sábado, março 19, 2016

VIA SACRA COM AS CRIANÇAS DA CATEQUESE






Primeira Estação: Jesus agoniza no monte das Oliveiras 

Depois da Última Ceia, Jesus entrou em grande sofrimento. Ele sabia bem que viriam horas muito difíceis. Todavia Ele retirou-se e foi rezar ao Pai. Jesus obedece à vontade do Pai.







Oração

Jesus, depois de jantarmos, em nossa Casa, nos deitamos muitas vezes preocupados, com o dia seguinte. 
Pensamos na prova do colégio, nos trabalhos de casa, nas brincadeiras do dia seguinte, nos colegas... 
Mas nos esquecemos de rezar. 
Jesus, Tu que quiseste a companhia dos teus amigos, na oração da noite, 
aceita a minha companhia. E me ensina, antes de dormir, a rezar a Teu Pai, 
como Tu rezaste! A fazer a Santa Vontade Dele , como Tu mesmo fizestes. 


Segunda Estação : Jesus é traido por Judas, e é preso

Um beijo devia significar um sinal de amizade, mas o beijo que Judas (amigo de Jesus) deu foi um sinal de traição.


Oração:

Jesus, quando chega a noite, muitas vezes dou um beijo, nos meus pais, nos meus irmãos. Mas nem sempre o faço de boa vontade, às vezes, estou indisposto e cansado. Outras vezes ao longo do dia, brigamos, nos desentendemos e então vou dormir sem lhes dar um beijo.

Jesus, ensina-me todas as noites a dar um beijo de amor e de perdão, 
a todos os que estão lá em casa. 

E também a dar-Te um beijo, em Sua Face, um beijo de Amor em reparação ao beijo da traição que recebestes.



Terceira Estação: Jesus é condenado pelo Sinédrio

Bem de manhãzinha, como de costume, Jesus estava acordado. E foi chamado a responder diante das autoridades religiosas daquele tempo, por crime que não cometeu. Jesus foi acusado injustamente. E calou-se. O Seu Olhar de Amor falou por Si.


Oração:

Jesus, de manhã muito cedo, custa muito sair da cama. 
Mal acordo, quando ainda tenho sono, começo logo a pensar nas tarefas do dia.
Ás vezes, porque demoro um pouco para levantar, me acusam de preguiça. 
E muitas vezes respondo com raiva e resmungo. 
Jesus, me ensina a acordar bem disposto, a dizer palavras bonitas. 
E quando não há palavras bonitas,me ensina a calar e a fazer silêncio, mesmo diante de acusações injustas dos que me rodeiam. 
Faz com que o meu olhar de amor, fale por mim e por Ti! 


Quarta Estação: Jesus é renegado por Pedro

Pedro faz de conta que não conhece Jesus. Acorda, de manhã cedo, e começa logo a negar que é amigo de Jesus.



Oração :

Jesus, quantas vezes eu acordo de manhã e faço de conta que não Te conheço. 
Me esqueço de Te dizer uma palavra, de fazer o sinal da cruz, de mostrar que sou teu amigo. 
Não permitas Jesus que eu Te negue ao longo do dia, quero que faças parte cada instante dele, e quando me esquecer de Ti, me perdoa. Porque és um Amigo sempre atento!
Basta o Teu olhar, Jesus, para que eu me sinta bem.
Tu estás sempre comigo! Quero estar sempre junto de Ti! 



Quinta Estação: Jesus é julgado por Pilatos 

Logo de manhã, Jesus é interrogado e julgado pelo poder político do seu tempo. Jesus não responde às provocações. Apesar de ser «rei» não se arma, com poder e triunfo. Até o próprio Pilatos, reconhece que Jesus não fez nada de mal.



