quarta-feira, novembro 25, 2015

AMOR A SÃO CONRADO, ELBA RAMALHO E MARIA BETHÂNIA






As cantoras Elba Ramalho e Maria Bethânia se apresentaram juntas na noite de ontem pela primeira vez e brilharam por mais de duas horas no palco do majestoso Teatro Oi Casagrande para uma platéia lotada, que no final aplaudiu de pé o show beneficente “Amor à São Conrado”. A direção do teatro nada cobrou colaborando com a iniciativa e as duas cantoras foram acompanhadas de sete músicos(seis da banda de Elba e um que segue Maria Bethânia em seus shows). O objetivo era um só: ajudar a Paróquia de São Conrado, de 101 anos e que necessita de obras imediatas e novos recursos para dar continuidade ao seu trabalho social. 







O pároco da igreja, Marcos Belizário Ferreira, presente numa das primeiras cadeiras do teatro foi cumprimentado por famílias inteiras pela iniciativa e era um dos mais entusiasmados espectadores do show. Os ingressos foram vendidos a R$ 250 (platéia) e R$ 150 (mezzanino) e toda a renda foi entregue à igreja. 
Segundo o musicólogo, pesquisador, produtor e escritor Rodrigo Faour, o espetáculo apresentado ontem foi único e inesquecível: 
_ Uma maravilha. O que se viu foram duas damas nordestinas de gerações diferentes que sempre representaram tão bem o nosso povo, e em especial, suas terras de origem, mostrando que têm de fato algo em comum além de frequentarem a mesma paróquia de São Conrado - para a qual doaram seus cachês neste espetáculo. Há entre elas uma sintonia de duas mulheres que sabem que palco é sagrado - é lugar de propagar amor e mensagens de afeto, com muita garra e teatralidade. Fiquei muito feliz com o belo repertório das duas estrelas. 
Rodrigo complementa tecendo alguns comentários: 
_ Adorei o roteiro e vimos que Elba Ramalho foi especialmente bem quando mostrou nuances diferentes de sua voz com um arranjo mais intimista de "Ai que saudades de ocê", quando resgatou Belchior em "A palo seco" e finalmente ao entoar a bela "Onde Deus possa me ouvir", de Vander Lee, em ritmo de xote. No nono número, ela atacou "A tua presença morena", de Caetano, chamando para o palco Maria Bethânia, nossa Abelha Rainha, num grande momento. Juntas dividiram ainda "Gostoso demais", a pedido da última, que disse tê-la escolhido em homenagem à Elba, por ela ser "a maior intérprete de Dominguinhos". 
Rodrigo lembrou que Maria Bethânia expurgou quaisquer energias negativas do local recitando a Ladainha de Santo Amaro a Nossa Senhora da Purificação: 
_ A ladainha foi seguida da velha e boa "Romaria", de Renato Teixeira. Depois, cantou sucessos - "Explode coração" e "Olhos nos olhos" - para seguir com mais um dueto com a anfitriã em "O ciúme", outra do mano Caetano. Elas ainda cantaram juntas o belo e inesperado samba-de-roda "Santo Antônio", de J. Velloso, antes de Bethânia puxar a mais que esperada " O que é, O que é?", popularmente conhecida como "Viveeeeer... e não ter a vergonha de ser feliz" - o samba de Gonzaguinha que está para o final dos shows de Bethânia como o gospel "Jesus Cristo" para o fim das apresentações do "rei" Roberto. 
Ao final do show, já no camarim, onde Elba abraçava faceira os amigos e filhos, Rodrigo Faour lhe entregou um presente especial, os CDs e DVDs duplos DUAS NOITES PARA DOLORES DURAN (selo Coleção Canal Brasil/Coqueiro Verde). No DVD, cada bolacha traz um show em homenagem à Dolores: o show do Rio de Janeiro, gravado na Miranda (Lagoa) e o segundo o show de São Paulo, gravado no Teatro Eva Hertz da Livraria Cultura do Shopping Conjunto Nacional.

 


Elba Ramalho aproveitou para gravar para Rodrigo um pequeno vídeo promocional do kit que acabara de receber e onde o musicólogo conta histórias sobre a homenageada e contextualiza seu repertório de cantora e compositora. 

O CD duplo mistura os dois shows e traz apenas os áudios das canções, com roteiro baseado no meu livro “Dolores Duran – A noite e as canções de uma mulher fascinante”

Agradeço a Luiz Carlos Lourenço pela bela publicação em seu blog: 
Padre Marcos Belizário Ferreira








Comentários:

Foi lindo Padre Marcos!
Adoramos!
O Senhor está de parabéns pela iniciativa!
Leandro e Rogéria


O Show foi mágico mesmo! Me emocionei muitas vezes e senti muita felicidade. Amei!
Cássia Linhares


Padre Marcos Parabéns uma verdadeira maravilha de espetáculo , não sei se altura de São Conrado ou a sua fortaleza de Sacerdote . Parabéns foi uma noite de maravilha, nós agradecemos Parabéns 
Pedro e Lucia


Além da qualidade musical tinha uma energia muito boa e uma sensação de estarmos em família maravilhosa!!!
Ana Luíza



