sexta-feira, agosto 26, 2016

MENSAGEM PELO DIA DAS CATEQUISTAS


No contexto do mês temático de agosto, dedicado a orações e reflexões sobre a Vocação na Igreja, este Domingo e o decorrer da semana que lhe segue, é dedicado aos ministérios leigos, com especial destaque à catequese. Por isso, neste último Domingo celebra-se o Dia do Catequista. Um Domingo para agradecer aos catequistas, mas também para refletir sobre o caminho e o processo da catequese na comunidade.

Um dos principais pilares da catequese é a Sagrada Escritura. Graças a Deus é preciso reconhecer que a Bíblia entrou na catequese e faz parte da catequese desde os primeiros passos dos catequizandos até os últimos momentos, quando deixa a catequese. Vejo com alegria que crianças, adolescentes e jovens chegam à catequese com a Bíblia na mão, manuseando a Bíblia com facilidade e a lendo com interesse. Bem diferente de alguns encontros com adultos, em tempos atrás, que para anunciar uma passagem bíblica, o dirigente da pregação citava a página da Bíblia ou das várias edições bíblicas que pudessem haver na pregação ou na palestra.

A Bíblia na catequese tem uma proposta bem clara: ser luz e caminho na vida da pessoa. Por isso, o primeiro passo do catequista é acender esta luz e começar a mostrar este caminho de vida presente na Bíblia, especialmente no Evangelho. O processo catequético bíblico vai desde a apresentação da Bíblia como Palavra de Deus, passa pelo aprendizado do manuseio da Bíblia até chegar ao estudo e à vivência da Bíblia. Tudo isso é feito por etapas, considerando a idade e as propostas pedagógicas para cada tempo. A finalidade desse processo é a conversão ao discipulado. Não apenas conhecer a Bíblia; a finalidade da Bíblia na catequese é ajudar o catequizando a conhecer Jesus e fazer com que ele seja Mestre na vida de cada catequizando.


É dentro deste objetivo que está a proposta vocacional do catequista, no sentido dele ser, antes mesmo de ser catequista, um discípulo e discípula de Jesus. Esta é a melhor definição de catequista, ao meu ver: um discípulo e discípula de Jesus que conduz catequizandos nos caminhos da Palavra de Deus, presente na Bíblia para torná-los discípulos e discípulas do Mestre Jesus. O catequista não é um professor e nem um especialista em doutrina religiosa, mas um discípulo e discípula de Jesus. Ou, numa palavra, ele é testemunho vivo do Evangelho para seus catequizandos.

                                                                              (Francisco Régis)
                                                                         Liturgia.pro