terça-feira, junho 21, 2016

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM





Assim sendo, depois de perguntar para os discípulos o que as multidões diziam sobre ele, jesus lança a questão aos próprios discípulos. Eles tinham a obrigação de saber quem era jesus , pois estavam o tempo todo com ele, comiam com ele, acompanhavam-no na sua missão , viam as coisas que ele fazia e sua sintonia com deus. foi então que Pedro, prontamente, respondeu: “o messias de deus”. Diante da resposta, jesus os proibiu severamente que contassem isso a alguém. 




Não seria melhor que eles saíssem por aí e contassem para todo mundo , para as multidões , que jesus era o messias de deus? Olhando por esse lado , parece que seria o mais correto, pois muitos entendem que evangelizar ou anunciar a palavra de deus é levar um conceito teórico de jesus, algo definido sobre ele. mas não é bem assim . só se descobre quem é jesus se comprometendo com ele, e não apenas sabendo teorias sobre ele. se assim fosse , os doutores da lei seriam os que mais sabiam sobre jesus. 



A pedagogia de jesus é essa: ele não dá o peixe pronto, mas ensina os discípulos a pescar; ele não dá o alimento para a multidão , mas ensina a partilhar o pouco que eles têm , e assim nós vamos entendendo que jesus não traz coisas prontas , que não faz mágica nem tem atitudes paternalistas, mas quer que nós aprendamos com ele , que tenhamos compromisso e responsabilidade com o seu reino. quem recebe um conceito pronto de jesus não vai aprender quase nada sobre ele e não vai amá-lo como deveria. porém quem descobre jesus por seu envolvimento , pela sua busca e comprometimento , este sim saberá verdadeiramente quem ele é . 


Assim, os discípulos ali presentes foram proibidos de dizer quem ele era, mas receberam uma verdadeira catequese sobre jesus e sua missão , pois só conhecemos jesus quando conhecemos sua missão e as consequências dela. Por isso Jesus disse a eles que 'deveria sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da lei, ser morto e ressuscitar no terceiro dia” (lc 9,22)


Quem quer seguir cristo por um caminho tão tortuoso, o caminho da cruz? poucos, pois muitos querem apenas o caminho das glórias , das coisas boas, dos lugares de destaque, dos privilégios. porém nenhuma glória é verdadeira se não tiver passado pela cruz . 

Precisamos responder com a prática , pois muita gente consegue fazer definições belíssimas sobre jesus , com argumentos profundamente teológicos, mas não se envolve com sua missão .