Oração:

Jesus, que logo de manhã, começo a ser interrogado já pelos meus pais e irmãos, depois quando chego às aulas, colegas e professores me fazem perguntas, me acusam muitas vezes, me chamam por apelidos, pois tenho alguns colegas que gostam de me provocar, e muitas vezes respondo a todos com raiva, pago com a mesma moeda... Mas sei também que seria mais triste ainda passar despercebido por todos.
Me ajuda Jesus, me ensina quando todos notam minha presença, a me calar, principalmente quando as palavras que estiverem para sairem da minha boca, forem feias. 
Me ensina a responder, somente quando eu tiver palavras boas e bonitas para dizer. 
Me ajuda, Jesus, pois só Tu tens palavras de vida eterna! 


Sexta Estação: Jesus é flagelado e coroado

Começam a doer mais os sofrimentos de Jesus. Jesus sabe que aquele dia, vai ser muito difícil. Mas deixa-se guiar pelo amor.


Oração :

Jesus, quantas vezes também para nós é tão difícil suportar as horas do dia. 
Ás vezes, parece que o tempo não passa, na escola parece que nunca mais chega a hora do intervalo ou a hora de ir para casa. 
Eu Te peço, ó Jesus,me ajuda a me manter calmo e sereno, em todas as horas do dia. 
A ver que cada hora do dia tem a sua beleza, pois Tu Jesus, és o amigo de todas as Horas. 


Sétima Estação : Jesus carrega a cruz e é ajudado por Simão de Cirene 


Ainda de manhã, Jesus carrega a Cruz. Jesus aceita a ajuda de um homem, para levar a sua Cruz. É triste ver Jesus neste estado.



Oração:
Comigo também, Jesus, acontecem coisas tristes durante o dia. Às vezes desaparece um lápis; outras vezes ninguém sabe onde param algumas coisas nossas. 
Sou muito apegado e começo a protestar. Reclamo exigindo tudo o que é meu.
Jesus, me ensina a aceitar os imprevistos e a não querer tudo para mim.
Só Tu és tudo, para todos. 
Me ensina também a não ser indiferente com os outros, com quem precisar de mim, um amigo, um colega ou mesmo meus irmãos, seja na aula, ou no intervalo, na igreja, ou mesmo em minha casa, se me procuram é porque estão com alguma dificuldade, me ajuda, Jesus, porque eu também não sei tudo, também não posso fazer tudo sozinho, mas quero estar sempre atento e disposto a ajudar quem precisar de mim. E Tu és a minha força! 


Oitava Estação : Jesus fala às mulheres de Jerusalém·

As mulheres estavam bem próximas de Jesus. E Jesus olha para elas, com amor. Lembrando que é mais triste pecar e ofender a Deus, do que carregar uma Cruz.



Oração:
 Jesus, no fim do dia, às vezes, sinto uma saudade imensa de estar com meus pais, com meus irmãos, pois ao longo do dia muitas vezes me falta o carinho, o sorriso e a companhia deles. Muitas vezes , aguardo com ansiedade esta hora, para que eu possa lhes contar tudo que se passou comigo durante todo o dia. Mas me ajuda a não me esquecer de Ti, me ajuda que antes de deitar, eu possa lembrar de tudo que aconteceu ao longo do meu dia e nestes acontecimentos enxergar o que fiz de certo e também onde errei e preciso me corrigir...assim com Tua ajuda poderei consertar o que fiz de errado . 
Obrigado Jesus, Tu és a alegria do meu coração. 



Nona Estação : Jesus é crucificado

Foi tudo muito rápido. Queriam dar a Jesus uma espécie de vinagre, para Lhe prolongar os sofrimentos. E eu quantas vezes nego e reclamo do que tenho para comer ou beber. Quantas vezes, quando tenho que me sentar à mesa, fujo, para não ficar ao lado de alguns amigos, de quem não gosto tanto.





Oração : 
 Jesus, quanto me custa também aceitar que me arranquem ou tomem o que tenho, quanto me custa muitas vezes emprestar um brinquedo, um lápis ao meu colega que me pede.
Jesus,me ensina a gostar de todas as comidas que chegam a nossa mesa e me ajuda a ser, como Tu, amigo de todos. 
Me ajuda também a sempre Te receber com o coração limpinho, Tu que és o nosso Pão de sempre, nosso Alimento fisico e espiritual! 



