sábado, março 26, 2016

VIGÍLIA DA PÁSCOA DE JESUS



Confiar porque Deus venceu a morte

Feliz Páscoa a cada um e a toda a nossa comunidade. Hoje, celebramos a Ressurreição de Jesus, celebramos a vitória a vida sobre a morte, celebramos a manifestação da misericórdia divina oferecendo-nos a vida em plenitude, graças a Ressurreição do Senhor. Nestes dias, contemplamos e celebramos como Jesus passa por um sofrimento insuportável porque precisava mostrar a nós, humanidade medrosa diante da dor, que a força e a soberania divina se revelam principalmente através do perdão misericordioso, do perdão que re-genera a vida, que gera a vida de um modo novo. Em Jesus, esta expressão misericordiosa da regeneração da vida acontece na Ressurreição. A Ressurreição é a demonstração viva e palpável que o perdão misericordioso de Deus é maior que a ameaça da morte. A misericórdia, em Deus e na naqueles que se tornam misericordiosos, sempre é regeneradora, promotora de vida nova, porque sempre promove a Ressurreição da vida, mesmo quando esta se mostra contaminada por vírus mortais, como a raiva, a mágoa, o ódio.



Celebração da fogo
(da luz)



































Com misericórdia eterna

Regenerar a vida, fazer com que a vida volte a ser nova e renovada. Eis o resultado da Ressurreição de Jesus Cristo na vida de cada um de nós. É assim que ouvimos na profecia de Isaias, na 4ª leitura desta solene Vigília Pascal. Na profecia de Isaias (Is 54,5-14), compreendemos a Ressurreição como o olhar misericordioso de Deus diante das mazelas sofridas pelo povo. Um olhar de tamanha misericórdia, que Deus jura nunca mais irritar-se contra nós e nunca mais dirigir-nos ameaças de destruição. A realidade deste juramento encontra-se na Ressurreição de Jesus, na vitória da vida sobre a morte, justamente sobre esta morte que tanto ameaça nossa vida humana. Pelo seu juramento, Deus garante que sempre terá compaixão misericordiosa para conosco e, como fruto de sua misericórdia infinita, fará um povo novo, fará uma Igreja nova construída sobre pedras preciosas e com muros fortificados e, o mais importante, terá a justiça como fundamento, estabelecendo assim a realização fraterna na terra.


Celebração da Palavra























Relacionamentos fraternos e coração novo

O novo relacionamento, profetizado por Isaias como resultado da misericórdia divina derramada na vida humana, necessita de corações acolhedores, capazes de serem misericordiosos como Deus é misericordioso. É o que ouvimos na 7ª leitura, na bela profecia de Ezequiel, prometendo a regeneração não somente pessoal, mas de todo o povo. É a promessa de uma água pura, símbolo do Espírito Santo, para que os relacionamentos sejam iluminados pelo Espírito divino e não por interesses de lucro ou de outras cumplicidades. É a promessa de um coração novo, não aquele coração de pedra, incapaz de se compadecer e, muito menos, de ser misericordioso com o outro, mas um coração de carne. Quer dizer, um coração que seja totalmente humano, pois quem tiver um coração humano não tratará o outro como inimigo ou desafeto, mas de modo fraterno. A promessa de que um espírito novo em nós, para que pudéssemos ser misericordiosos como o Pai é misericordioso acontece com a Ressurreição de Jesus.


Rito da iniciação de adultos


































Ressuscitar a misericórdia em nosso meio

Hoje, quando solenemente celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor, no contexto do Ano Santo da Misericórdia, somos convidados a nos comprometer com a renovação da vida através de atitudes misericordiosas. Como tantas vezes refletimos no decorrer da Quaresma, não somente ter pena, ter compaixão de quem vive nas misérias da vida, mas assumir uma atitude capaz de falar com palavras e com gestos aquilo que os anjos disseram às mulheres: não se pode procurar Jesus entre os mortos, pois ele ressuscitou. Ter atitudes misericordiosas é assumir um compromisso para resgatar da miséria quem vive o sofrimento de estar ameaçado pela morte. A Ressurreição de Jesus não é uma lembrança que renovamos todos os anos, mas um compromisso com a vida nova para todos, esta sim, que renovamos todos os anos e, mais que isso, que renovamos em cada Eucaristia. Renovar o compromisso com a vida é um gesto misericordioso, como ouvimos nesta longa Liturgia da Palavra. Renovar a vida foi o “trabalho” deste nosso Deus misericordioso, resgatando da morte a vida do seu povo. Renovar a vida com as luzes da Ressurreição é um gesto e uma atitude misericordiosa. Feliz Páscoa, muita ressurreição na sua vida, pois assim a misericórdia iluminará a sua vida em todos os momentos de sua existência. Amém! Aleluia!