quarta-feira, abril 15, 2015

53ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB 2015


Mais de 400 bispos estão reunidos na 53ª Assembleia Geral (AG) da Conferência, que tem início nesta quarta-feira, 15, em Aparecida (SP). 
Durante o evento, que prosseguirá até o dia 24 de abril, os bispos irão atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), levando em consideração os pronunciamentos do papa durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013 e a exortação apostólica do papa Francisco, Evangelii Gaudium. 

As atuais DGAE contêm cinco urgências para a ação evangelizadora: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; e Igreja a serviço da vida plena para todos.
Entre os temas centrais estão as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, eleições para presidente, vice-presidente e secretário geral da CNBB e eleições para presidente das doze Comissões Episcopais Pastorais (CONSEP) para o período de 2015 a 2019, além de delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e para a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.
Na grade de atividades da 53ª AG, está previsto o debate sobre o novo texto que trata dos cristãos leigos e leigas, preparado após recebimento de sugestões e emendas pela comissão responsável. 
Aprovado em 2014, o texto de Estudos 107,Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da Terra e Luz do mundo, volta à pauta da reunião episcopal para nova avaliação.

No contexto dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II, o vice-presidente da CNBB considera que a Igreja vive em um momento de “plena consciência” de sua identidade como povo de Deus. 
“Acho que vivemos numa fase em que toma-se plena consciência que a Igreja é o povo de Deus, e dentro do povo de Deus a maior parte é leigo, sem dúvida nenhuma. A hierarquia, os ministérios ordenados estão a serviço, são ministérios, então, a Igreja é fundamentalmente esse povo de Deus, e dentro desse povo de Deus, o povo que caminha no mundo que são os leigos e leigas”

MISSA DE ABERTURA DA 53ª ASSEMBLEIA GERAL REÚNE BISPOS DO BRASIL NO SANTUÁRIO DE APARECIDA

A missa das 7h30, no Altar Central, do Santuário Nacional de Aparecida marcou a abertura da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, nesta quarta-feira (15).

A celebração foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis. A missa foi concelebrada pelo vice-presidente da CNBB e Arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário as Silva, pelo secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.
No início da celebração, Dom Raymundo Damasceno saudou e agradeceu ao Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello, ao Monsenhor Thomas, Conselheiro da Nunciatura apostólica, aos colaboradores da 53ª  Assembleia Geral; aos profissionais de imprensa que divulgam a assembleia; aos Presidentes de  organismos e Representantes de Pastorais, ao Santuário Nacional e fiéis da Arquidiocese de Aparecida e os romeiros presentes.

--