terça-feira, outubro 13, 2015

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM "UMA COISA TE FALTA"



Um homem se aproxima de Jesus. É rico: não tem problemas materiais. É bom: sua consciência não o acusa de nada. No entanto, vê-se que está agitado. Vem "correndo", impelido por sua inquietude. "Ajoelha-se" diante de Jesus como último recurso e lhe faz uma única pergunta: "O que eu tenho que fazer para evitar que minha morte seja o final de tudo?"

Jesus lhe recorda os mandamentos. De acordo com a tradição judaica são o caminho da salvação. Mas omite os que referem a Deus: "amarás a Deus", "santificarás suas festas"... Só lhe fala dos que podem não causar dano ás pessoas: "não matarás". "não roubarás"... Depois acrescenta por sua conta algo novo: " Não prejudicarás a ninguém", não privarás os outros do que lhes deves. Esta é a primeira coisa que Deus quer.

Ao ver que o homem cumpriu isso desde pequeno, Jesus "continua olhando para ele". O que vai lhe dizer é muito importante. Sente amor por ele. É um homem bom. Jesus o convida a segui-lo até o final: "Uma coisa te falta. Vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres...e depois vem e segue-me."



A mensagem de Jesus é clara. Não basta pensar na própria salvação, é preciso pensar nas necessidades dos pobres. Não basta preocupar-se com a vida futura, é preciso preocupar-se com os que sofrem nesta vida. Não basta causar dano aos outros é preciso colaborar no projeto de um mundo mais justo,tal como Deus o quer. 


A mudança fundamental a que Jesus nos chama é clara.  Deixar de se egoístas que veem os outros em função de seus próprios interesses, para atrever-nos a iniciar uma vida mais fraterna e solidária. Por isso, a um homem rico que observa fielmente todos os preceitos da lei, mas que vive encerado em sua própria riqueza, falta-lhe algo essencial para ser discípulo seu: compartilhar o que tem com os necessitados.


O homem mais bem-sucedido não é, como ás vezes se pensa, aquele que consegue acumular maior quantidade de dinheiro, mas aquele que sabe conviver melhor e de maneira mais fraterna. Por isso, quando alguém renuncia pouco á pouco á fraternidade em suas próprias riquezas e interesses, sem resolver o problema do amor, termina fracassado como homem.




Diante do evangelho devemos perguntar-nos sinceramente se nossa maneira de ganhar e gastar o dinheiro é a própria de quem sabe compartilhar ou a de quem busca apenas acumular. Se não sabemos dar do que é nosso ao necessitado, falta-nos algo essencial para viver com alegria cristã.


No dia 11 de outubro de 2015 a comunidade São Conrado comemorou o aniversário natalício de Dona Lígia, mãe do Padre Marcos.