quinta-feira, outubro 09, 2014

SANTUÁRIO DO CRISTO REDENTOR


 O Santuário do Cristo Redentor é o primeiro santuário a céu aberto do mundo! Símbolo nacional dos sentimentos cristãos do país, é um espaço originalmente sagrado, que contou com grande participação dos fiéis e empenho da população do Rio de Janeiro para a sua construção.
Ao Corcovado — monte em que está situado, de onde se contempla a beleza natural do Parque Nacional da Tijuca e de onde se tem uma visão privilegiada da Cidade Maravilhosa — afluem pessoas de todos os povos, com necessidades espirituais. A elas, o Cristo de pedra-sabão acolhe, de braços abertos, para que sua presença real, em corpo e sangue, alma e divindade, viva na Capela Nossa Senhora Aparecida, toque seus corações.

Lugar de celebrações cultuais, de evangelização, de caridade, de cultura, de diálogo ecumênico e inter-religioso, de peregrinação e de ecologia, oferece, em suas atividades religiosas, de forma mais abundante, os meios de salvação aos homens.
A doutrina católica nos ensina que o modelo de todo santuário é o Cristo ressuscitado. Por isso, a Igreja se reúne no Santuário do Corcovado, como uma vez se reuniu ao redor do próprio Jesus. Mais do que representar sua imagem, o monumento traz em si a presença real do Redentor, fruto da sua permanência na hóstia consagrada no sacrário do monumento, e da celebração cultual dos sete sacramentos — Batismo, Eucaristia, Crisma, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio.

Assim, o Santuário oferece, com mais abundância, os meios de salvação aos homens, por meio dos sacramentos da Igreja nele celebrados, com maior ou menor frequência, conforme as possibilidades e as necessidades dos fiéis.
O Papa João Paulo II, em sua primeira Encíclica, “O Redentor do Homem”, convidou a Igreja a realizar com a humanidade um “diálogo de salvação”. Isso acontece de forma maravilhosa no Cristo Redentor. O Monumento, com todo o seu simbolismo, leva a evangelização não apenas aos que vão ao Corcovado, mas a qualquer lugar a que sua imagem alcance. Assim, o Santuário do Corcovado é um verdadeiro “lugar teológico”, onde Deus fala aos homens, e os homens falam a Deus.
A peregrinação é uma expressão característica da piedade popular, diretamente ligada ao santuário, sendo um elemento indispensável à sua existência: o peregrino tem necessidade do santuário e o santuário do peregrino. No Santuário do Cristo Redentor, onde o turismo se une à piedade, os visitantes são naturalmente levados à oração
O Monumento ao Cristo Redentor é um bem cultural, manifestação da fé e da história do povo brasileiro. Mais do que isso, na perfeita união entre natureza e arquitetura, o Cristo Redentor foi eleito uma das “Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno”, um patrimônio cultural de toda a humanidade.

Inserido na maior floresta urbana do mundo, o Santuário do Cristo Redentor é um lugar de ecologia. O Monumento se adapta perfeitamente às condições naturais do Monte Corcovado e da Floresta da Tijuca. As proporções são perfeitas, de maneira que a estátua parece uma extensão da montanha. 
Embora o singelo coração no peito do Monumento expresse o amor de Deus a quem o vê, é na Capela de Nossa Senhora Aparecida que está o verdadeiro coração do Cristo Redentor: ali está conservada a Eucaristia — presença real de Jesus, em corpo e sangue, alma e divindade. 
Trata-se de um coração de carne, que torna viva a estátua de pedra, velando incansavelmente pela humanidade, com a intercessão da Mãe de Deus.

 As celebrações já começaram nesta quarta-feira. Entre elas estão o lançamento do site 
A agenda segue com a missa em ação de graças, às 18h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, no alto do Corcovado.
Nesta quinta-feira, além da celebração dos 83 anos da estátua, a programação também festejará os 130 anos do Trem do Corcovado. Por conta disso, uma missa será celebrada às 11h e, às 18h30m, o monumento receberá a iluminação azul, em homenagem ao Dia Mundial da Visão, festejado no dia 9.
Na sexta-feira, acontece a Ação de Amor do Cristo Redentor, em prol dos meninos e meninas da Casa Maternal Melo de Matos, que cuida de crianças entre 3 e 13 anos, que moram nas comunidades da Rocinha e do Turano. 

A programação vai começar às 10h e terá atividades recreativas, gincanas, palestras e apresentações teatrais. Às 18h, o Cristo vai receber a iluminação rosa, por causa do Outubro Rosa, movimento mundial para chamar a atenção para o câncer de mama.
Seguindo a programação, no sábado, acontecerá a primeira edição da Feijoada & Samba dos Amigos do Cristo, na sede da Casa Maternal Melo Matos. 
O evento, que tem como finalidade arrecadar fundos para reformas da instituição, contará com a presença do reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar. Às 22h, jovens do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio se reunirão no alto do Corcovado para uma vigília na Capela do Santuário Cristo Redentor, até as 8h de domingo.

Encerrando as comemorações, no dia 12 de outubro, data do aniversário do monumento, as atividades começam às 8h, com uma bênção aos visitantes. Às 10h acontece a apresentação da banda Sarca (da Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca) e, às 11h, a missa de aniversário do Cristo Redentor. Ao meio-dia, é a vez da Oração do Ângelus e, às 12h30m, acontece o tradicional corte do bolo de quatro metros de comprimento, no próprio monumento, que será oferecido a quem estiver presente.

ACESSE O SITE

--