quinta-feira, novembro 12, 2015

SÃO JOSAFÁ, PRECURSOR DO ECUMENISMO

Josafá Kuncewycz nasceu em 1580, seu pai era comerciante e conselheiro da cidade. Na escola destacou-se muito cedo, aplicando-se nos estudos litúrgicos, aprendeu o breviário completo, tão logo começou a ler. Após a escola, por indicação do pai, começou um aprendizado de comerciante, tendo como tutor Benjamim Rutsky, homem muito sério e temente a Deus.
Em 1595, o metropolitano ortodoxo de Kiev e outros 5 bipos reuniram-se na Bielorússía para discutir a reunião com a Igreja Católica Romana. Dai nasceram dois grupos, um favorável à união, outro cismático. Cada um indicava seus próprios bispos e hierarquia.

Josafá, aos 24 anos, e seu amigo Rutsky entraram no monastério da Santíssima Trindade, em Vilna - atual Lituânia. Um outro conhecido da família chegou a oferecer toda sua fortuna e a mão de sua filha em casamento, caso ele mudasse de idéia. Após receber o diaconato, começou a dedicar-se à salvação das almas.
Uma vez ordenado, Josafá rapidamente passou a ser conhecido pelas suas pregações em favor da reunião. Rutsky foi elevado a Sé de Kiev em 1614. Três anos após foi apontado como bispo de Vitebsk e arcebispo de Polotsk. Durante seis anos conduziu com sucesso uma reforma geral, tanto para presbíteros quanto leigos, aprimorando a vida cristã na diocese.
Em uma carta, assim Josafá defendeu-se, negando as acusações:
Deus é testemunha do meu caráter. Ele vê dentro do meu coração e conhece meus propósitos e ações. Por nenhum mau exemplo ou ações despropositadas guiei os cidadãos de Polotsk e demais moradores da minha diocese. Não há a menor indicação de severidade de minha parte que possa ser alegada como causa para tal rebelião. Nunca conduzi ninguém contra a sua vontade à unir-se a Igreja de Roma e disto não encontrarás prova alguma. Minha posição como cabeça da Igreja obriga-me a defender os direitos da Igreja que os cismáticos ameaçam tomar à força. Eu fiz tudo de maneira correta e pacífica, tendo por inspiração e ideal São Ambrósio e São João Crisóstomo, que realizaram tão grandes trabalhos para a glória de Deus enfrentando todos obstáculos.
Se estes santos tivessem visto nos seus tempos tantas más ações contra o Senhor como eu tenho visto, eles fariam muito mais do que eu tenho feito.
Não vejo outro motivo para a ação dos cismáticos que a inveja pelo fato de navegarmos na mesma barca do maior capitão, o verdadeiro sucessor de Cristo. Esta barca nunca navegou por águas tranquilas, mas sempre nas tempestades.



São Josafá, bispo, carregando a palma
do martírio. 

Os cismáticos organizam combates e depois reclamam que estão feridos. Não é isso diretamente oposto aos ensinamentos de Cristo?

Em Novembro, Josafá viajou até Vitebsk para enfrentar a animosidade de seus oponentes. Por duas semanas esforçou-se pela paz, mas encontrava sempre ameaças e violências por toda parte. No dia 12 caiu em uma armadilha e teve que enfrentar uma multidão comandada por um padre que os havia incitado. Na confusão, alguém deu uma machada em sua cabeça e outro lhe deu um tiro. Então jogaram seu corpo no Rio Divina. 

Desta forma, São Josafá tornou-se um mártir da Unidade da Igreja. Após numerosos milagres, uma comissão foi organizada pelo papa Urbano VIII em 1628 para examinar a causa, tendo tomado o testemunho de 116 pessoas. Cinco anos após sua morte, seu corpo estava incorrupto. Em 1637 uma segunda comissão aconselhou sua beatificação, que ocorreu no ano de 1643. A canonização, no entanto, ocorreu apenas em 29 de Junho de 1867, pelo Papa Pio IX.



Basílica de São Josafá, em Milwalkee, Winsconsin (EUA)


Oração
Suscitai, ó Deus, na vossa Igreja o Espírito que impeliu o bispo São Josafá a dar a vida por suas ovelhas, e concedei que, por sua intercessão, fortificados pelo mesmo Espírito, estejamos prontos a dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Fonte: http://liturgiadashoras.org/oficiodasleituras.html