sexta-feira, maio 13, 2016

99 ANOS DA APARIÇÃO FÁTIMA



Neste “Sal da Terra, Luz do Mundo” damos destaque para o centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima que se celebram em 2017. Um intenso programa cultural está já a decorrer. Ouviremos nesta edição as declarações à Rádio Vaticano da Irmã Ângela de Fátima Coelho, postuladora da canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco.

Nestes dias 12 e 13 de maio o Santuário de Fátima recebe centenas de milhares de peregrinos vindos de Portugal e de todo o mundo para as celebrações dos 99 anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta.

A peregrinação internacional deste ano de 2016 tem como tema a frase do Evangelho de S. Lucas: “O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador” (Lc 1,47) e é presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa.

D. Manuel Clemente irá consagrar as dioceses portuguesas a Nossa Senhora após um périplo da Virgem Peregrina pelas 21 dioceses de Portugal, incluindo as dioceses das Regiões Autónomas.

No recinto do Santuário há uma novidade importante que é o remodelado altar junto da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Nesta quarta-feira dia 11 de maio na audiência geral na Praça de S. Pedro o Papa Francisco associou-se à celebração do 13 de maio, na Cova da Iria, recordando a devoção de S. João Paulo II por Nossa Senhora de Fátima. Foi na saudação aos peregrinos polacos presentes no Vaticano:

“Sexta-feira celebra-se a memória litúrgica da Bem-Aventurada Maria Virgem de Fátima. Nesta aparição, Maria convida-nos mais uma vez à oração, à penitência e à conversão. Pede-nos de não ofendermos mais a Deus; adverte toda a humanidade sobre a necessidade de abandonar-se a Deus, fonte de amor e de misericórdia. Com o exemplo de S. João Paulo II, grande devoto de Nossa Senhora de Fátima, metamo-nos em atenta escuta da Mãe de Deus e supliquemos a paz para o mundo.”

Francisco já manifestou a sua intenção de estar em Fátima na peregrinação internacional do 13 de maio do próximo ano de 2017, vontade que foi transmitida aos bispos católicos de Portugal em setembro de 2015, no início da visita 'ad Limina'.

A Conferência Episcopal Portuguesa e o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, entregaram convites formais ao Santo Padre para que visite Portugal em 2017, por ocasião da celebração do Centenário das Aparições.

A este propósito recordemos os objetivos da celebração do Centenário das Aparições de Fátima publicados na página oficial do Santuário de Fátima:

Mostrar o relevo das aparições de Fátima para a Igreja e para o mundo. Difundir a mensagem de Fátima a nível nacional e internacional.Fomentar a reflexão sobre a mensagem de Fátima e as suas implicações para a vida cristã. Desenvolver, à luz da mensagem de Fátima, subsídios de apoio à pastoral. Apresentar sugestões para viver a espiritualidade de Fátima. Promover a dimensão festiva do centenário com propostas rituais e culturais. Dar a conhecer a espiritualidade dos videntes de Fátima.

Recentemente, o coordenador da Comissão Organizadora do Centenário das Aparições, em entrevista à Agência Ecclesia, sublinhou a aposta na diversidade. O vice-reitor do Santuário de Fátima, o padre Vítor Coutinho, afirmou que o programa cultural que tem acompanhado a preparação do centenário das aparições permite alargar fronteiras nas propostas da instituição.

“Um santuário tem por missão acolher e dar as melhores condições aos peregrinos para viverem aqui a sua fé, na diversidade que é caraterística das próprias pessoas, terá de haver sempre várias possibilidades de viver neste espaço o encontro com Deus, com a mensagem de Fátima” – assinalou.

O Santuário da Cova da Iria acolhe durante esta primeira grande peregrinação do ano a estreia do espetáculo multidisciplinar: ‘Fátima, o dia em que o Sol bailou’. Um trabalho encomendado pelo Santuário à Vortice Dance Company, uma companhia de bailado residente em Fátima e que este ano completa 15 anos de existência.

O padre Vítor Coutinho refere a qualidade desta Companhia “reconhecida a nível internacional” e que “procura traduzir, através de diversas artes performativas, aquilo que é o núcleo da mensagem de Fátima”, recorrendo às “categorias culturais que as pessoas têm para ler essa mensagem”.

“O objetivo é levar aos homens e mulheres de hoje alguma coisa da mensagem de Fátima através das melhores linguagens que temos” – disse o padre Vitor Coutinho que salientou que os espetáculos pretendem ser uma “forma de acolhimento” a todos, independentemente das suas vivências religiosas.

‘Fátima, o dia em que o Sol bailou’, tem estreia marcada para o dia 13 de maio, pelas 21horas, no grande auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima. Com a assinatura dos coreógrafos e diretores artísticos Cláudia Martins e Rafael Carriço, o espetáculo evoca a presença de Nossa Senhora ‘vestida toda de branco, mais brilhante que o sol’ diante de três crianças de Aljustrel, Lúcia, Jacinta e Francisco, procurando estabelecer um paralelismo entre esse encontro e o mundo contemporâneo.

Após as apresentações em Fátima, a 11, 13 e 15 de maio, o espetáculo estará em cena em Portugal, no Teatro Municipal de Bragança, e no Brasil, passando por cidades como S. Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Natal.

Entretanto, a Irmã Ângela de Fátima Coelho, postuladora da canonização dos beatos Francisco e Jacinta falou recentemente à Rádio Vaticano na reportagem de Domingos Pinto. Nessa entrevista a Irmã Ângela afirma que devemos ter “muita confiança em Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia”.

Entre as obras de misericórdia, esta médica, também vice-postuladora da canonização da Irmã Lúcia, sublinha a “atenção aos doentes” e a “consolação” e destaca ainda os beatos Francisco e Jacinta como modelos incríveis de compaixão por aqueles que sofrem”.

A um ano do centenário das aparições de Fátima, “Sal da Terra, Luz do Mundo” é aqui na Rádio Vaticano em língua portuguesa.



Mensagem do Papa Francisco

“Esta sexta-feira celebra-se a memória litúrgica da Bem-aventurada Maria Virgem de Fátima. Nesta aparição, Maria convida-nos mais uma vez à oração, à penitência e à conversão”, disse o Pontífice perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.

Na saudação aos peregrinos poloneses, o Papa lembrou a figura de São João Paulo II (1920-2005), “grande devoto de Nossa Senhora de Fátima”. “Coloquemo-nos em atenta escuta da Mãe de Deus e supliquemos a paz para o mundo”, pediu ainda Francisco.


Visita a Portugal


A Conferência Episcopal Portuguesa e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entregaram convites formais ao Papa para que este visite Portugal em 2017, por ocasião da celebração do centenário das Aparições.

Francisco já manifestou a sua intenção de estar em Fátima na peregrinação internacional do 13 de maio do próximo ano – vontade que foi transmitida aos bispos de Portugal em setembro de 2015, no início da visita 'ad Limina'.

(BF/Ecclesia)

Fonte: http://br.radiovaticana.va