quarta-feira, fevereiro 04, 2015

ARQUIDIOCESE DO RIO CELEBRA O DIA DA VIDA CONSAGRADA


Por ocasião do Dia da Vida Consagrada, 2 de fevereiro, foi celebrada missa na Igreja de Sant’Ana, no Centro, presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta. 
A paróquia estava repleta de religiosos e religiosas dos institutos de Vida Consagrada, sociedades de Vida Apostólica, movimentos eclesiais e novas comunidades. A celebração começou com a bênção das velas, uma tradição desta festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, 40 dias depois do Natal.

CARTA PASTORAL
Na mesma noite, foi lançada a carta pastoral “Gratidão, Paixão, Alegria e Esperança”, escrita por Dom Orani, que objetiva compartilhar com toda a arquidiocese informações importantes sobre o Ano da Vida Consagrada, anunciado pelo Para Francisco em novembro de 2013.
No final do ano passado, Francisco organizou também uma Carta Apostólica sobre a Vida Consagrada, assim como fez João Paulo II em exortação apostólica datada de 1996. Dom Orani afirmou que o documento organizado por ele é uma carta bastante resumida, mas que retoma alguns temas do Santo Padre, lembrando do passado e do futuro a ser construído na cidade do Rio de Janeiro. 

“É uma forma de mostrar que a arquidiocese está junto do Papa e de falar a realidade da Igreja no Rio. Contamos muito com os religiosos na missão de evangelização”, acrescentou.
SERVIR A DEUS E TRANSMITIR ALEGRIA
Em sua homilia, Cardeal Tempesta afirmou que a vida consagrada é um sinal de esperança e paz em nossa cidade.
Segundo Dom Orani, 2015 é um ano muito propício para contemplar a beleza e a missão da vida consagrada, que consiste em servir a Deus e transmitir a alegria de estar com o Senhor. 
Para ele, “a presença da vida consagrada, através de dezenas de comunidades, da doação, da unidade e da fraternidade, nos ajuda a construir a paz ao nosso redor”. 

O cardeal acrescentou ainda que, em nível arquidiocesano, com a comemoração dos 450 anos do Rio, é muito favorável resgatar o passado e ver a importância da presença dos consagrados na cidade desde sua fundação. 
O arcebispo do Rio passou boa parte de sua vida no Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo, em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, onde foi prior e abade.
Alertando todos os presentes, Dom Orani, falou sobre a necessidade de todos os religiosos se manterem sempre unidos, mesclando antigas e novas tradições. 
“Caminhem juntos, sem disputar uns com os outros, ajudando-se mutuamente e valorizando a diversidade de dons e carismas de cada um”.
O vigário episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, também presente na celebração, acredita que este período é muito privilegiado e que “neste ano todas as congregações devem mergulhar na sua espiritualidade e seu carisma, voltando às suas fontes”.
A MENSAGEM DO PAPA
Papa Francisco, em celebração pelos consagrados realizada na Basílica de São Pedro, na tarde do dia 2 de fevereiro, falou sobre a importância de trilhar a vida consagrada com obediência e alegria, rejeitando uma vivência branda da fé. 

“A alegria do religioso é consequência do caminho de abaixamento com Jesus”, afirmou. Dedicar-se ao serviço com sabedoria e procurar a melhor maneira de manter o vigor sem perder as tradições foram outros pontos também destacados pelo Santo Padre.


ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO 
RIO DE JANEIRO
Arcebispo Metropolitano:
Dom Orani Cardeal Tempesta
ArqRio.org e Testemunho de Fé: 
Direção e Jornalismo Carlos Moioli

--