domingo, março 22, 2015

DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2015


Campanha incentiva uso inteligente da água
"ÁGUA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" PAUTARÁ AS DISCUSSÕES DO SETOR EM TODO O MUNDO.

O dia 22 de Março foi a data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Água, data celebrada mundialmente desde de 1993. O tema deste ano é “Água e Desenvolvimento Sustentável, anunciado pela agência da ONU, a UN-Water,  é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) 
responsável pela coordenação das ações em assuntos sobre água doce e saneamento.
 De acordo com a Unesco, o consumo doméstico de água em países em desenvolvimento como o Brasil é de apenas 2%, seguido da indústria com 10% e a agricultura que consome a maior parte, totalizando 82%.

A captação de água da chuva pode gerar uma economia de mais de 50% no orçamento doméstico

 CICLO HIDROLÓGICO DA MAIOR ÁREA ÚMIDA CONTINENTAL DO PLANETA, O PANTANAL.
Todo ano repete-se o ciclo das inundações no Pantanal, proporcionando a renovação da fauna e da flora. 

O equilíbrio ecológico depende do movimento constante do subir e baixar das águas que começa em novembro, com a alta dos rios que provoca as enchentes na planície. Porém, em maio, as chuvas param e as águas baixam. Trata-se de um lugar único, mas frágil. Qualquer alteração nesse ciclo hidrológico pode comprometer toda a sua rica biodiversidade.

O bioma é considerado uma área prioritária para a conservação da natureza pelo WWF-Brasil, com ações desenvolvidas por meio do Programa Cerrado-Pantanal e do Programa Água para a Vida.

Para proteger as águas, é preciso cuidar das áreas nas margens de rios, lagos e nascentes. Quando as florestas e as matas ciliares são desmatadas, o ciclo da água é quebrado. A vegetação também é responsável pela evaporação da água que, futuramente, vai se transformar em chuva. Ajude a conservar as nascentes. Não jogue lixo na natureza.

FIQUE DE OLHO NAS DICAS DE ECONOMIA!
- Se você tem uma torneira pingando, conserte a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento. Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando.
- Lave frutas e verduras em uma bacia com água ou na pia cheia até a metade em vez de sob a torneira. Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez.

- Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe-as de manhã cedo ou no fim do dia.
 - Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.

-       A máquina de lavar louça utiliza a mesma quantidade de água se estiver pela metade ou completamente cheia; então nada melhor do que ligá-la somente quando estiver cheia.
  Reaproveite a água da sua máquina de lavar louça para lavar a calçada.
- Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.

- Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

-       Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos 
de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo. 

Ao lavar a louça manualmente, enxágue os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros por minuto.

- Sempre que abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use a para regar as plantas, encher o bule ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar água (cerca de 4 litros!) a cada vez que fizer isso.

- Se tiver a opção, use a meia-descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você pode economizar água (cerca de 8 litros!) por descarga.

-       Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se utilizar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem.

- Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode economizar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem.

- Na hora de decidir se deve estocar ou reaproveitar a água, escolha reaproveitar. Reutilize a água da chuva, da máquina de lavar, do banho, no vaso sanitário e na limpeza de pisos, por exemplo. E em hipótese nenhuma beba a água, se não tiver certeza da potabilidade.
lembre-se: água armazenada tem que ficar tampada, para não virar criadouro do mosquito da dengue.

QUESTÃO CULTURAL
Os erros do poder público na gestão da água também são apontadas pelos participantes da pesquisa da Unicarioca como responsáveis pela crise de abastecimento. Na opinião do diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio, Luiz Felipe Guanaes Rego, a poluição nos rios que cortam cidades é a maior prova de como a cultura de desvalorização da água está enraizada no país.
— Essa realidade difunde uma concepção de que água é lixo. A água vira esgoto e acaba não sendo vista como um bem. Precisamos mudar esse valor — avalia Guanaes, que é doutor em recursos naturais.
Segundo ele, é importante lembrar que a situação evidenciada nos últimos meses é consequência de anos de desleixo no que diz respeito ao cuidado com florestas e rios.
— Espero que essa crise estimule uma aplicação mais contundente da legislação que rege os recursos hídricos. É irresponsável fingir que nada está acontecendo e permitir a continuação do amadorismo. O tema deveria ser monitorado e conhecido por todos — pontua.
O pesquisador do Laboratório de Hidrologia da Coppe-UFRJ Paulo Carneiro lembra que o desperdício precisa ser eliminado no próprio sistema de abastecimento. Como ele destaca, dados do Plano Estadual de Recursos Hídricos, com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, mostram que a perda média de água no serviço de abastecimento estadual, incluindo etapas de produção, tratamento e distribuição, chega a 40%.
RESERVATÓRIOS EM ALERTA
Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, com as chuvas de fevereiro, os reservatórios que abastecem todo o estado fluminense tiveram uma pequena recuperação e, atualmente, nenhum deles está operando abaixo dos seus volumes úteis. Entretanto, o comparativo com 2014 revela que a situação requer atenção. Em 18 de março do ano passado, a média de volume útil dos principais reservatórios do estado era de 41,8%. Este ano, era de 11,65%.

Por meio de nota, a secretaria informa adotar medidas para enfrentar o cenário mais adverso, e tem o acordo firmado entre Rio, São Paulo, Minas Gerais e a ANA em relação à gestão da bacia do Paraíba do Sul como um dos principais avanços.
Considerado inédito, o pacto prevê que todas as decisões relativas à gestão compartilhada da bacia vão exigir a anuência dos três estados antes de serem oficializados pelo governo federal. O objetivo é assegurar o atendimento às necessidades de cada estado até 2050.

www.wwf.org.br
www.economizeoplaneta.com.br
www.brasil.gov.br
www.omovimento.com.br
www.blogaguabrasil.com.br
www.canalrural.com.br
www.manausambiental.com.br
www.g1.globo.com
www.youtube.com
www.blogaguabrasil.org.br


---