sexta-feira, outubro 17, 2014

SCHOENSTATT, CEM ANOS EM ALIANÇA DE AMOR


Pessoas de mais de 100 países estão se preparando e esperando por este momento. Este jubileu é uma ação de graças por uma história ricamente abençoada. Marca a entrada do Movimento de Schoenstatt em uma nova era, guiado pela graça de seu início que pode ser resumido na expressão: Aliança de Amor.
“Os cem anos da Obra Internacional de Schoenstatt é uma revelação das glórias de Deus, que atua nos Santuários, por meio de Maria, a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt”, lê-se em comunicado do Movimento sobre as celebrações jubilares.
De 16 a 19 de outubro, quase dez mil schoenstattianos, de 50 países, reunidos com o delegado papal, Cardeal Giovanni Lajolo, várias outras autoridades eclesiásticas e civis, celebram centenário da Fundação da Obra de Schoenstatt, no lugar de origem, na Alemanha. São dias de renovação e de gratidão.
De 23 a 26 de outubro, imersa no espírito de origem, a Família de Schoenstatt estará em Roma, 
para celebrar junto com o Papa Francisco, sendo recebida por ele, em uma audiência especial, no dia 25, às 11 horas. 
“Queremos ser por ele enviados como missionários, como Igreja que vai ao encontro de todo aquele que se encontra em alguma situação de periferia, comprometidos na edificação de uma Cultura da Aliança”.
“A Aliança de Amor com Maria, semeada no coração do Pe. José Kentenich, tornou-se uma 
gigante árvore que enlaça corações pelos cinco continentes do planeta e produz frutos missionários em toda a Igreja”.
O Brasil, há 79 anos, participa nessa história de Aliança e desdobra esse carisma de modo criador pelas milhares de pessoas que pertencem ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, especialmente pelas iniciativas como a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e o Terço dos Homens Mãe Rainha, que aqui surgiram e atingem mais de três milhões de famílias, só em nossa terra.


 UMA VISÃO
O fundador do Movimento de Schoenstatt,  Padre José Kentenich (1885-1968), teve a visão de uma Igreja renovada onde as pessoas levaram fielmente a imagem de Cristo e sua missão.
A  fundação do Movimento de Schoenstatt  ocorreu no início da Primeira Guerra Mundial.
Em meio deste choque entre poderosos, este acontecimento, a aliança que  o Pe. José Kentenich selou, foi oculta, aparentemente insignificante, um acontecimento privado, que nada poderia mudar a maneira como o mundo começava a se destruir. Mas justamente desta aliança cresceu algo vivo, … a Família de Jesus Cristo, além das fronteiras que os ameaçavam mutuamente, Família expandida por todo o mundo que tece uma rede de amor, uma rede do bem, através das fronteiras que hoje de novo nos separam.
(Cardeal José Ratzinger / Bento XVI, 1985)
TUA ALIANÇA –  NOSSA MISSÃO
Este lema enfatiza o carisma original de Schoenstatt – a Aliança de Amor. Esta aliança significa um novo estilo de vida na relação com Deus e com o próximo.  É estar disponível para tudo o que a Aliança exigir.
O logotipo  foi desenhado por María Cecilia Avilés do Equador e representa as correntes de vida que destacam o estilo de vida de Schoenstatt.
O Santuário é o coração de Schoenstatt e une todo o movimento. As correntes de vida que fluem do santuário representam as graças, as bênçãos e a vida que surgiu deste lugar sagrado e se transformou num poder de conversão.
O mundo é o lugar em que vivemos  e trabalhamos para que possa surgir uma cultura da aliança.

O QUE É SCHOENSTATT?
UM LUGAR
Schoenstatt se localiza em Vallendar, uma cidade perto de Coblença, na Alemanha.
Em outubro  de 1914, o Padre José Kentenich com um grupo de jovens seminaristas, selaram uma “Aliança de Amor” com a Mãe de Deus em uma pequena capela que se tornou um novo lugar de peregrinação. Atualmente pessoas de todas as partes do mundo peregrinam a este lugar.
No mundo existem mais de 200 cópias deste primeiro santuário, o Santuário Original.

