quarta-feira, março 11, 2015

NOSSA SENHORA DE SCHOENSTATT UMA VISITA ABENÇOADA


UMA MÃE QUE VAI AO ENCONTRO DOS FILHOS
“De fato, a Mãe não espera os filhos só em sua própria casa, mas segue-os por toda parte onde estabeleçam residência. Onde quer que vivam, onde quer que trabalhem, onde quer que formem as suas famílias, onde quer que estejam presos a um leito de dor e até em qualquer caminho errado em que se encontrem, lá onde estejam esquecidos de Deus e carregados de culpa. Lá, em toda parte…” São João Paulo II
CAMPANHA DA MÃE PEREGRINA DE SCHOENSTATT
A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt faz parte da Obra Internacional de Schoenstatt, 
fundada pelo Pe. José Kentenich em 18 de outubro de 1914, em Schoenstatt, na Alemanha.
Pe. José Kentenich expressa seu desejo que a Imagem de graças da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt tenha um lugar de honra nos lares. Ele escreve em Santa Maria/RS:
“Levem a Imagem da Mãe de Deus e dêem um lugar de honra nos lares, assim eles hão de se tornar pequenos Santuários nos quais a Imagem de graças se manifestará, operando milagres de graças, criando uma Santa Terra das Famílias e formando santos membros da família…” (15 de abril de 1948).
A ESPIRITUALIDADE DE SCHOENSTATT
Em 1950, o Sr. João Luiz Pozzobon, dono de um pequeno comércio, pai de sete filhos e católico fervoroso participa de um grupo de homens, no início do Movimento Apostólico de Schoenstatt, em Santa Maria (RS/1947). 
Recebe a formação schoenstattiana sob a orientação do Pe. Celestino Trevisan – Pallottino. Assim, pode não só conhecer a espiritualidade de Schoenstatt, mas vivê-la em profundidade. No dia 10 de setembro de 1950, é convidado pela Irmã  
M. Teresinha Gobbo, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, - que também dava formação schoenstattiana, especialmente aos ramos femininos e às famílias do Movimento de Schoenstatt – a levar a Imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt para visitar as famílias.
ATENTO AS NECESSIDADES DOS MAIS POBRES
Com a finalidade de ajudar as famílias mais necessitadas, numa pastoral orgânica e integral, o Sr. João constrói, em Santa Maria, a Vila Nobre da Caridade, ajudando as pessoas mais carentes de recursos a crescerem na fé cristã e na dignidade humana.
 As famílias permanecem nessas casinhas até conseguirem construir a sua casa própria, para isso o Sr. João as incentiva e conduz.
Numa ermida, que ele ergue no centro da “Vila”, manda gravar as palavras que norteiam seu apostolado: “Viver e ensinar a viver!”
AMPLIAÇÃO MUNDIAL
A partir da visita do Diácono Pozzobon, com a Peregrina, em 1979, ao lugar de Fundação da Obra de Schoenstatt, na Alemanha e em Roma, a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt toma uma dimensão internacional.
Preocupado com o futuro o Sr. João confia em testamento a Peregrina Original, com a qual iniciou a Campanha, ao Instituto das Irmãs de Maria, na pessoa de Ir. M. Teresinha, de quem a recebera há 30 anos.
Hoje a Imagem é guardada com grande cuidado no Centro Mariano (Casa do Movimento de Schoenstatt) em Santa Maria, onde pode ser visitada por todos.

UMA BÊNÇÃO PARA AS PARÓQUIAS
A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt atinge as paróquias e dioceses, as escolas e hospitais, os presídios e bairros. 
Sua estrutura diocesana permite uma inserção plena à realidade de cada paróquia e diocese. Ela se estende a todos os Estados do Brasil, em muitas dioceses, paróquias e cidades do país.
Portanto, são milhares de coordenadores e zeladores a conduzirem essa Campanha, a exercerem esse apostolado, como verdadeiros missionários, numa autêntica campanha de evangelização integrada aos objetivos e projetos de suas dioceses e da CNBB.
Esse método de apostolado, com a Mãe Peregrina de Schoenstatt, propagou-se e é assumido por mais de oitenta países dos cinco Continentes. É uma Campanha a nível internacional, em comunhão com bispos, párocos e leigos.
Os Secretariados da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, no Brasil, exercem a função de coordenação geral e auxílio, num trabalho em conjunto com as diversas dioceses. 
[Os coordenadores e zeladores são introduzidos na espiritualidade de Schoenstatt e recebem, trimestralmente, um folheto formativo para a evangelização das famílias. Os encontros de formação, junto ao Santuário, ajudam para o aprofundamento nas verdades da fé, na espiritualidade do movimento de Schoenstatt, e na orientação para o trabalho apostólico.

ORAÇÃO DE DESPEDIDA
Querida Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt!
Agradecemos que passaste esta temporada conosco. Foram tantas graças que presenteaste à nossa Paróquia.
Sabemos que agora irás visitar outra Paróquia, mas Tua presença materna continuará conosco, nos protegendo, formando e nos guiando.
Nunca vens sozinha, sempre trazes nos braços o teu Filho Jesus e, como nas Bodas de Caná, poderás dizer qual o “vinho” que falta à nossa comunidade!
Ó Mãe, é com carinho que nos despedimos, na saudosa esperança de tua volta, no próximo ano.
Obrigado, querida Mãe. Amém. 


MÃE ADMIRÁVEL, Ó MÃE PEREGRINA A TUA VISITA 
AQUECE E ILUMINA POIS TRAZES 
CONTIGO TEU FILHO JESUS QUE É VIDA CAMINHO, VERDADE E LUZ.

www.maeperegrina.org.br

--