sexta-feira, junho 16, 2017

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI



O deserto na experiência humana 

A Palavra da Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor, na 1ª leitura, inicia-se com o imperativo do verbo “lembrar”: “lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor teu Deus te conduziu”. Lembrar não no sentido de ter uma lembrança, como quando olhamos para uma fotografia, mas no sentido de “recordar”, isto é, de trazer para dentro do coração. Recordar, num sentido ainda mais profundo, de fazer memória que, na linguagem Bíblica, significa tornar presente. É o que o padre diz em toda Consagração Eucarística: “fazei isto em memória de mim!” A 1ª leitura, portanto, pede que trazemos para o nosso hoje um sentido importante da Eucaristia: aquele da condução de Deus. Assim como Deus conduziu o povo pelo deserto, hoje, ele continua nos conduzindo em tantos desertos, em tantas dificuldades que enfrentamos na vida.


Deus alimenta no deserto 


O deserto é uma experiência existencial. No deserto não existe estradas e indicações por onde caminhar. Por isso, quem caminha na fé entra no deserto e se deixa conduzir por Deus. A Eucaristia é um momento condutor da vida humana. Em todas as celebrações, através do Pão da Palavra, a Eucaristia propõe caminhos, indica metas existenciais, orienta como se comportar diante de acontecimentos da vida, sejam tristes ou alegres. É o que diz a 1ª leitura: a necessidade de sermos conduzidos ao deserto para aprender“que não somente de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca do Senhor”. O deserto de ontem, e os tantos desertos de nossos dias, mostra que não
podemos orientar nossas vidas sozinhos, pois precisamos de um guia que nos conduza, que conduza nossas vidas por caminhos seguros não promotores de escravidões. A Eucaristia, portanto, como local onde se ouve a voz divina indicando o caminho seguro para se viver na liberdade, para se viver plenamente livre.


O sentido da vida em Jesus 


A característica principal de viver na terra prometida, que continua sendo prometida a cada um de nós, consiste na vida livre. Esta liberdade só é possível em quem se alimentar com a vida divina, que se encontra em Jesus, o “pão vivo descido do céu”. A verdadeira nutrição da vida humana não consiste em alimentar a vida com alimentos que duram por um tempo, como por exemplo, a fama: alimenta a vida por um tempo e depois desaparece. Como por exemplo, o poder, que dura por um tempo e depois desaparece. Só mesmo quem alimenta a sua vida com a vida divina viverá eternamente. Este alimentar-se com a vida divina encontra-se na Eucaristia, nas duas Mesas que nos alimentam com o Pão da Palavra e com o Corpo e Sangue de Jesus. A Eucaristia não é uma simples devoção, é um local no qual encontramos o sentido da vida, no qual Deus mesmo nos conduz, como refletimos na 1ª leitura; onde Deus mesmo nos alimenta, como diz o Evangelho. Na Eucaristia está o sentido da vida e do nosso viver. Amém!

















Benção do Bairro de São Conrado










"Carinhos de Deus"
Durante a benção com o Santíssimo Sacramento sobre o bairro de São Conrado ocorreu um efeito na máquina fotográfica que nos trouxe alento e alegria. Pode não ser milagre mas sempre interpretaremos efeitos não propositais como um carinho de Deus, mesmo porque tendo o padre o Corpo de Cristo no ostensório e estando abençoando o bairro surgem paulatinamente raios de luzes que vão aumentando de acordo com o registro da foto. Pedimos a Deus que sobre nós paroquianos de São Conrado, sobre nós moradores de São Conrado, sobre nós que trabalhamos em São Conrado e sobre todos aqueles que passam pelo bairro de São Conrado que a benção de Deus Todo Poderoso permaneça para sempre. Amém.

Padre Marcos Belizário Ferreira
Pároco






Adoração ao Santíssimo Sacramento