sábado, outubro 22, 2016

PADRE MARCOS NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA





Queridos irmãos da Paróquia de São Conrado hoje, 22 de outubro , rezamos missa em Fátima , agradecendo os nossos 25 anos de Ordenação Sacerdotal , os 75 anos de vida de mamãe (D Lígia) , os 100 anos do jubileu da aparição da Virgem Maria em Fátima e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição em Aparecida . 

Rezamos por todos vocês , paroquianos e funcionários , peregrinos , e pelo Brasil. 

Estivemos também em Valinhos onde rezamos o Rosário , lugar das aparições da Virgem Maria em 19 de agosto de 1917 e das 3 aparições do Anjo de Portugal em 1916 , aos Pastorinhos. 


Momentos de orações com outros peregrinos do Japão e da Espanha .

Deus abençoe 

Padre Marcos




O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (mais conhecido, simplesmente, por Santuário de Fátima), localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima (Portugal), é um dos mais importantes santuários marianos do mundo. O atual reitor deste santuário é o Padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas.


Em 1917 (ano da revolução soviética), Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia dos Santos (conhecidos por "os três pastorinhos"), dizem ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, tendo em Agosto acontecido no dia 19. No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido que se rezasse o terço todos os dias, conversão, e penitência. Numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma capela naquele lugar, que actualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido até aos dias de hoje, existindo já duas basílicas, aumentando assim a capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto.



O Santuário de Fátima é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Basílica da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007. Destacam-se ainda a Capela do Lausperene (Laus Perene = Louvor Permanente) (onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada) e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissão).



A Capelinha das Aparições é uma capela localizada na Cova da Iria, no recinto do Santuário de Fátima em Portugal. O pedestal onde se encontra a escultura original de Nossa Senhora marca o sítio exacto onde estava a pequena azinheira sobre a qual a Santíssima Virgem Maria apareceu aos três pastorinhos de Fátima a 13 de Maio, de Junho, de Julho, de Setembro e de Outubro de 1917. 

A capelinha foi construída em resposta ao pedido de Nossa Senhora do Rosário: "Quero que façam aqui uma capela em minha honra". Edificou-se no local exacto das aparições decorridas em Fátima no ano de 1917. De 28 de Abril a 15 de Junho de 1919, a tarefa foi executada pelo pedreiro Joaquim Barbeiro da povoação de Santa Catarina da Serra.


A 13 de Outubro de 1921 passou a ser permitida oficialmente a celebração da Missa, pela primeira vez, junto à Capelinha.


Em 6 de Março de 1922, a capelinha foi dinamitada por desconhecidos, mas foi reconstruída nesse mesmo ano.


Em 1982 foi construído um vasto alpendre, tendo sido inaugurado aquando da visita do Papa João Paulo II em 12 de Maio nesse ano.


Em 1988, declarado Ano Mariano, o alpendre da capelinha foi forrado com madeira de pinho, proveniente da Rússia, norte da Sibéria. Foi escolhida esta madeira pela sua durabilidade e leveza.


A capelinha original, embora sujeita a ligeiras reparações no decorrer dos anos, mantém os traços de uma ermida popular.

Padre Givanildo presidiu a missa e padre Marcos concelebrou a eucaristia na capela Sagrada da Família pelos 25 anos de Ordenação Sacerdotal , em Fátima Portugal 22 de outubro de 2016.