sexta-feira, novembro 06, 2015

TRAGÉDIA EM BENTO RODRIGUES, REZEMOS


Nota da Arquidiocese de Mariana sobre a tragédia em Bento Rodrigues

Somos atribulados, mas não desanimamos; postos em dificuldade, mas não vencidos; prostrados por terra, mas não aniquilados (cf. 1Cor 4,8s)
A Arquidiocese de Mariana lamenta profundamente a tragédia ocorrida na tarde desta quinta-feira, 5 de novembro, no Distrito de Bento Rodrigues, neste Município de Mariana, provocada pelo rompimento da barragem de rejeitos Fundão, da empresa Samarco Mineradora, vitimando centenas de pessoas. Manifestamos nossa mais sentida solidariedade às famílias que tiveram suas casas e seus bens destruídos e às que choram a morte de seus entes queridos, vítimas dessa catástrofe de proporções incalculáveis.
O momento é de unir esforços para minimizar a aflição e o sofrimento de todos os que foram atingidos por essa tragédia. Exortamos nossas comunidades a prestarem sua solidariedade às vítimas, acolhendo-as, doando alimentos e roupas, confortando-as, oferecendo-lhes suas preces. A generosidade de todos será bálsamo a atenuar a aguda dor que toma o coração dos irmãos e irmãs que sofrem com essa terrível catástrofe.
A apuração das responsabilidades por tamanha tragédia é uma exigência da justiça e condição para que tal situação nunca mais se repita.
Rogamos a Deus fortalecer e consolar, com seu amor generoso, todos os que foram atingidos por esse acidente. A fé nos aqueça a esperança e nos estimule a solidariedade para diminuir a dor que é de todos os marianenses e que deixa enlutados este município e o Estado de Minas Gerais. Nossa Senhora da Assunção e São José, Padroeiros de nossa Arquidiocese, intercedam por todos nós neste momento de profunda dor e grande sofrimento.
Mariana, 5 de novembro de 2015
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Fonte: http://www.arqmariana.com.br/nota-da-arquidiocese-de-marianasobre-a-tragedia-em-bento-rodrigues/



Rompimento de barragem em MG deixa um morto e 16 desaparecidos

Os bombeiros retomaram na manhã desta sexta-feira (6/11) as buscas por pessoas desaparecidas, depois do rompimento de duas barragens em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na Região Central de Minas Gerais. A tragédia aconteceu por volta das 16h20 desta quinta-feira (5), na rua Perimetral do Ouro.
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto confirmaram uma morte e o desaparecimento de 16 pessoas. A vítima seria um homem que teve um enfarte quando houve o rompimento. A identidade dele ainda não foi divulgada.
Dois tratores estavam na região para tentar abrir uma estrada e chegar até as pessoas ilhadas. Um ônibus com bombeiros civis, técnicos em enfermagem e voluntários foi para Santa Rita Durão, também distrito de Mariana, para fazer o socorro.
Na noite desta quinta, a lama já tinha atingido o distrito de Paracatu de Baixo e destruído ao menos 30 casas, segundo informações da Guarda Municipal de Mariana.

Distrito de Bento rodrigues foi o mais atingido
Distrito de Bento rodrigues foi o mais atingido

A prefeitura preparou um ginásio esportivo e o prédio de um colégio profissionalizante para receber os desabrigados.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), Valério Vieira dos Santos, afirma que entre 15 e 16 pessoas teriam morrido e 45 estão desaparecidas, mas ainda não há números oficiais de vítimas.
De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão responsável pela fiscalização de barragens de rejeitos, a barragem de Fundão é considerada de baixo risco, e o rejeito de minério, inofensivo para a saúde.
A Defesa Civil da cidade emitiu alerta pedindo que todos os moradores do distrito de Bento Rodrigues, onde fica a Mina Germano, da Barragem Fundão, deixem suas residências. A população foi orientada a seguir para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro.
Fonte: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/11/06/rompimento-de-barragem-em-mg-deixa-um-morto-e-16-desaparecidos/



Arte barragens se rompem em Mariana, MG (Foto: Editoria de Arte/G1)