segunda-feira, novembro 16, 2015

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO B 2015


No término do seu escrito , Marcos quis oferecer a seus leitores a visão “final”. Queria infundir-lhes luz e esperança . Recolheu ditos autênticos de Jesus , recorreu também a escritos de caráter apocalíptico e lhes recordou o último segredo que a vida encerra: no final , Jesus , o “homem novo”, dirá a última palavra.  

A cena grandiosa . O sol “se transformará em trevas”, já não porá luz e calor no mundo. A lua “não dará claridade”, se apagará para sempre. As estrelas “cairão do céu” uma depois da outra. As forças dos céus “serão abaladas”. Este mundo que parece tão seguro , estável e eterno desmoronará.

 No meio desta escuridão total fará sua aparição Jesus , o “Filho do homem”, o “homem novo”, o verdadeiramente humano. Todos verão Jesus chegar com “grande poder e esplendor”. Já não haverá outros poderes nem impérios. Ninguém lhe fará sombra. Ele iluminará tudo, implantando verdade e justiça. Não existe propriamente juízo. Basta “vê-lo chegar”. Ele é o “Homem novo”. Tudo fica confrontado com ele. Então aparecerá o que é realmente uma vida humana. Ver-se-á onde está a verdade e onde a mentira. Os que agiram com justiça e os que foram injustos e desumanos.

Então revelará a realidade. As coisas ficarão em seu verdadeiro lugar. Ver-se-á o valor último do amor. Far-se-á justiça a todas as vítimas inocentes :os mortos por desnutrição, os escravos, os torturados, as mulheres maltratadas pelos homens , os excluídos da vida, os ignorados por todos.

 O discurso apocalíptico que lemos e ouvimos hoje quer recordar algumas convicções que devem alimentar sua esperança. Não devemos entendê-lo no sentido literal , mas procurando descobrir a fé contida nestas imagens e nestes símbolos, que agora nos são tão estranho.


 


Quatro convicções:


Primeira: a história apaixonante da humanidade chegará um dia ao seu fim. Não haverá dias e noites , não haverá tempo . Além disso as “estrelas cairão do céu”, a distância entre o céu e a terra deixará de existir e não haverá espaço. Esta vida não é para sempre. Um dia chegará a Vida definitiva , sem espaço nem tempo. Viveremos o Mistério de Deus.



Segunda: Jesus voltará e seus seguidores poderão ver por fim seu rosto desejado:


“Verão chegar o Filho do Homem”. O sol , a lua e os astros se apagarão para sempre, colocando verdade, justiça e paz na história humana, tão escrava hoje de abusos, injustiças e mentiras.



Terceira: Jesus trará consigo a salvação de Deus. Ele chega com o poder imenso e salvador do Pai.  Não se apresenta com aspecto ameaçador. O evangelista evita falar aqui de juízos e condenações . Jesus vem para “reunir os seus eleitos”, os que esperam com fé sua salvação.




Quarta: as palavras de Jesus “não passarão”. Não perderão sua força salvadora. Continuarão alimentando a esperança de seus seguidores e o alento dos pobres. Não caminhamos para o nada e o vazio. Jesus sairá ao nosso encontro . Espera-nos o abraço com


Deus , o Pai bom.