sexta-feira, abril 17, 2015

CNBB CELEBRA NO ALTAR DE NOSSA SENHORA APARECIDA – 53ª AG 2015


Celebração Eucarística dedicada aos Bispos Eméritos, foi presidida pelo bispo emérito da diocese de Palmares (PA), dom Genival Saraiva de França, e concelebrada pelos bispos eméritos de Osasco (SP) e Lages (SC), respectivamente, dom Ercílio Turco e dom Oneres Marchiori.

No Altar de Aparecida, aos mais de 450 bispos presentes no encontro anual do episcopado brasileiro, dom Genival Saraiva falou sobre a missão profética da Igreja junto aos pobres e, com carinho fraternal, lembrou o ministério dos bispos eméritos, que no Brasil são 147 atualmente: 
"somos eméritos apenas em relação ao ofício de bispo diocesano, e daí o fato de continuarmos servindo o povo de Deus de várias maneiras", disse, citando as diversas realidades em que atuam os bispos.

Na homilia, o presidente da celebração disse que nestes dias os bispos encontram-se em momento de oração e súplica, e recordou que este tempo litúrgico pascal, repleto de significado, envolve e desafia os bispos em suas discussões e decisões para com a Igreja do Brasil. 
“As assembleias acontecem logo após a Páscoa. Dessa forma sempre encontramos na ressurreição a razão da nossa fé, a causa da nossa missão de anunciar o Evangelho e o sentido de nossa condição de testemunhas do ressuscitado”, assinalou dom Genival.

O bispo emérito acrescentou ainda que essa experiência de oração é renovada na Eucaristia que “é sempre fonte de comunhão e unidade”.
Sobre a missão profética da Igreja junto as pobres, dom Genival sublinhou a “globalização da indiferença”, reforçando que esta realidade é uma “evidência do comportando insensível da sociedade”, e nisso enfatizou que “a Igreja tem o dever de lutar pela superação do problema da fome, que afeta milhões de pessoas, começando por ações que estão ao seu alcance”.
O bispo analisou ainda que as diversas iniciativas da Igreja nem sempre são valorizadas e contadas pelos serviços públicos, e acrescentou que mesmo a Igreja não tem dado o devido valor a esses serviços.
A tarde o episcopado brasileiro dedicará atenção especial às avaliações e à nova redação das “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” (DGAE).

Um texto sobre o “Dízimo” motivará os trabalhos da tarde. A partir de reflexões atuais da Igreja, os bispos irão debater a importância do dízimo para a vida da comunidade.
A CNBB realizará entrevista coletiva à imprensa, nesta sexta-feira, 17 de abril. Participarão da entrevista: o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, que falará sobre as celebrações dos 50 anos do Concílio Vaticano II; o bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, que apresentará o Projeto “Rota 300”; o bispo auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci Nicioli, sobre o Projeto “Rumo aos 300 anos”.


--