segunda-feira, outubro 05, 2015

“QUE O HOMEM NÃO ESTEJA SÓ” - XXVII DOMINGO DO TEMPO COMUM

A LITURGIA DE HOJE NOS CONVIDA A REVER NOSSA RELAÇÃO COM O PRÓXIMO, AJUDANDO-NOS A PERCEBER QUE NENHUM SER HUMANO PODE SE CONSIDERAR O CENTRO DO MUNDO, POIS NÓS VIVEMOS NUM MUNDO DE RELACIONAMENTOS E FRATERNIDADE.


Naquele Tempo, alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la.” Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne.  Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério.” Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele.” Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos. Palavra da Salvação.
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
A narrativa da criação do homem e da mulher (1ª leitura) não tem a finalidade de contar como as coisas aconteceram, mas, por meio de uma narrativa literária evidenciar o sentido da existência do homem e da mulher, com as expressões próprias do tempo, no qual o texto foi escrito. 

Diante deste fato, para melhor compreensão vamos iluminar este texto com os temas da solidão e da comunhão. Considerar assim que o homem é criado e colocado num paraíso, onde tinha tudo e podia gozar de todo bem estar. Mas, mesmo no paraíso, onde vivia, deparou-se com a solidão. Deus, ao perceber este fato, pensou: “não é bom que o homem esteja só” (1ª leitura).
 No pensamento divino, não nascemos para viver sozinhos, na solidão. Deus entende que o homem e a mulher precisam de um relacionamento profundo, capaz de partilhar a vida, com quem é semelhante e, ao mesmo tempo, diferente no gênero, pois assim se é capaz de se relacionar e se integrar.

O sono de Adão demonstra que a mulher (Eva) é semelhante a ele, mas não é obra sua; é obra divina totalmente semelhante ao homem em dignidade de criação, mas não igual a Adão e é como mulher que ela é dada ao homem. Ao receber a mulher, o homem entende que o relacionamento com todos os outros seres — animais e aves por ele nomeados —, que o relacionamento com as coisas — o viver no paraíso — não o completa e nem o realiza.
 Isto só acontece na partilha da vida do homem que foi criado para a mulher e da mulher que foi criada para o homem. Homem e mulher, um criado para o outro na complementariedade, como ensina Papa Francisco.

O salmo responsorial demonstra a compreensão do significado profundo da criação do homem e da mulher. A felicidade do homem e da mulher consiste em viver no temor do Senhor, em trabalhar e honestamente ganhar o pão que sustenta a vida, em ter a fecundidade da vida representada na vida da mulher, em poder sentar-se à mesa com sua família. 

O salmista conclui aludindo à paz, seja para o coração da família seja para o coração de toda a sociedade. É a descrição da família construída pelo homem e pela mulher, mais os filhos, como retorno ao paraíso.

Um terceiro elemento que precisa fazer parte de nossa reflexão é a questão da “dureza de coração” que transgrediu o projeto divino de igualdade entre o homem e a mulher (Evangelho). 

No decorrer da história humana, o homem sujeitou a mulher ao seu domínio devido à “dureza de coração” que, traduzido, tem a ver com o pecado. Jesus diz que um relacionamento de desigualdade, no qual o homem subjuga a mulher é pecado; é dureza de coração.
 O divórcio, explica Jesus, não é uma proposta divina, mas se tornou uma necessidade por causa da dureza de coração, pois o projeto divino previa que homem e mulher deixassem a casa de seus pais e vivessem um para o outro, no amor.

Por isso, o comentário de Jesus revela que aqueles que, no Matrimônio, se colocarem no seu seguimento não deverão mais seguir a Lei de Moisés, que foi uma necessidade devido à “dureza de coração”; a proposta é seguir a Lei Divina do amor que criou homem e mulher para se completarem no amor, já que ambos vêm de Deus, a fonte do amor.

 O casamento cristão não se regula pela Lei da “dureza de coração”, mas pela origem da vida que foi um ato de amor querido por Deus. O casamento, portanto, não é apenas um ato jurídico, que dura enquanto dá certo, mas um ato existencial desejado por Deus, uma resposta ao amor divino vivenciado em família (salmo responsorial) a ponto de Jesus declarar que "o que Deus uniu o homem não separe" (Evangelho).
        --