segunda-feira, maio 09, 2016

DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR


ASCENSÃO DO SENHOR 
"JESUS 'SOBE' PARA 'DESCER', E DESCE ATÉ NÓS DE DIVERSAS FORMAS, CABE A CADA UM DE NÓS PERCEBERMOS SUA PRESENÇA NA MEDIDA EM QUE O ESPIRITO SANTO NOS MOVE E NOS MOSTRA O SENHOR QUE ESTA VIVO NO MEIO DE NÓS"

PADRE MARCOS

 Alegria de conviver com Jesus 

Duas ideias, portanto, que nos acompanham até aqui, sobre a Ascensão de Jesus. Não é uma despedida com um sabor de adeus, mas uma presença diferente, da qual (aqui o segunda idéia) podemos senti-la através de relacionamentos fraternos e misericordiosos com todas as pessoas. Um grande teólogo suíço, muito amigo do Papa emérito Bento XVI, Hans von Balthasar, dizia que o momento da tristeza dos discípulos e discípulas de Jesus aconteceu antes da Ressurreição, no decorrer da Paixão. É, aliás, o próprio Jesus que faz esta reflexão com seus discípulos, antes da Paixão, em Jo 16,22: “vós agora sentis tristeza, mas me vereis novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar a vossa alegria”. Jesus está falando justamente deste Mistério que estamos celebrando hoje, como realização plena da sua Ressurreição. É a alegria Pascal que vive no coração de quem acredita que o Senhor está sempre entre nós. É a alegria que somos convidados a ter em nós, através da paz interior. 
















Ele está no meio de nós 

Duas coisas: a fé e a alegria. Não vive triste e, muito menos, vive desesperado quem acredita que o Senhor Jesus está presente, está no meio de nós, está convivendo conosco. Não vive desanimado quem acredita que o Senhor Jesus está partilhando da sua vida, está fazendo a estrada da sua vida consigo. Vive feliz quem acredita que a Ressurreição do Senhor não foi uma despedida, mas que ele está presente entre nós de muitas outras maneiras. Fé e alegria são duas expressões de nossas vidas que nunca se separam. Podemos passar por momentos tristes, é claro, porque somos humanos, mas — como disse: passar por momentos tristes —, mas jamais permanecer na tristeza porque nossa fé nos diz que Jesus está no meio de nós, que Jesus caminha conosco e está presente na minha vida. É esta alegria que quero desejar a todas as mães de nossa comunidade. A alegria que se fundamenta na fé que Jesus está entre nós e que, vocês mães podem tocá-lo no amor que dedicam ao seus esposos e filhos, e com o qual constroem suas famílias. Parabéns a vocês mães e muita alegria em suas vidas. Amém!