quarta-feira, dezembro 31, 2014

FELIZ 2015!


Mensagem de  Padre Marcos Belizário
Guardaremos no coração os fatos que marcaram a nossa vida, a nossa história. Não são poucos os acontecimentos que marcam o nosso existir e que de certa forma dão fim e começo ao que chamo de etapas. Uma etapa concluída dá início a uma nova etapa. Seja um ano de vida, ou a morte e consequente ausência física de alguém que amamos muito; seja o fim de um período na escola ou faculdade e o início de um outro; sejam as doenças sazonais ou aquelas mais graves que surgem quando menos esperamos; seja o calor insuportável com a falta de chuvas ou o vento e a brisa que  nos refrescam e fazem ter um sensação de frescor e alívio … enfim assim 2014 ...2015 …. e outros anos que  chamamos pela contagem dos anos do nascimento de Jesus. Para cada ano, para cada etapa: APREENDEMOS, aprendemos retendo. Guardamos não porque somos um baú ou um “hd externo”, guardamos porque meditamos, debruçamos, e sobretudo nos colocamos diante de Deus e rogamos a sua presença.
Foram então passando os dias de 2014, dias intensos: visita a Kosntanz, terra de Conrado o padroeiro da Paróquia e do bairro, a comemoração do primeiro ano do Pontificado do Papa Francisco, os 100 anos da benção da pedra fundamental da Igreja de São Conrado e nela a visita de Dom Orani, e a explosão do vírus EBOLA e mais de 7 mil mortes na África esquecida pelo Mundo, o estranho desaparecimento do Vôo da Malasya Airlies e a derrubada de um segundo avião da mesma empresa, dentro da aeronave dentre tantos passageiros cuja memória respeitamos estavam importantes cientistas que avançavam cada vez mais para descobrir a cura da AIDS. O violento derramamento de sangue em GAZA, o surgimento do Estado Islâmico e a cruel perseguição aos cristãos e demais irmãos e irmãs. Os 100 anos do inicio da Primeira Guerra Mundial e o começo de tantas outras guerras em 2014, que o Papa chegou a se sentir em meio a uma “terceira guerra Mundial”. A encantadora visita de nossos irmãos suíços e alemães que nos trouxeram a relíquia de São Conrado, ou como disse Dom Edson em sua pedagógica homilia: “a Igreja muda o nome das coisas: mesa ela chama de altar, estante ela chama de ambão, relíquia na verdade: restos mortais”. A nossa Matriz em 2014 passou a ser também guardiã dos restos mortais de São Conrado, o bispo que viveu no Século X e é nosso intercessor. Nossa bela Missa do Galo a recuperação de tão antiga e querida tradição, a via-sacra pelas ruas, os terços nas casas, bodas e jubileus!! 17 celebrações do Sacramento do Matrimônio, dentre as quais a dos nossos queridos Adnael e Maria do Socorro, 104 batizados e 445 celebrações Eucarísticas. 
Agora nos aponta 2015, nele os 500 anos de nascimento de Santa Tereza de Jesus, os 450 anos da fundação da Cidade do Rio de Janeiro, 100 anos do nascimento da maior de todas as cantoras francesas Edith Piaf, 70 anos do fim da II Grande Guerra, 50 anos do fim do Concílio Vaticano II, 30 anos da eleição e da morte de Tancredo Neves, 10 anos da morte de São João Paulo II e 10 anos da eleição do Papa Bento XVI.
Por fim, gostaria de chamar sua atenção para a atitude de Maria, no trecho do  Evangelho que diz: “meditava todas as coisas no seu coração”. Este é um projeto muito interessante, dada sua importância para nossos dias, rodeados de tanto barulho e de tantas propostas falantes. Importante, porque é saudável tirar um tempo, que seja uma vez por semana ou uma vez por mês para meditar como vivemos nossa vida, à luz do Evangelho e da Palavra de Deus. Este poderá ser um projeto para 2015: meditar significa consultar e ouvir seu próprio coração. Quantas pessoas ouvem o que os outros dizem e nunca escutam seu coração que, tantas vezes oferece propostas de vida bem melhores que de muitos conselheiros. Minha última palavra é quanto ao nome que o anjo manda colocar no Menino: “Jesus”. Em hebraico, Jesus se diz “IESHUA” e tem um significado: “Deus salva”. Por isso, se acolhemos Jesus em 2015, nós estaremos acolhendo a salvação divina em nossas vidas. Feliz Ano Novo! Feliz 2015 a você e a toda sua família. Amém


“Ó Deus, que, sem princípio e sem fim, sois o início de todas as coisas, dai-nos viver de tal modo durante este ano que vos consagramos, que gozemos a fartura dos bens materiais e possamos nos distinguir pelas obras de santidade”
 (cf. Missal Romano página 1787, Missa para Diversas Circunstâncias)
Deus abençoe a todos
Padre Marcos Belizário Ferreira , pároco da Matriz de São Conrado

ORAÇÃO
Pelos que estão nos hospitais...
Pelos que sofrem sozinhos, sem companhia...
Pelos agonizantes de hoje...
Pelos casais que não se querem mais...
Pelos pais rejeitados pelos filhos...
Pelos filhos rejeitados pelos pais...
Pelas crianças abandonadas...
Pelos anciãos confinados nos asilos...
Pelas minhas próprias necessidades...
Pelos endividados, desesperados, sem rumo na vida...
Pelos depressivos, angustiados, estressados...
Pelos que pediram minha oração...
Por todos, pelos quais devemos orar...
Por uma intenção particular ...
Pelo Papa Francisco e todo o Clero para que com a Igreja sempre unida possamos nos fortalecer sempre em Jesus e com Jesus, e acolher um novo ano que se inicia.

Feliz 2015 com saúde e Paz!!
--


--