sexta-feira, junho 10, 2016

NOVA MSSÃO: CAPELA SÃO JOSÉ DE ANCHIETA



No dia 09 de junho de 2016 , na Festa de São José de Anchieta , foi realizado Culto ecumênico na antiga Capela presbiteriana , agora Capela São José de Anchieta, localizada na Estrada da Canoa. A celebração contou com a presidência do Reverendo Pastor José Mirabeau (da Igreja Presbiteriana de Copacabana) ,e Padre Marcos Belizário Ferreira (pároco da Paróquia de São Conrado) . Durante a bela celebração que também contou com a presença de inúmeros paroquianos a chave da igreja foi passada para mãos da comunidade católica de São Conrado, representada pelo seu pároco padre Marcos. 

Rezados os salmos e proclamada a Leitura de São Pedro seguiram-se as meditações e a passagem de missão. 


I Pd 1,22s 

Pela obediência à verdade, purificastes as vossas almas, para praticar um amor fraterno sem fingimento. Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor. Nascestes de novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a palavra de Deus, viva e permanente.   

        
Pastor José exortou a todos pedindo a Deus que se voltasse para o Seu povo ali reunido, valendo-se o reverendo pastor da benção de Aarão, e assim numa bela meditação em forma de oração invocou O Senhor sobre todos aqueles que no passado, a 40 anos, construíram a Igreja Presbiteriana em São Conrado e sobre todos os que a partir de agora continuarão a obra do Senhor atentos ao Bom Pastor que nos guia com segurança , sem medo da nova missão e motivados pelo “ide e evangelizai...” de Jesus a seus apóstolos. 

Padre Marcos refletiu sobre o salmo 64, lembrando que nós somos visitados por Deus como a chuva que abundantemente cai sobre nós e prepara a terra para uma nova sementeira. Dirigindo-se ao Pastor José, disse: “muito mais fácil trabalhar em uma terra “amolecida” pela chuva do que trabalhar no deserto (ou na aridez) . Os presbiterianos prepararam a terra , plantaram sementes , frutos foram e são ainda colhidos , mas o trabalho deve continuar, e assim o faremos com amor e ardor”. Apontando para a porta do prédio (da capela), ainda afirmou: “não menos significativo no Ano Santo da Misericórdia , onde dentre os gestos propostos aos fiéis católicos deve-se passar pela porta santa, após 3 anos de um templo fechado reabrimos as portas de uma igreja para que possa acolher e celebrar a fé em Jesus morto e ressuscitado. Ao menos nesta data , hoje 09 de junho  , mais importante que própria porta da Basílica de São Pedro em Roma, ou da Catedral do Rio de Janeiro, a porta da nova Capela de São José de Anchieta tornou-se nossa “porta santa”, passar por ela é experimentar o que Nosso Jesus nos pede:

Mt 5, 23s


“...Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta."



Assim irmãos e irmãs, estamos vivendo o ecumenismo, muito mais do que discutir passagens teológicas estamos colocando em prática o que o Concílio Vaticano II nos pede. Estamos aqui como irmãos recebendo dos presbiterianos uma missão confiada a nós. Como um membro de família confia ao outro uma obra,um trabalho, pois sabe que professando o mesmo Credo, experimentando o mesmo amor que Jesus tem por toda humanidade a Obra dele continuará." Concluiu Padre Marcos . 

O canto da Virgem Maria encheu os corações de alegria e proclamado por todos com intenso júbilo agradecemos a Deus tudo o que o Senhor fez e faz. 


Rio de Janeiro, 09 de junho de 2016 
Festa de São José de Anchieta 
Padre Marcos Belizário Ferreira