segunda-feira, dezembro 07, 2015

II DOMINGO DO ADVENTO


João grita muito. Ele o faz porque vê o povo dormindo e quer despertá-lo, o vê apagado e quer acender em seu coração a fé num Deus Salvador. Seu grito concentra-se num apelo : “Preparai o caminho do Senhor”. Como abrir caminho para Deus ? Como dar-lhe mais lugar em nossa vida?

 


BUSCA PESSOAL: Para muitos, Deus está hoje encoberto por todo tipo de preconceito , dúvidas, más recordações da infância ou experiências religiosas negativas. Como descobri-lo? O importante não é pensar na Igreja, nos padres ou na missa. A primeira coisa é buscar Deus vivo, que se nos revela em Jesus Cristo. Deus se deixa encontrar por aqueles que o buscam. 



ATENÇÃO INTERIOR: Para abrir um caminho para Deus é necessário descer ao fundo de nosso coração . Quem não busca Deus em seu interior, é difícil que o encontre fora. Dentro de nós encontramos medos, perguntas , desejos, vazio...Não importa. Deus está ali, Ele nos criou com um coração que não descansará senão nele. 







COM O CORAÇÃO SINCERO: O que mais nos aproxima do mistério de Deus é viver na verdade, não enganar-nos a nós mesmos, reconhecer nossos erros. O encontro com Deus acontece quando nasce alguém , a partir de dentro, esta oração : “Ó Deus, tem compaixão de mim , porque sou pecador”. Este é o melhor caminho para recuperar a paz e a alegria interior.



EM ATITUDE CONFIANTE: o medo fecha a não poucos o caminho para Deus. Causa-lhes medo encontrar-se com Ele: só pensam em seu juízo e em seus possíveis castigos. Não conseguem crer que Deus é só amor e que , inclusive quando julga o ser humano, Ele o faz com amor infinito . Despertar a confiança neste amor é começar a viver de maneira nova e prazerosa com Deus. 

 

CAMINHOS DIFERENTES: Cada um deve fazer seu próprio percurso . Deus nos acompanha a todos . Não abandona ninguém, e menos ainda quando se encontra perdido. O importante é não perder o desejo humilde de deus. Quem continua confiando, quem de alguma maneira deseja crer, já é “crente” diante desse deus que conhece até o fundo o coração de cada pessoa.