatos e valoriza àqueles que  apresentam propostas políticas condizentes tanto com a sociedade civil quanto com a defesa dos interesses de todo o povo cristão.

RECOMENDAÇÕES DA CNBB PARA AS ELEIÇÕES

SOMOS RESPONSÁVEIS PELO FUTURO DO NOSSO PAÍS.
1. Votar é um exercício importante de cidadania; por isso, não deixe de participar das eleições. Seu voto contribui para definir a vida política de nosso país.
2. Verifique se os candidatos estão comprometidos com a superação da pobreza, com a educação, saúde, moradia, saneamento básico, respeito à vida e ao meio ambiente.
3. Veja se seus candidatos estão comprometidos com a justiça, segurança, combate à violência, dignidade da pessoa, respeito pleno pela vida humana desde a sua concepção até a morte natural.
4. Observe se os candidatos representam o interesse apenas de seu grupo ou partido e se pretendem promover políticas que beneficiam a todos. O bom governante governa para todos.
5. Dê o seu voto apenas a candidatos com “ficha limpa”. O homem público deve ter honestidade (idoneidade moral).
6. Fique atento à prática de corrupção eleitoral, ao abuso de poder econômico, à compra de votos. Voto não é mercadoria.
7. Procure conhecer os candidatos, sua conduta, suas ideias e seus partidos. Voto não é troca de favores.
8. Vote em candidatos que respeitem a liberdade religiosa e de consciência, garantindo o ensino religioso confessional e plural.
9. Escolha candidatos que promovam e defendam a família, segundo sua identidade natural conforme o plano de Deus.
10. Acompanhe os políticos depois das eleições, para cobrar deles o cumprimento das promessas de campanha e apoiar suas ações políticas e administrativas. 


--
--