segunda-feira, outubro 19, 2015

ENTRE VÓS NÃO DEVE SER ASSIM, 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM




Entre os seguidores de Jesus tudo deve ser diferente: “Quem quiser ser grande seja vosso servo; e quem quiser ser primeiro seja escravo de todos” . A grandeza não se mede pelo poder que se tem , pela posição que se ocupa ou pelos títulos que se ostentam . Quem ambiciona estas coisas na Igreja de Jesus não se torna grande, e sim insignificante e ridículo. Na realidade é um estorvo na promoção de vida desejado pelo Crucificado. Falta-lhe um traço básico para ser seguidor de Jesus: SERVIR .


Na Igreja , todos nós precisamos ser servidores. Nosso exemplo é Jesus . Ele não viveu nunca “para ser servido, mas para servir”. Este é o melhor e mais admirável resumo do que foi sua vida. Ele não governa , não impõe, não domina nem controla. Não ambiciona nenhum poder. Não se arroga títulos honoríficos. Não busca seu próprio interesse . Sua característica é “servir' e “dar a vida”. Por isso, ele é o primeiro e o maior.

Podemos afirmar que Jesus institui a “religião do chamado”. Não impõe uma doutrina, mas propõe um caminho de salvação . Não emite pareceres , só chama e convida. Não entende sua atuação como um exercício de poder , mas como um serviço. Não pretende submeter ninguém com coações . Coloca-se , antes ao serviço do ser humano para convidá-lo a buscar em Deus sua vida plena.



CRISTO É CHAMADO, OFERTA, SEMENTE, FERMENTO, MAS NUNCA IMPOSIÇÃO. Na Igreja precisamos corrigir o que há de imposição não evangélica, para adotar uma atitude total de serviço.




Fazer-ser servidor, colocar-se a serviço da vida é como a Igreja é convidada a entender a missão. Somos missionários e missionárias, somos evangelizadores, quando nos colocamos a serviço da vida. Este é um modo de sermos discípulos e missionários. Um papel importante, para ensinar a virtude de servir, a exemplo de Jesus que não veio para ser servido, mas para servir, é reservado à família


Pai de infinita bondade, que enviaste Jesus Cristo para servir, ilumina, com teu Espirito, a Igreja discípula missionaria para testemunhar o Evangelho a partir das periferias e, com a proteção de Maria servidora, manifestar o teu reino em  todo o mundo. Amém