quinta-feira, junho 04, 2015

CORPUS CHRISTI NA TIJUCA


Celebramos a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, que nos insere na grandeza do mistério eucarístico e na sua proclamação pública. Durante o ano, dois momentos são dedicados especialmente à instituição deste mistério sacramental: a Quinta-feira Santa e a festa de hoje. Na Quinta-feira Santa, as celebrações assumem um caráter de maior recolhimento, uma vez que se voltam para o mistério da Paixão.
 Hoje, mais distantes das celebrações pascais, podemos manifestar com maior intensidade toda a alegria e exaltação que tão grande mistério deve receber de todos nós. É por isso que, além das solenes missas, hoje igualmente se costumam realizar procissões, que atravessam cidades, reúnem multidões e fortalecem a adesão a Cristo Jesus. 
Neste Ano da Esperança, os católicos cariocas se unem para proclamar que, neste pão e neste vinho consagrados, encontra-se o maior de todos os alimentos para perseverar no caminho do Senhor, principalmente em meio às adversidades da vida.

(Mc 14,12-16.22-26)
No primeiro dia dos Ázimos, quando se imolava o cordeiro pascal, os discípulos disseram a Jesus: “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?” Jesus enviou então dois dos seus discípulos e lhes disse: “Ide à cidade. Um homem carregando um jarro de água virá ao vosso encontro. Segui-o e dizei ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre manda dizer: onde está a sala em que vou comer a Páscoa com os meus discípulos?’ 
Então ele vos mostrará, no andar de cima, uma grande sala, arrumada com almofadas. Aí fareis os preparativos para nós!” Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus havia dito, e prepararam a Páscoa. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo.” Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-lhes, e todos beberam dele. Jesus lhes disse: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. Em verdade vos digo, não beberei mais do fruto da videira, até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus.” Depois de terem cantado o hino, foram para o monte das Oliveiras. Palavra da Salvação.
ORAÇÃO PESSOAL DIANTE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Jesus amado, eu contemplo tão grande amor. / Por nós, vos fizestes pequeno. Para estar conosco, vos fizestes um pedaço de pão e um pouco de vinho. / Vencestes a morte. Poderias tudo. / No entanto, para que mais fácil vos pudéssemos encontrar, contemplar e partilhar de vossa mesa, / vos fazeis presente nas espécies sagradas do pão e do vinho. / A vós, todos podem se achegar: / os fortes e os fracos, os santos e os pecadores, os próximos e os distantes, / os enfermos e os sadios, os livres e os perseguidos, as crianças, os jovens e os idosos. / Estais conosco em cada igreja, em cada missa, em cada momento de nossas vidas. 
/ Vós nos acompanhais em nossa última caminhada, quando, por vossa graça, vos contemplaremos face-a-face. / Ouvi agora nossa prece envolta no amor que, sabemos, deveria ser bem maior. / Acolhei nossos louvores e nossos pedidos. Temos muito a agradecer e muito mais a suplicar. / Fazei que vossa presença eucarística seja continuamente honrada e difundida. / Que a indiferença e a rejeição não nos impeçam de testemunhar e celebrar tão grande mistério, / convidando os irmãos e irmãs a dele participarem. Amém.


http://paroquiasfxavier.com.br/

--