quinta-feira, dezembro 31, 2015

FELIZ 2016


Evangelho: Jo 3,16-18

Deus amou tanto o mundo,
que deu o seu Filho unigênito,
para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.
De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo,
mas para que o mundo seja salvo por ele.
Quem nele crê, não é condenado,
mas quem não crê, já está condenado,
porque não acreditou no nome do Filho unigênito.






Queridos irmãos e queridas irmãs , amados paroquianos 

O ano de 2015 foi marcado por muitos momentos de alegria e também de tristezas , como cada dia de nossas vidas, porém quando nos atrevemos a olhar com o olhar de Deus , com o olhar de Jesus , que olha e vê “ dentro” , entendemos que “ver por dentro” é exercitar a alma para que estejamos prontos como atletas que “combatem” o “bom combate”.Cada dia é novo , cada experiência é nova , logo nada se repete .


No centro de nossas vidas cristãs católicas esteve Jesus , e Jesus celebrado todos os Domingos na certeza de sua promessa : “eis que estarei convosco até o fim dos tempos” .

Jesus Eucarístico alimentou-nos a alma e deu razão às nossas ações que construíram ainda mais o seu Reino . Prova foi a unidade entre nós nos momentos em que da igreja , do altar, acorremos para fora , em missão.




Todos os missionários da Missão Popular e todas as 604 famílias visitadas tiveram uma experiência de convivência com Jesus Peregrino e Visitador , que entra nas casas para alegrar , consolar e motivar a viver pela fé. Do mês de julho até novembro foram momentos em que visualizamos na vida o que pela fé proclamamos : “ quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome , eu estarei no meio deles.”

Para poder desejar que 2016 seja um ano de alegrias não podemos deixar de conceber a virtude da Esperança que nos move e impulsiona . Serão dias de júbilo . Em 29 de junho estaremos celebrando os 100 anos da primeira missa rezada na Igreja Matriz de São Conrado. Celebraremos o altar. E o que em 100 anos dele e nele nasceu “o precioso fruto” com escreve São Tiago . Já tendo em 2014 celebrado os 100 anos da benção da pedra fundamental da nossa matriz agora temos que festejar o “coração do coração” da Igreja. Não somente o edifício vislumbrado e querido por milhares de pessoas que por aqui passam , mas o “corpo místico” de Cristo , a comunidade celebrante , a comunidade eucaristizada, alimento para todos nós.



Imaginar que em 1916, o Mundo estava em guerra, a Primeira Guerra Mundial ainda não havia terminado. Cem anos depois estamos em um período da história também conturbado , mas estamos no Ano da Misericórdia . Um Mundo ainda sedento de Amor e de Paz, e sobretudo de Perdão. Que a Misericórdia Divina faça abrir as portas dos corações de todos os paroquianos, sobretudo os moradores de São Conrado e Joá e que venham, que entrem para celebrar conosco para comungar do Corpo de Cristo para sentar junto a Mesa do Altar e da Palavra .



Que se repita aqui o tão belo hino:


Do Céu desceu a chuva,
A gota entrou no chão; 
A vinha deu a uva,
A espiga deu o grão.

De todo o canto, vinde, correi:
foi posta a mesa do nosso Rei!



Estamos deixando um ano tumultuado que, certamente, envergonhará a História do Brasil, devido as tantas falcatruas, roubos, corrupções, conchavos políticos imorais unicamente para salvar o poder e sem nenhum tipo de interesse pelo povo. Não sabemos como será 2016, apenas temos certeza que precisaremos beber o cálice amargo de um governo incompetente e corrupto. Mesmo assim e apesar do direito de se revoltar contra os fatos, não podemos nos impedir de buscar o rosto divino, pois nele está a nossa bênção e o encontro com a paz interior.


Um coração silencioso, simples e perseverantemente confiante. Como a Mãe de Deus, queremos aprender de seu Filho a caminhar no caminho da fé sem jamais perder a alegria da esperança e o dom divino da paz, mesmo prevendo dias turbulentos para nossas famílias e para todo o povo, em 2016.

Padre Marcos Belizário Ferreira