segunda-feira, maio 08, 2017

4º DOMINGO DA PÁSCOA



O mundo precisa hoje de nova seiva para viver. As Igrejas andam buscando ânimo e esperança. As multidões pobres do planeta reivindicam justiça e pão. 

O problema não é de mudanças políticas, nem de renovações teológicas , mas de vida. Estamos necessitados de algo parecido com o “fogo” de que Jesus foi tomado em sua breve passagem pela terra: sua mística , sua lucidez , sua paixão pelo ser humano. Precisamos de pessoas como Ele, de palavras com as dele, de esperança e amor como os dele . Precisamos retornar a Jesus.

Jesus não impõe nada. Não força ninguém. Chama cada um “por seu nome”. Para Ele não há massas. Cada um tem nome e rosto próprios. Cada um deve escutar sua voz sem confundi-la com a de estranhos que não passam de “ladrões”, que roubam do povo luz e esperança. 

O decisivo é isto: não escutar vozes estranhas, fugir de mensagens que não vêm da Galileia. Sempre que a Igreja procurou renovar-se , ela desencadeou um retorno a Jesus para seguir de novo seus passos . Como foi lembrado muitas vezes, “segue-me” é a primeira e última palavra de Jesus a Pedro. 


“Minhas ovelhas escutam a minha voz...e me seguem”. Despertar em nós a capacidade de ouvir Jesus. SE não quisermos que nossa fé se vá diluindo progressivamente em formas decadentes de religiosidade superficial, no meio de uma sociedade que invade nossas consciências com mensagens, palavras de ordem , imagens , comunicados e anúncios de todo o tipo, temos que aprender a pôr no centro de nossas vidas (e comunidades) a Palavra viva, concreta e inconfundível de Jesus , nosso único Senhor . 


Mas não basta escutar a sua voz. É necessário seguir seus passos. Chegou o momento de decidir-nos entre contentar-nos com uma religião que tranquiliza as consciências, mas afoga nossa alegria, ou aprender a viver a fé cristã como uma aventura apaixonante de seguir a Jesus.


A aventura consiste em crer no que Ele creu, dar importância ao que Ele deu, defender a causa do ser humano como Ele a defendeu, aproximar-nos dos indefesos e desvalidos como Ele se aproximou, ser livres para fazer o bem com Ele o fez, confiar no Pai como Ele confiou e enfrentar a vida e a morte com a esperança que Ele as enfrentou. 


Se aqueles que vivem perdidos, sós e desorientados, podem encontrar na comunidade cristã um lugar onde as aprende a viver de maneira mais digna, solidária e libertada seguindo a Jesus. a Igreja estará oferecendo um de seus melhores serviços.













No IV Domingo da Páscoa comemoramos 1 ano do horário das 12 horas. O novo horário foi inaugurado em 01 de maio de 2016, uma sugestão do Conselho Pastoral, aprovada pelo pároco, e hoje reconhecemos que o Espirito Santo confirmou que para melhor atender ao povo de Deus, e aos moradores de São Conrado, foi uma oportunidade eficaz de celebrarmos o Dia do Senhor.