segunda-feira, agosto 15, 2016

XX DOMINGO DO TEMPO COMUM


Pelos caminhos da Galiléia , Jesus se esforçava por transmitir o “fogo” que ardia em seu coração . Na tradição cristã permaneceram diversos vestígios de seu desejo. Lucas o recolhe da seguinte maneira: “EU VIM ATEAR FOGO AO MUNDO: E OXALÁ JÁ TIVESSE ARDENDO!” Um evangelho apócrifo mais tardio lembra outro dito que pode provir de Jesus : “QUEM ESTÁPERTO DE MIM ESTÁ PERTO DO FOGO . QUEM ESTÁ LONGE DE MIM ESTÁ LONGE DO REINO”.

Jesus deseja que o fogo que Ele traz dentro de si queime realmente , que ninguém o apaguem que se propague por toda a terra e que o mundo inteiro se inflame. Quem se aproxima de Jesus com os olhos abertos e o coração desperto vai descobrindo que o “fogo; que arde em seu interior é a paixão por Deus e a compaixão pelos que sofrem. É isto que o ,ove e o faz viver buscando o reino de deus e sua justiça até à morte .

A paixão por Deus e pelos pobres vem de Jesus, e só se acende em seus seguidores ao contato com o Evangelho e com seu espírito renovador. Vai além do convencional. Pouco tem a ver com a rotina da boa ordem e a frieza do normativo. Sem esse fogo,a vida cristã acaba extinguindo- o grande pecado dos cristãos será sempre deixar que esse fogo de Jesus vá se apagando.

Para que serve uma Igreja de cristãos instalados comodamente na vida, sem paixão alguma por Deus e sem compaixão e sem compaixão pelos que sofrem? Para que se precisa no mundo de cristãos incapazes de atrair , transmitir luz ou oferecer calor ?

As palavras de Jesus nos convidam a deixar-nos inflamar por seu Espírito , sem perder-nos em questões secundárias ou marginais. Quem não se deixou queimar por Jesus ainda não conhece o poder transformador que ele quis introduzir na Terra. Pode praticar corretamente a religião cristã , mas ainda não descobriu o aspecto mais apaixonante do Evangelho .






Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.