Décima Estação: Jesus na cruz, sujeito à zombaria e ultrajes

Jesus, que eu saiba Te olhar, Te amar, Te respeitar. Que jamais permitas que eu zombe de Ti, nem daqueles que Tu colocas ao meu lado: meus coleguinhas, amigos, irmãos, pais, parentes. Quero lhe trazer meu bom Jesus, não vinagre, mas todos que conheço até Vós, para que eles Te conheçam e Te amem também.


Oração :
Me ajuda, Jesus, a mim que sou tão pequenino, a saciar a tua sede, tua sede de almas.


Décima Primeira Estação : Jesus promete o Seu reino ao bom ladrão



Jesus não está a pensar só nos Seus sofrimentos. Ele é capaz ainda de olhar para o lado e de ver o sofrimento dos outros. Ele se lembra do bom ladrão.


Oração:
Jesus,quantas vezes fico ocupado com as minhas coisas e nem sempre me lembro dos outros. 
Os outros colegas também têm trabalhos-de-casa, também têm problemas de saúde ou dificuldades em aprender e muitos precisam de mim.
Me ensina, Jesus, a lembrar dos outros quando precisam de mim. 
E a me lembrar sempre de Ti, pois sou muito fraco e pequenino. 
Mas sei que Tu estás sempre a meu lado e Se lembra sempre de mim. 



Décima Segunda Estação ; Jesus na cruz, a Mãe e o Discípulo

Mesmo com sofrimentos terríveis, Jesus está preocupado com a sua Mãe. José, o pai de Jesus, já tinha morrido. Maria estava sozinha, junto de Jesus, quando todos os outros fugiram e se esconderam com medo. Jesus confia a sua Mãe a um amigo muito especial, João. E confia o seu amigo, à sua Mãe. Jesus em João nos entrega Sua Mãe como nossa Mãe e nós como Seus filhos. Jesus recomendava aos cuidados da Mãe toda a Igreja. Jesus nos fazia neste momento: Todos irmãos.




Oração:
Quanto a mim, Jesus, nem sempre dou atenção à minha mãe, ao meu pai, que me deram a Vida. 
Nem sempre vejo que precisam de mim e que eu os podia ajudar em alguma coisa.
Me ajuda a ser muito meigo e atento, com a minha mãe, como sou habitualmente com o meu maior amigo ou amiga.

Me ajuda a enxergar o meu próximo, como meu irmão e minha irmã.
Obrigado Jesus, por nos teres dado Maria, como nossa Mãe, ajuda-nos a amá-La sempre. 


Décima Terceira Estação: Jesus morre na cruz


Façamos silêncio. Ouçamos a nossa respiração. Jesus morreu para ressuscitar e fazer respirar o seu amor no nosso coração.
(silêncio total)



Décima Quarta Estação: Jesus é colocado no sepulcro

Jesus está sepultado. É como uma semente de trigo que é lançada à terra. Aí morre, para dar muito fruto.



Oração:

Jesus, nos momentos difíceis, quando não vemos logo os resultados do nosso esforço, nem sempre é fácil acreditar que valeu a pena. 
Dá aos nossos pais, educadores e catequistas a Tua confiança de Semeador. Faz com que eles acreditem, que sempre vale a pena. 
Dá-lhes a certeza, ó Bom Jesus, de que nenhum sacrifício é em vão. 
Nós te pedimos: enche de frutos, de alegria e de Paz, a vida deles e a de cada um de nós. Para que Tu vivas, em Páscoa, nos nossos corações!


Décima Quinta Estação: Ressurreição de Jesus


Ao ver o sepulcro vazio, a primeira reação das mulheres foi julgar que alguém havia roubado o corpo de Jesus. Não conseguiram pensar que Jesus teria ressuscitado, esqueceram de tudo o que Jesus tinha ensinado.




Oração:
Jesus, que eu nunca esqueça os teus ensinamentos. Que nunca esqueça que estás presente e vivo no meio de nós.

Queremos viver unidos contigo no amor. Ajuda-nos a construir um mundo cada vez mais justo e mais feliz.

Amém !