domingo, julho 05, 2015

IMAGEM JUBILAR DE NOSSA SENHORA APARECIDA SEGUE EM PEREGRINAÇÃO PARA ARQUIDIOCESE DO RIO

A IMAGEM DA PADROEIRA DO BRASIL, QUE ESTARÁ EM PEREGRINAÇÃO ACOMPANHANDO OS MISSIONÁRIOS, RETORNARÁ AO SANTUÁRIO NO DIA 29 DE AGOSTO, POR OCASIÃO DA TRADICIONAL E MAIOR ROMARIA ARQUIDIOCESANA REALIZADA NO SANTUÁRIO.

A missa das 9h deste sábado, 4 de julho, no Santuário Nacional de Aparecida, acolheu o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e o clero da Arquidiocese. 
Dom Orani recebeu a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida das mãos do Reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, para levá-la em peregrinação pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

“A imagem de Nossa Senhora Aparecida irá ao Rio de Janeiro. Ao entregar essa imagem a Dom Orani, queremos invocar a proteção da Padroeira do Brasil para todo o povo carioca. Que essa peregrinação seja um momento de graças para o todo o povo do Rio de Janeiro”, disse o arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, durante homilia.
NESTE DOMINGO, 5 DE JULHO, COMEÇA A MISSÃO POPULAR POR TODOS OS CANTOS DA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO, COMO GESTO CONCRETO DO ANO DA ESPERANÇA.

O envio dos missionários, a ser realizado durante celebração eucarística na Catedral de São Sebastião, contará com a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida, trazida do Santuário Nacional, em Aparecida, neste sábado, pelo Cardeal Tempesta.

O Brasil comemorará, em 2017, os 300 anos do aparecimento da imagem enegrecida de Nossa Senhora da Conceição, encontrada nas águas do Rio Paraíba, no Estado de São Paulo. Neste sentido comemorativo, de jubileu, em preparação para essa grande festa, a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida vem até nós como peregrina-missionária. 
Mulher de serviço, a sua presença nos leva a perceber a importância da vontade de Deus. Esta visita é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao seu Santuário, que hoje recebe um número superior a 10 milhões de peregrinos ao ano. 
Lembramos que, anualmente, no último sábado de agosto, nós cariocas enchemos com alegria e entusiasmo a Casa da Mãe Aparecida, em seu Santuário Nacional, para a nossa tradicional romaria da Arquidiocese, a maior romaria individual àquele Santuário Nacional. 
É, também, agora, esta peregrinação de Aparecida para o Rio de Janeiro uma maneira de vir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida. A comunidade que recebe a visita da Padroeira do Brasil vive um tempo especial da graça de Deus, tendo oportunidade de aproximar-se de Jesus e entrar na dinâmica da salvação.

Nossa Senhora Aparecida recorda a proteção da Virgem Maria, sua presença materna e consoladora, experimentada em 1717 por três pobres pescadores, na aurora de nossa história nacional. 
As redes vazias dos pobres quase se romperam pela abundância de peixes após o “aparecimento” da imagem enegrecida da Imaculada Conceição. Desde então, aquela pequena imagem recorda ao povo brasileiro a presença materna da Mãe do Senhor na nossa história e na nossa Terra.

Esta imagem irá visitar, até a romaria de Agosto, todos os vicariatos de nossa Arquidiocese. É a Mãe que vai ao encontro dos seus filhos! 
Virgem Mãe Aparecida, Mãe de Deus e nossa! Vela pelo povo que peregrina no território da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, em estado permanente de missão, acolhe nosso brado filial! Intercede com tua oração materna por todos os que sofrem, pelos que estão afastados da prática da fé, pelos que vivem à margem da sociedade e pelos que estão vivendo no pecado! Que todos os homens e mulheres de boa vontade sejam retos, justos, servidores do bem comum, sobretudo os mais necessitados! Sejamos discípulos-missionários!

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Arcebispo Metropolitano: Cardeal Orani João Tempesta
ArqRio: Direção e Jornalismo: Carlos Moioli

--