segunda-feira, novembro 23, 2015

SOLENIDADE DE CRISTO REI 2015




1 – Que rei é Jesus?
O diálogo de Jesus com Pilatos, que ouvimos no Evangelho, quer ressaltar que tipo de rei é Jesus.  A conversa entre os dois é marcada pela incompreensão de Pilatos e dos judeus: não entendem o messianismo de Jesus. Só o cristão adulto, que já fez em sua vida a experiência do Cristo, morto e ressuscitado, será capaz de entender que as palavras e ações de Jesus mostram como Jesus é Rei e, para que ele veio a este mundo, como dito na conclusão do Evangelho. Observe que o Evangelho deste Domingo inicia com uma pergunta de Pilatos: “Tu és o Rei dos Judeus?” É o início do processo de Jesus. Um processo que é o resultado de várias rejeições da parte das autoridades político-religiosas daquele tempo. Eles recusaram o messianismo de Jesus, pois esperavam um Messias com o reinado nos moldes do poder terreno. Não queriam um rei realizador das promessas do Pai. A resposta de Jesus pretende fazer com que Pilatos tome uma posição: “Você está dizendo isso por você mesmo ou foram outros que lhe disseram isso a meu respeito?”




2 – Pilatos contra-ataca
De outro lado, Pilatos estranha o jeito de Jesus ser rei e parte para o contra ataque: “Então tu és rei?” — Antes de continuar a reflexão, faço um parêntesis para chamar atenção ao fato que Pilatos representa toda a humanidade. Somos todos nós, homens e mulheres de todos os tempos, e também deste nosso tempo, que interrogamos Jesus com as palavras de Pilatos: “então tu és rei?” A resposta de Jesus serve para mostrar qual é sua função, como ele vive o seu reinado. Jesus deixa claro a todos que o seguiram com pretensões terrenas que ele não é um Rei para este mundo. Seu reinado e sua função real é de outra qualidade e de outra esfera. Sua resposta é clara: “por isso nasci e por isso vim a este mundo. Para dar testemunho de verdade. Todo aquele que é da verdade, ouve a minha voz”. Mais claro que isso é impossível. Jesus não veio ao mundo para ter um poder temporal ou para nos dar garantias materiais. Ele veio ao mundo com um projeto claro. Por meio dele o Pai realiza seu plano de liberdade e vida plena para todos e, é deste modo, que o Reino de Deus acontece na terra.




3 – Rei para que o projeto divino aconteça
A função da realeza de Jesus é dar testemunho da Verdade. Verdade escrita com letras maiúsculas. Uma palavra — Verdade — que é muito importante no Evangelho de João. Verdade significa fidelidade plena. Jesus é verdadeiro porque é fiel até o fim ao plano do Pai.  Ele não trai, em momento algum, a vontade de Deus. Assim Ele é rei e tem uma missão clara: testemunhar até o fim, cujo ponto alto é a sua Cruz e a sua morte, que o amor de Deus está presente como dom de vida para as pessoas. Isto significa que contemplar Jesus Cristo Rei do Universo, nesta nossa celebração, é o mesmo que se comprometer com um empenho de vida em favor do Reino, em favor do projeto divino para a terra. Não é uma busca de regalias, de ouro ou de prata, de bens materiais, de milagres ou coisas do gênero. O entrar no Reino é um empenho de coragem e de fidelidade ao projeto de Deus. Jesus não é um rei que domina e manda, mas que realiza o projeto divino na terra, propondo-nos o mesmo empenho através do seu Evangelho. Ele é um Rei que serve. Seu serviço é dar a vida para que o mundo tenha a vida em plenitude. Um exemplo de vida que deve ser imitado por todos nós.



Durante toda Celebração Eucarística a relíquia de São Conrado permaneceu sobre o altar e no final da celebração, Padre Marcos abençoou 
todos os paroquianos.





Querida criança, pelo batismo, Deus Pai te libertou do pecado e renasceste pela água e pelo Espirito Santo. Agora fazes parte do povo de Deus. Que ele te consagre com o óleo santo para que, inserida em Cristo, sacerdote, profeta e rei, continues no seu povo até a vida eterna.