sexta-feira, março 25, 2016

MISSA DA CEIA E LAVA-PÉS




Eucaristia e misericórdia

Celebramos e caminhamos nos caminhos quaresmais, iluminados com a luz da misericórdia divina. Durante a Quaresma, procuramos contemplar a misericórdia divina para aprender a sermos misericordiosos como Deus é misericordioso. Entramos, agora, no Tríduo Pascal iluminados ainda mais intensamente com a luz da misericórdia divina a partir da Eucaristia. Vamos procurar entender que cada vez que participamos da Eucaristia, nós nos alimentamos com a misericórdia de Deus, porque Jesus é a misericórdia divina que veio nos ensinar como ser misericordiosos, especialmente em nossos relacionamentos. Alimentar-se da Eucaristia, portanto, seja na Mesa da Palavra como na Mesa Eucarística, é uma necessidade para quem deseja ser misericordioso como Deus é misericordioso. Para tanto, vamos considerar apenas dois aspectos que se fazem presentes nesta Missa da Quinta-feira Santa: o mandamento do amor e o gesto do lava-pés.







Mandamento do amor

A aclamação ao Evangelho proclama o grande mandamento cristão: “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei!” No mandamento do amor está o fundamento da misericórdia divina. É impossível haver misericórdia sem o amor na vida pessoal e na vida de uma comunidade. É interessante que observemos que o mandamento do amor reúne duas características. Uma delas é o sentimento, porque amar é expressar o sentimento, é manifestar um sentimento de bem-querer ao outro. As pessoas insensíveis ou que perderam a sensibilidade na vida não têm condições de amar, por isso vivem em constante estado de aridez emocional. Uma condição para se ter misericórdia é cultivar o sentimento do amor em si, capaz de se compadecer pelo outro, capaz de ter empatia com o outro. A segunda característica do mandamento do amor é o jeito de amar: amar como Jesus amou. Amar de modo misericordioso, acolhendo, erguendo os caídos, chamando para viver quem vive deprimido... Indicativos claros que a misericórdia não é, apenas, um sentimento, mas uma atividade decorrente do amor.



Lava-pés: serviço misericordioso

O segundo elemento da atividade misericordiosa presente na Eucaristia é o lava-pés. No dia que Jesus instituiu a Eucaristia ele ajoelhou-se para lavar os pés de seus discípulos. Uma indicação claríssima que a Eucaristia não é — apenas — uma celebração, mas uma celebração que incentiva os celebrantes a viverem gestos concretos de serviço fraterno, que é uma atividade misericordiosa. Com o gesto do lava-pés, Jesus ensina que quem se ajoelha para adorá-lo na Eucaristia, é convidado a ajoelhar-se no dia a dia da vida para lavar os pés de seus irmãos e irmãs, a exemplo do que ele mesmo fez. Isto significa que celebrar a Eucaristia é um chamado a cultivar o serviço solidário e fraterno na vida cotidiana. Eis o que significa ser misericordioso como Deus é misericordioso: significa ter as mesmas atitudes que Deus tem para conosco; agir em favor da vida digna e plena, como Jesus ensinou.















 Eucaristia: escola da misericórdia

A partir destes dois elementos — existem muitos outros — compreendemos que a Eucaristia é uma escola que nos forma na misericórdia, o local onde aprendemos como viver e como cultivar a misericórdia em nossas vidas. Em cada celebração da Missa, Jesus nos propõe como ser misericordiosos, como ter atitudes misericordiosas, fundamentadas no amor e no serviço solidário e fraterno. É este amor e este serviço que celebramos em cada celebração Eucarística, desde aquela primeira Eucaristia, celebrada por Jesus, na Última Ceia. Nós celebramos o amor vivido pessoalmente por Jesus entregando sua vida, presente no Pão e no Vinho, para que pudéssemos viver de modo pleno e, uma vez tendo a vida em plenitude, não a guardemos para nós, mas partilhemos com aqueles que mendigam um sentido para viver. O grande gesto misericordioso de Jesus foi dar a sua vida para nos salvar. A nós que nos alimentamos desta vida, através da Palavra e da Comunhão Eucarística, é nos pedido que vistamos o avental do amor, para que nosso serviço fraterno seja marcado pela misericórdia divina. Amém!