Ae!!! Que lindo!!
Amei esse show!
Tirando as musicas novas cantei todas!!!!
Sônia Baeninger



Padre Marcos, parabéns pela sua determinação 
Abraço.
Jorge Jordan


Foi maravilhoso!!
Santina


Lindo show!Quem não foi perdeu! 
Naiara


Boa tarde padre Marcos !!! Adoramos , aquelas duas com aquela voz e uma satisfação por ter cantado para são Conrado dava para perceber o carinho delas . E ao senhor só tenho a agradecer pela oportunidade que nos foi dada a participar de um evento dessa qualidade deus lhe abençoe e lhe guarde sempre você deixou muitos felizes !
Lenita


Uma noite para guardar na memória e no coração!
Leonardo Haus


Padre Marcos bom dia! Ontem o show foi EMOCIONANTE! Poder assistir duas grandes Damas da nossa MPB foi um privilégio! Parabéns ! Bravíssimo! Bjs Carol
Carol Murta Ribeiro


Padre, parabéns!!!! Que show maravilhoso!!!
Elba está de parabéns por ter assumido o compromisso lindo! Bethânia é Bethânia! Quando carisma numa só noite!!!
Sônia Valle


Bom dia padre Marcos.
Obrigado pela oportunidade.
Show espetacular, com carinho e amor a São Conrado.
Duas cantoras bem comprometidas com a ação . Parabéns !!
Maura


Duas grandes cantoras!!!!! Tudo muito lindo e as pessoas felizes!!! Valeu Padre!!! 
Ana Bodin


Padre Marcos , que noite maravilhosa !!!
Quantas bênçãos !!!
Parabéns!!
Estamos muito felizes. Obrigado
Maria Rita e Paulo


Que show lindo !!! 
Teatro lotado......parabéns Pe Marcos!
Bernadete


Show excelente!
Parabéns!
Virgílio


Parabéns padre Marcos pelo grande sucesso da iniciativa, foi tudo espetacular. As cantoras se superaram em generosidade, mas tenho certeza que o seu imenso Carisma foi o principal responsável ! Ficamos felizes em ter participado , peço a Deus que o Espírito Santo sempre o ilumine e proteja. É uma pessoa abençoada ! Grande abraço. Foi uma belíssima noite !Sempre que precisar conte comigo, sou sua Fã de coração .
Lia

 Lindo Padre Marcos
Foi emocionante... Elas cantam muito.
Foi lindo demais, nunca mais vou esquecer esse show.
Ranny Vaz

Boa tarde Padre Marcos, o show foi um sucesso, parabéns!!
Claudia R Miranda

Muito bom, nota 10!
Maria do Carmo


Sempre percebi a vocação dele para padre, agora reunir Maria Bethânia e Elba Ramalho juntas, me surpreendeu e muito.
Esperar mais do show... impossível!
Lígia

Bom dia padre Marcos!
Foi um lindo show.
Vanusa

Gostei muito. Muito obrigada, foi lindo demais.
Iraci


Queridos,boa tarde!
Passando por aqui só para agradecer a noite "super incrível" na última segunda. Ficamos muito felizes em ver estas duas grandes cantoras reunidas , de altíssimo quilate, brindando o público com uma apresentação única. Espero que vocês tenham ficado contentes também.
De nossa parte um orgulho de poder contribuir para a realização do Evento criado pelo Padre Marcos, por uma causa tão importante e necessária.
Parabéns !
E mais uma vez obrigada pela oportunidade de participar desta ação tão generosa.
Silvia Haus


O Homenageado que homenageia

As duas musas da voz brasileira, por cantar há mais tempo nos permite, com o maior respeito, fazer uma distinção entre uma voz e outra.

A Rainha Bethânia e a Princesa Rainha Elba Ramalho, generosamente emprestaram como caridade, suas vozes de ouro para que a Igreja de São Conrado pudesse nadar nesse mar maravilhoso sem se afogar com seus compromissos financeiros.

Fomos alguns privilegiados que imaginando estar ajudando a Igreja, deliramos de felicidade com o esplêndido espetáculo. Agradecendo a São Conrado, com o maior respeito, o sopro de caridade dele para os que foram assistir a esse extraordinário show, mais velhos ou mais novos jamais esqueceremos. Primeiro pelo privilégio de uma primeira vez as duas vozes juntas premiavam uma platéia. Segundo porque todos que estavam ali, não só os de São Conrado, todos fomos contemplados no mês de São Conrado. Não tenho dúvida que era sinal de como esse Santo também gosta de sua Paróquia. Não ouso falar em milagre.

Imaginávamos prestigiar nossa Paróquia. São Conrado soprando para que as duas musas se unissem e cantassem para os paroquianos, foi ele que nos presenteou, que espetáculo!!! Agora falta prestigiar São Conrado.

Há possibilidade desse show se transformar num CD. Sendo que, a venda desse CD teria que pagar as cantoras, os direitos autorais, a tudo que a Lei obriga e que o sobrepreço fosse o lucro da Paróquia. E aí sim nossos agradecimentos a São Conrado e a sua Paróquia.

E aí continuaremos beneficiados, levar essas vozes para casa é a receita contra o stress, essas vozes se eternizam.

Viva o Padre Marcos!
Pedro Grossi Júnior.