quarta-feira, dezembro 09, 2015

IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA, 08 DE DEZEMBRO DE 2015


Anúncio do Evangelho (Lc 1,26-38)

Naquele tempo, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.

O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”

O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”.

Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.










Homilia Padre Marcos


O Arcanjo disse para Maria se alegrar porque Deus estava com ela. Se Deus está com Maria , mulher, humana, semelhante a Eva, representante da humanidade , ele também está conosco. Tanto é que Jesus é o Emanuel, o Deus conosco , como apresenta o Evangelista Mateus. Temos, portanto , um grande motivo para nos alegrar”Ele está conosco. E se ele está conosco , tudo é possível.Com o anúncio, Maria ficou perturbada . Quais são as nossas perturbações, hoje? Elas têm fundamento ou nós nos perturbamos por qualquer coisa? Mesmo que haja motivos para perturbações em nossa vida , eles logo se dissiparão se confiamos plenamente que Deus está conosco. As perturbações servem para fazermos questionamentos , reflexões sob determinada situação e procurarmos uma solução, uma resposta . Foi o que Maria fez. Ela indaga, questiona o anjo e a resposta que ela ouve é:  “NÃO TENHAS MEDO”. O novo, as mudanças, os acontecimentos da nossa vida não devem nos amedrontar . Precisamos enxergar , em cada situação , por mais surpreendente que ela seja , a graça de Deus . A explicação do anjo não é totalmente compreendida por Maria , mas ela sente no coração que é  a vontade de Deus , e isso basta.  Quando conseguirmos perceber a vontade Deus na nossa vida, nada nos amedronta ou nos detém. Maria percebeu isso e se colocou à disposição de Deus, dando a ele seu sim. É uma entrega total . A partir daquele momento não é mais a vontade dela que conta , mas a vontade de Deus. Dizemos isso todos os dias , quando rezamos a oração do Pai Nosso (seja feita a vossa vontade) , mas temos ainda dificuldade em permitir que a vontade de Deus seja feita na nossa vida. 

A liturgia de hoje nos ensina a dizer sempre sim a Deus e ser coerentes com ele, como foi Maria . Ensina-nos a fazer de nossa vida uma entrega total a Deus . Que esta solenidade e o tempo do Advento que estamos vivendo deixem em nossa vida esse ensinamento. 

cf. Liturgia da Palavra II, Reflexões para Domingos, Solenidades, Festas e memórias ; Pe José Carlos 

Pereira , Paulus . Páginas  470 e 471; São Paulo 2014 .