sexta-feira, março 27, 2015

SIGNIFICADO DO DOMINGO DE RAMOS


O grande significado do domingo de ramos  é a entrada de Jesus em Jerusalém, o início de seu processo de entrega total para a salvação da humanidade. 

Quando Cristo entra na cidade sentado sobre um jumento está simbolizando o domínio do homem sobre a mente, uma nova era que se inicia, todo esse processo atingi diretamente a sociedade moralista e radical da época que não aceita as palavras do Salvador.

A partir daí começa a semana santa onde na sexta-feira haverá a crucificação e no domingo a ressurreição de Jesus.

SEIS DIAS ANTES DA PÁSCOA, O SENHOR ENTROU EM JERUSALÉM E AS CRIANÇAS VIERAM AO SEU ENCONTRO, COM RAMOS DE PALMEIRA, CANTANDO COM ALEGRIA:

HOSSANA NAS ALTURAS. BENDITO SEJAIS, SENHOR, QUE VINDES TRAZER AO MUNDO A MISERICÓRDIA DE DEUS.

O último Domingo da Quaresma tem diferentes nomes, sendo o mais conhecido o de Domingo de Ramos por causa da procissão que se faz, antes da Missa, com os ramos previamente benzidos. 

Chama-se igualmente Domingo das Flores, das Palmas; Domingo Hosana o ainda Páscoa florida pela mesma razão.

Outrora era denominado a Páscoa dos competentes, porque era neste dia que os catecúmenos, preparados ao longo da Quaresma, vinham, em conjunto, pedir o Batismo que lhes seria administrado na solene Vigília Pascal, recitando agora o Símbolo dos Apóstolos (o Credo) que lhes havia sido explicado.

Chama-se ainda capitilavium por causa da ablução semi-litúrgica dos catecúmenos, festa que tinha lugar neste dia em algumas igrejas.

Também se diz Domingo da indulgência em virtude de neste dia começar a semana de reconciliação dos penitentes que receberiam o sacramento em Quinta-Feira Santa. 

Nesta semana os tribunais encerravam as portas bem como os demais serviços públicos e os imperadores concediam anistia e remissão de penas. 

As Constituições Apostólicas explicam a finalidade deste descanso (VIII, 33): durante a grande semana que precede o dia de Páscoa e a que se segue, os escravos descansem visto que uma é a semana da Paixão do Senhor e outra a da Ressurreição e eles têm necessidade de ser instruídos nestes mistérios. Era assim, para eles, um retiro anual.

• Em todas as missas deste dia comemora-se a solene entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, com procissão ou entrada solene antes da missa principal e com entrada mais simples antes de cada uma das outras missas.


“SE COM ELE PADECEMOS, COM ELE TAMBÉM SEREMOS GLORIFICADOS”