segunda-feira, janeiro 18, 2016

PADRE MARCOS EM ESTRASBURGO, FRANÇA




Vinho novo

O tema da alegria de Deus encontra-se no Evangelho. O vinho é um símbolo tratado e cantado em alguns salmos como aquilo que alegra o coração do homem e da mulher. É fácil entender que quando tomamos vinho um pouco mais da conta ficamos com o coração alegre. Alguns místicos, como São João da Cruz e Santa Teresa de Ávila, se referem a este fato como alegria espiritual, porque o vinho representa a vida divina. Assim, entendemos que a transformação da água em vinho — e vinho de boa qualidade —, nas Bodas de Caná, é um símbolo da multiplicação da vida divina oferecida a todos nós, para que a nossa vida pessoal e a vida de todo o povo seja uma festa repleta de alegria, regada a vinho bom; vida boa e da melhor qualidade. As Bodas de Caná são uma profecia do que é uma comunidade que vive com Jesus, mas prestemos atenção, vivem com Jesus fazendo o que ele diz. A vida de comunidade torna-se uma festa de casamento com vinho bom quando vivemos o que Jesus diz e ensina. 











Como podemos fazer isto? Vou responder de dois modos. Um deles, como dizia no início da homilia, é tornando-nos discípulos e discípulas de Jesus. Isto significa que assumimos Jesus como Mestre de nossas vidas e vivemos de acordo com aquilo que ele nos ensina. Se queremos participar da festa de casamento, isto é, viver sempre unidos a Jesus, se faz necessário assumir o Evangelho como norma de nossas vidas. O segundo modo de viver como povo, que é a alegria de Deus, está na 2ª leitura. A alegria de Deus é multiplicar o vinho, multiplicar a vida e vida de boa qualidade para todos da comunidade. Se bebemos esta vida divina, ficaremos alegres e seremos chamados a espalhar esta alegria, a repartir esta alegria com outras pessoas. Isto acontece concretamente através dos ministérios, como explicava São Paulo, na 2ª leitura. Nós somos como aqueles servidores que levamos água para Jesus e recebemos de Jesus o vinho novo, a vida nova. Ministério significa serviço; significa colocar-se a serviço da comunidade, para que todos possam saborear e se embebedar do vinho novo, isto é, da vida nova que Jesus multiplica para nós. Nós que provamos deste vinho porque seguimos Jesus como seus discípulos e discípulas, somos convidados a ajudar na distribuição deste vinho novo, desta vida nova, para que todos a possam saborear. Fazemos isso através dos ministérios, dos vários serviços que temos na comunidade. Amém!











    Catedral Notre-Dame de Strasbourg
    Uma história fabulosa.

    Dominando a cidade de Strasbourg, a catedral de Notre Dame destaca-se pela grandeza de suas proporções. Do alto de seus 124 metros, a seta sempre foi o ponto de referência para os visitantes da cidade.

    Aclamada por vários poetas , a igreja destaca-se principalmente pela sua nave gótica, seu relógio astronômico do Renascimento e pela riqueza dos seus portais esculpidos. 

    Deve-se subir os 332 degraus que levam à sua plataforma, lembrando as palavras de Victor Hugo de visita ao Reno: "Estamos tão alto que a paisagem não é mais uma paisagem; mas um mapa geográfico vivo... eu ia de uma torre a outra, admirando, a França, a Suíça e a Alemanha em um único raio de sol".