domingo, setembro 27, 2015

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM E DIA NACIONAL DA BÍBLIA

 A BÍBLIA NÃO É UM LIVRO SÓ, MAS UM CONJUNTO DE 73 LIVROS, REDIGIDOS POR AUTORES DIFERENTES EM ÉPOCAS, LÍNGUAS E LOCAIS DIVERSOS, NUM ESPAÇO DE TEMPO DE CERCA DE MIL E QUINHENTOS ANOS.

Celebramos hoje o  dia nacional da Bíblia, dedicado a despertar e promover entre os fiéis o conhecimento e o amor dos Livros Sagrados, a Palavra de Deus escrita, redigida sob a moção do Divino Espírito Santo, motivando-os para sua leitura cotidiana, atenta e piedosa e, ao mesmo tempo, premunindo-os contra os erros correntes com relação à Bíblia mal interpretada.
 É de São Jerônimo, o grande tradutor dos Livros Santos, a célebre frase: “Ignorar a Sagrada Escritura é ignorar o próprio Cristo”. Portanto, o conhecimento e o amor às Escrituras decorrem do conhecimento e do amor que todos devemos a Nosso Senhor.

 A Bíblia é o relato da manifestação do amor de Deus que, gradativamente, nos leva por Cristo, em Cristo e com Cristo à intimidade da vida divina e, como consequência, a uma nova vida, fermento de um mundo novo.
Evangelho (Mc 9,38-43.45.47-48): João disse a Jesus: Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não andava conosco. Jesus, porém, disse: Não o proibais, pois ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, está a nosso favor. Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.

E quem provocar a queda um só destes pequenos que crêem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar. Se tua mão te leva à queda, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.
Se teu pé te leva à queda, corta-o! É melhor entrar na vida tendo só um dos pés do que, tendo os dois, ser lançado ao inferno. Se teu olho te leva à queda, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus tendo um olho só do que, tendo os dois, ir para o inferno, onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga.
 Homilia de Padre Marcos Belizário
O Evangelista Marcos descreve um episódio na qual Jesus corrige de maneira contundente uma atitude equivocada dos Doze. Não deveríamos escutar hoje sua advertência?

Os Doze procuram impedir a atividade de um homem que “expulsa demônios”, ou seja, alguém dedicado a libertar as pessoas do mal que as escraviza, devolvendo-lhes sua liberdade e dignidade. É um homem preocupado em fazer o bem às pessoas. Inclusive , atua “em nome de Jesus”. Mas os Doze observam algo que, em sua opinião , é muito grave: “Não é dos nossos”.
Os Doze não toleram a atividade libertadora de alguém que não está com eles. Parece-lhes inadmissível . Só através da adesão ao seu grupo deve-se levar a cabo a salvação que Jesus oferece. Não se fixam no bem que aquele homem faz. Preocupa-os o fato de esse homem não estar com eles.

Jesus, pelo contrário, reprova de maneira categórica a atitude de seus discípulos. Quem desenvolve uma atividade humanizadora já esta, de alguma maneira, vinculado a Jesus e ao seu projeto de salvação. Seus seguidores não devem monopolizar a salvação de Deus . 
Os Doze querem exercer um controle sobre a atividade de quem não pertence a seu grupo , porque veem nele um rival. Jesus, que só busca o bem do ser humano , vê nele um aliado e um amigo. “Quem não está contra nós está a nosso favor”.

Por isso não devemos viver receosos, condenando posições ou iniciativas que não se ajustam aos nossos desejos ou esquemas religiosos. Não é muito próprio da Igreja de Jesus estar vendo inimigos por toda parte. 
Jesus nos convida , antes, a alegrar-nos com aquilo que pessoas e instituições alheias à Igreja possam estar fazendo para um desenvolvimento mais humano da vida. Essas pessoas e instituições “são dos nossos”, porque lutam pela mesma causa: um ser humano mais digno de sua condição de filho de Deus.
O Reino de Deus se estende para além da instituição eclesial . Não cresce só entre cristãos , mas entre todos aqueles homens e mulheres de boa vontade que fazem crescer no mundo a fraternidade.

De acordo com Jesus , todo homem , grupo capaz de “expulsar demônios” de nossa sociedade e de colaborar na construção de um mundo melhor está, de alguma maneira, abrindo caminho ao reino de Deus.

É fácil que também nós , como discípulos , nos pareça que eles não são dos nossos, porque não entram em nossas igreja nem assistem aos nossos cultos. No entanto , de acordo com Jesus , “quem não está contra nós esta a nosso favor”
 Todos os que , de alguma maneira , lutam pela causa do homem estão conosco. Nós cristãos devemos valorizar com prazer todos os sucessos humanos grande ou pequenos , e todos os triunfos da justiça alcançados no campo político, econômico ou social, por modestos que nos possam parecer.

Os políticos que lutam por uma sociedade mais justa, os jornalistas que se arriscam para defender  a verdade e a liberdade, os operários que conseguem uma maior solidariedade, os educadores que se desvelam por educar para a responsabilidade , embora nem sempre pareçam ser dos nossos, “estão a nosso favor”, porque estão trabalhando por um mundo mais humano.