“A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da Mãe e pede: “Mostrai-nos Jesus” (Papa Francisco em Aparecida, 24 de julho 2013)

UM MOVIMENTO
Schoenstatt é um novo movimento espiritual dentro da Igreja. É uma rede mundial com mais de 20 comunidades para homens, mulheres, famílias, jovens e sacerdotes que realizam diferentes tipos de trabalhos: desde iniciativas e projetos religiosos até educativos e sociais.

UMA ESPIRITUALIDADE
Schoenstatt é um novo caminho na imitação de Cristo. Seu objetivo hoje é viver a fé na Aliança com Maria, trabalhar para que haja uma civilização do amor em todos os aspectos da vida.
Schoenstatt significa caráter, liberdade,  viver em Aliança, desfrutar Deus.

“A  ALIANÇA DE AMOR COM MARIA- esta palavra traz em si... uma das palavras chaves da Sagrada Escritura: a palavra aliança, que contém toda a esperança do próprio cristianismo, que diz  que não estamos sozinhos  no mundo, com poderes e forças desconhecidos nas quais não podemos ver  nem podemos dominar, mas sim, que quem tem tudo em suas mãos, nos conhece e nos ama e possui um vínculo conosco... A  Aliança de Amor que vocês selam seguindo os passos  do Padre Kentenich, nada mais é do que a personificação dos grandes acontecimentos da aliança na história da salvação."
(Cardeal José Ratzinger, 1985)

As celebrações do centenário da Aliança de Amor acontecem também em centenas de catedrais, milhares de paróquias e cidades, do norte ao sul do Brasil. Neste link há uma pequena amostra: (http://www.maeperegrina.org.br/no-meu-local-sera-assim)
A Canção Nova acompanha pelos seus meios de comunicação, todos os eventos na Alemanha e Roma, e transmite, pela TV, ao vivo as celebrações: 16 de outubro: Abertura Solene do Jubileu – das 14 às 16 horas (fuso horário de Brasília); 17 de outubro: Vigília junto ao Santuário Original - das 14 às 16 horas; 18 de outubro: Santa Missa solene, com o Cardeal Giovani Lajolo, representante do Vaticano - das 5 às 7 horas; 18 de outubro: Solene renovação da Aliança de Amor (ato de Fundação da Obra) - das 14 às 16 horas; 25 de outubro: Audiência privada da Família de Schoenstatt com o Santo Padre, Papa Francisco, em Roma - das 7 às 9 horas.
"A festa do centenário é um momento kairós, que enlaça as graças e o espírito de origem com o momento presente e nos compromete com o futuro. Renovamos a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha de Schoenstatt, para ajudá-la na missão que Deus lhe confiou, nos Santuários de Schoenstatt: edificar uma cultura da Aliança. Fortalecer a rede de aliança que parte de Deus, vincula no amor cada pessoa humana e se estende numa aliança de solidariedade entre diferentes culturas e gerações, num compromisso corresponsável pela vida no planeta".

ORAÇÃO DE PEREGRINAÇÃO 2014
Querida Mãe, Rainha e Vencedora
Três Vezes Admirável de Schoenstatt!
Com alegria, peregrinamos ao teu Santuário.
A fé do Padre Kentenich te moveu a estabelecer em Schoenstatt a tua morada.
À sombra do teu Santuário, surgiu nossa Família, um novo caminho espiritual na Igreja, e um carisma para o nosso tempo.
Enchemos a talha do Santuário com nossos
dons para o Capital de Graças: gratidão e entrega, arrependimento e projetos.
A cada passo de nossa peregrinação, nós te pedimos: acende em nós o fogo do amor a Ti,
ao Pai e Fundador e à Família. Concede-nos forças para promover neste mundo uma Cultura da Aliança! Educa-nos como teus missionários neste novo século!


--