sábado, novembro 22, 2014

CHEGADA DA RELIQUIA DE SÃO CONRADO DE CONSTANCE


A Celebração Eucarística foi presidida Pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro Dom Edson de Castro Homem, que recebeu a relíquia “Ex Ossibus” em nome da S.Eminência o Cardeal Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelo Pároco e demais padres e leigos da Delegação da Diocese de St. Gallen na Suiça.
A relíquia de São Conrado de Constance foi trazida pelo ex chanceler Sr. Foidolin Eisnring da Diocese de St. Gallen na Suiça e doada pelo Excelentíssimo Sr Bispo Dom Markus Büchel
Dom Edson durante a Homilia explicou que uma relíquia é aquilo que “resta” dos corpos dos santos, ou os objetos que estiveram em contato com eles. As relíquias são veneráveis porque os corpos dos santos foram templos e instrumentos do Espírito Santo e ressuscitarão um dia na glória.

O Pároco acolheu os membros da delegação de 
St. Gallen e durante a celebração a relíquia de São Conrado foi venerada.
Excelentíssimo Dom Edson de Castro Homem,
Reverendíssimos Sacerdotes.
Queridos irmãos da Suiça, willkommen Brasilien, Rio de Janeiro und Sant Konrad Parish.
Queridos irmãos e irmãs paroquianos de São Conrado.
Quero e devo saudar uma pessoa muito querida, mas que não esta presente: Dom Karl Josef Romer que muito nos ajudou na realização desse momento tão fraterno, um momento ágape.
Em Janeiro de 2014 , quando estive em Konstanz, fui muito bem acolhido pelo Vigário Cooperador da Antiga Sé daquela cidade, Padre Matthias Huber. Pude rezar na cripta da Musther diante do crânio do bispo Conrado de Konstanz.
O Comendador Conrado Jacob de Niemeyer, a pedido de sua esposa Sra Maria Fortunato construiu a igreja em que nos encontramos, por causa de seu onomástico dedicou-a a São Conrado de Konstanz.
 A construção teve início em 27 de junho  de 1914 e a conclusão da obra com a primeira missa no dia 29 de junho de 1916. Para nós brasileiros, trata-se de uma igreja “antiga”, considerando os dados históricos é bom lembrar que o nosso país foi colonizado pelos portugueses e que Pedro Alvares Cabral aqui chegou em 22 de abril de 1500.
 A República ainda é mais nova, 125 anos. Sendo assim 100 anos, são muitos anos para nós, não estamos no Velho Continente , mas no que foi um dia chamado de “Novo Mundo”.
Acolhe-los hoje aqui, 22 de novembro de 2014, as vésperas da festa de São Conrado, que ocorrerá no próximo dia 26, é uma alegria arrebatadora.
  Afinal a celebração litúrgica tem como nos colocar  nos céus e os céus vêm a nós por meio de Jesus Cristo, vivíssimo na comunidade reunida  que celebra sua memória, presença real na Eucaristia. Hoje porém a celebração tem um tom ainda mais singular pois os senhores nos presenteiam a relíquia “ex ossibus” de São Conrado, e aí então ficamos unidos pela fé e pela história pois a relíquia traz a memoria de um bispo santo, amigo dos pobres e grande orientador espiritual. 
Dom Edson abençoou casal de suiços  que completaram Bodas de Ouro.
A vida dos santos e santas, sejam os da “primeira hora” ou os contemporâneos sempre nos remontará ao Evangelho de Jesus, e a uma vontade enorme de querer viver no seguimento como “discípulos e missionários” do Senhor.
Guardar e venerar uma reliquia nos faz lembrar as catacumbas da antiga Roma em que os corpos dos mártires eram sepultados e ao mesmo tempo venerados, neles, a veneração mas também a lembrança do convite de Deus a uma vida santa  e imaculada, na esperança da Ressurreição final.
Os membros da delegação de St. Gallen visitaram e rezaram na Capela Nossa Senhora das Graças em Vila Canoas
Eu, Padre Marcos, como pároco da comunidade de São Conrado de Konstanz só tenho que agradecer, louvar e prometer guardar a relíquia com o mesmo cuidado como foi guardada por tantos séculos. 
Diante dela  sempre nos lembraremos de vocês, do gesto gratuito e espontâneo para conosco e acreditem rezaremos sempre pela Igreja que está na Suiça e na Alemanha.

Danke !
Merci Beaucoup
Rigrazio tanto !