terça-feira, maio 10, 2016

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DA SERRA GRANDE


UMA HISTÓRIA DE FÉ, MILAGRES E SUPERAÇÃO.




DEVOÇÃO A VIRGEM DE FÁTIMA NO CEARÁ

Dentro do contexto das Aparições de Fátima, o povo cearense e particularmente a Serra da Ibiapaba, popularmente chamada de Serra Grande por ser a maior serra do Ceará, foram profundamente influenciados pela devoção a N. Senhora de Fátima. Isto se deve, em especial, a dois fatores: a religiosidade do nosso povo e as peregrinações da imagem da Virgem de Fátima em meados do século passado.

Aqui na Serra Grande, o incentivo a devoção remonta aos anos 50, com as peregrinações da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Essa peregrinação alcançou quase a totalidade das paróquias da Diocese de Sobral, que então compreendia também as paróquias que hoje formam as Dioceses de Tianguá e Crateús.

É claro que tudo isto se insere no contexto amplo das aparições de Fátima, que repercutiu enormemente em todo o mundo. E justamente, pela religiosidade do povo nordestino, encontrou aqui um terreno favorável ao seu cultivo. Um exemplo concreto é a devoção dos dias 13.

As Aparições de Fátima transcendem as fronteiras de Portugal, e alcançam repercussão universal. Acreditamos que isto se deve ao conteúdo das mensagens de Nossa Senhora em Fátima, profundamente centrada no Evangelho.

PRIMEIROS PASSOS ATÉ O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO



Em 2002, começamos a procurar um terreno que pudesse receber um grande santuário. Não foi fácil. Faltou visão e sensibilidade aos proprietários de terrenos, pois seriam eles próprios os primeiros beneficiados. Teve gente que chegou a cobrar três vezes o valor de mercado, achando que a Igreja é rica. Neste sentido tivemos muita paciência. Quando já estávamos decididos, a realizar o projeto num sítio mais distante, nos foi oferecido um hectare de terra para Nossa Senhora.

Havia ainda uma dificuldade, uma rua que desse acesso ao terreno. O problema foi solucionado com a doação de um terreno, feita pelo Sr. Jose Mardônio da Costa, dando assim acesso ao Santuário. Na verdade o terreno ainda era muito pequeno, e com muito sacrifício compramos mais terreno chegando a 35 mil metros. Esta área ainda é pequena, mas esbarramos na falta de visão e especulação de quem tem terreno nas imediações.

Com a definição do local, contratamos o arquiteto Sérgio Linhares. Depois de muito estudo e troca de idéias, nos apresentou um projeto em formato trinitário. Na verdade, mais do que uma igreja nos propôs a construção de um complexo com múltiplos espaços e estrutura de serviços para atender os romeiros.

Em setembro de 2004, Pe. Antônio organizou um mutirão de limpeza do terreno, que na verdade era um pasto de gado. Mas somente um ano depois, em agosto de 2005, foi iniciada a limpeza definitiva. Em 18 de setembro de 2005, foi realizada a primeira missa no local com a benção do terreno. E após o serviço de terraplanagem que removeu mais de 1600 carradas de terra, há treze de novembro de 2005, foi celebrada a missa da pedra fundamental. E finalmente, a 12 de dezembro de 2005 (dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina), iniciamos a construção do Santuário.

Em 02 de fevereiro de 2006, dia de Nossa Senhora das Candeias, foi transferida, numa linda procissão luminosa, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, em caráter definitivo, para o local onde está sendo construído o Santuário. A imagem se encontra num nicho, colocado sobre uma árvore em alusão a azinheira. Neste caso trata-se de um abacateiro que fica próximo à entrada principal do templo.


IMAGEM DOADA PELO SANTUÁRIO DE FÁTIMA DE PORTUGAL




Em dezembro de 2005, incentivado por Dom Jacinto, bispo de Crateús, o padre Antônio escreveu ao reitor do Santuário de Fátima em Portugal, mons. Luciano Guerra, solicitando a doação de uma imagem a ser venerada aqui no Santuário da Serra Grande. Sua carta é prontamente respondida pelo reitor, confirmando a doação da imagem, que chegou a Fortaleza em abril de 2006.

No início de 2006, o padre Antonio formou uma comissão para cuidar da construção do santuário. Um grupo formado por 13 pessoas que acreditavam e se identificavam com o projeto. E mais que isto, devotos de Nossa Senhora. A comissão foi constituída com os seguintes membros: Padre Antonio Irineu, Antonio Edvar de Moraes, George Pimenta, Bismarck Bastos, Odete Bastos, Cremilda Jorge, Rosalene Camelo, Marta, Arminda, Ludimá Marques, Marlene, Margarida Vasconcelos, Nelsa, e Francisco Antonio.

A partir de então, a comissão passou a programar e a trabalhar intensamente na preparação da chegada da imagem, marcada para 13 de outubro de 2006. O padre Antonio buscou e conseguiu apoio dos Sistema Verdes Mares de Comunicação para divulgar e cobrir o evento. Em audiência com o Diretor Geral do Sistema, Sr. Edilmar Norões, conseguiu reportagens na TV Diário, TV Verdes Mares e emissoras de Rádio. Conseguiu ainda uma campanha com o apoio da ACERT, que veiculou durante um mês um spot divulgando a chegada da imagem em 121 emissoras de Rádio do Ceará.

O efeito foi extraordinário. No dia 13 de outubro de 2006, chega a São Benedito a imagem de Nossa Senhora de Fátima, trazida por D. Javier e D. Coutinho, a bordo do avião do Sr. Fernando Linhares. Mais de 40 mil pessoas (calculo da policia militar) se emocionaram nas ruas de São Benedito para saudar a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que desfilou num carro de bombeiros na maior concentração humana de toda a história da Ibiapaba.



CRIAÇÃO DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA DA SERRA GRANDE


Três horas de muita emoção, foi a duração do percurso de cinco quilômetros que separam o Campo de Pouso do Santuário de Fátima da Serra Grande. Precisamente, às 15:45, chegou a São Benedito a Imagem de Nossa Senhora de Fátima e somente às 18:30hs, deu-se inicio a Celebração Solene de Criação Oficial do Santuário de Fátima da Serra Grande e a Entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima.

A Liturgia oficial, presidida pelo Bispo diocesano Dom Francisco Javiér Hernández Arnedo, contou ainda com a presença de Dom José Bezerra Coutinho (Bispo Emérito de Estância), Pe. Antonio Martins Irineu (Vigário Geral da Diocese de Tianguá e Administrador do Santuário), Mons. Tibúrcio Gonçalves de Paula, Mons. Tarcisio Mello, Mons. Odilon Marinho, Mons. Martins, Pe. Carlos Alberto, Pe. Raimundo Lúcio, Pe. Lusmar, Pe. Arnalton , Pe. Pedro Gotardo, Pe. Fantico, Pe. Olívio Oliveira, Fr. Lucimarcos, Pe. Erlando, Pe. Manoel Gomes, Pe. Luiz Gonzaga, Pe. Clodoaldo, Fr. Vicente Diez Melcon, Fr. João Monoel, Fr. Refugio, Pe. Luciano, Pe. Everaldo.


Em clima de muita emoção, aconteceu a celebração solenizada pelo Coral de Maria de Tianguá. Mais de seis mil pessoas se comprimiam no Templo principal, ainda em construção, e milhares de pessoas acompanharam a cerimônia das imediações do Santuário que ficou pequeno para tanta gente.

Após a proclamação do Evangelho, o Chanceler da Diocese, Célio Santiago leu o decreto de Criação do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande. Em seguida D. Xavier, falou muito sobre a devoção mariana como um marco e uma referência do povo católico da Ibiapaba e sobre a importância deste Santuário Diocesano como Centro de Espiritualidade Mariana para o Ceará e o Nordeste.

No final da missa, em pronunciamento emocionante, Dom Coutinho recordou da vinda da imagem peregrina de Fátima a São Benedito em 1954. Com certeza está ai uma das raízes deste santuário.


SANTUÁRIO DE FÁTIMA DA SERRA GRANDE



Dedicado a Nossa Senhora de Fátima, uma das devoções mais queridas do povo cearense. Este santuário será um dos maiores do Nordeste do Brasil. O que nos dá esta certeza é o grande número de romeiros que visitam este santuário, apesar de ser ainda um canteiro de obras, já é um centro de romarias, atraindo mais de quinze mil fiéis a cada mês. Pessoas vindas de diversas localidades já fazem aqui suas promessas e cumprem seus votos.

E o mais incrível, é a marca da partilha que caracteriza a construção deste santuário. Toda a obra, orçada em 12 milhões, esta sendo custeada pelas ofertas dos fiéis. Até aqui já realizamos 50% da obra, o que corresponde a investimentos da ordem de 6 milhões. Estes números expressam a magnitude deste Santuário com seus cinco mil e duzentos metros quadrados de área construída.

O Santuário comporta de modo confortável e respeitando às prescrições legais, a 1.800 fiéis sentados (5 mil em pé), com acessos especiais e ambientes planejados para deficientes e acomodações adequadas para Idosos e Crianças.

Além do templo principal, o complexo conta ainda com várias capelas auxiliares: 2 Capelas do Santíssimo, capela da Misericórdia, Capela Mãe de Deus, Capela dos Pastorinhos. Sala dos milagres. Sete salas para confissão. Duas sacristias amplas. Reitoria e administração. 50 sanitários. Capela do batismo. Passarela das bênçãos. Coro. Sala de musica. Estúdio para transmissão radiofônica. Praça e fonte dos três pastorinhos. Via-sacra em tamanho natural no canteiro central da avenida Paixão de Cristo. Duas praças e amplo estacionamento interno. Posteriormente, compondo o Complexo do Santuário serão construídos dois anexos. Um centro de apoio aos romeiros e um centro de pastoral.

A obra prevê também a construção da “Trilha do Rosário”, uma rede seqüencial de 20 capelas, representando os 20 mistérios do rosário. No final da trilha temos um belíssimo mirante, de onde se visualiza a beleza da serra e do sertão com infra-estrutura para acolher bem os romeiros. O projeto prevê ainda, nas imediações do mirante, a construção de uma capela semi-aberta dedicada a João Paulo II. No local também se erguerá uma imagem de N. Senhora com 18mt e os três pastorinhos.

E num percurso mais longo, uma trilha ecológica denominada também de “Trilha do Rosário”. Aqui também, se destacará o pedido mais contunde de Nossa Senhora em Fátima, a oração e contemplação dos mistérios do Rosário.

Durante os 3 últimos anos o Santuário concentrou todos os seus esforços em obras de acabamento e sonorização de todo o complexo. Os recursos para esta etapa, orçada em 2.5 milhões, vieram das Campanhas: “Sua Nota Vale dinheiro”, Campanha Romeiro de Fátima, Convênio com a SETUR-CE (500 mil r$), e ofertas espontâneas dos fiéis.

Atualmente estamos trabalhando na conclusão das obras de acabamento do presbitério e revestindo as paredes internas com pedra medieval de limestone. Um acabamento rústico e natural que cria aconchego e convida à oração. Esta obra está em curso, esperamos em breve, com sua ajuda, podermos iniciar a construção do centro de apoio ao romeiro.

Pe. Antonio Martins Irineu
Administrador do Santuário de Fátima.


Para ajudar é só clicar 
Via Banco ou PagSeguro