segunda-feira, junho 05, 2017

SOLENIDADE DE PENTECOSTES 2017


Pentecostes é atitude! 

É Pentecostes quando você ama!

É Pentecostes quando você perdoa!

É Pentecostes quando você constrói a paz!

É Pentecostes quando você promove a paz!

É Pentecostes quando você estende a mão ao necessitado!

É Pentecostes quando você escuta seu irmão!

É Pentecostes quando você inclui o excluído!

É Pentecostes quando você olha para sua família!

É Pentecostes quando você olha para seu esposo!

É Pentecostes quando você olha para sua esposa!

É Pentecostes quando você olha para os seus filhos!

É Pentecostes quando você ouve a Palavra de Deus e coloca em prática!

É Pentecostes quando você comunga do Corpo de Cristo!

É Pentecostes quando você se reúne com seus irmãos de fé e na fé e em comunidade!

É Pentecostes desde o seu Batismo!

É Pentecostes na sua Crisma!

É Pentecostes no Ministro Ordenado!

É Pentecostes no Sacramento do Matrimônio!

É Pentecostes na Unção dos Enfermos!

É Pentecostes quando você é perdoado!

É Pentecostes quando você se afasta do mal!

É Pentecostes quando você promove a verdade!

É Pentecostes na sua honestidade!

É Pentecostes quando afastamos a corrupção!

Enfim, é Pentecostes porque Deus atua em nós por meio do seu Espirito.

Homilia 

Não poucas vezes, percebe-se uma tentativa saudável e bem-vinda de se fazer experiência de Pentecostes em grandes concentrações recheadas de canções, pregações e celebrações. É o lado celebrativo e festivo de quem deseja se reunir para agradecer o grande dom divino com o derramamento do Espírito Santo em nossas vidas pessoais e na Igreja que sempre se renova, graças a presença do Espírito divino. 

Contudo, é sempre bom lembrar que Pentecostes não se resume a apenas um Domingo para ser celebrado festivamente. Pentecostes é atitude e atividade, porque o Espírito Santo, naqueles corações que o acolhem, sempre produz movimento, atividade, renovação. É Pentecostes que acontece quando alguém age misericordiosamente com um irmão ou irmã necessitado. É Pentecostes acontecendo quando alguém se abre para acolher a Palavra divina e se deixa transformar por ela, porque Pentecostes é fogo que acende o acolhimento do Evangelho na vida pessoal. 

É também Pentecostes acontecendo onde existem homens e mulheres dedicados a tornar nossa sociedade mais justa e mais honesta, recusando todo e qualquer tipo de corrupção e de trapaça. Sim, estes são atos de Pentecostes porque o Espírito de Deus, derramado em nossos corações, nos conduz para a verdade e para a honestidade, para a mudança e para a promoção de um novo modo de viver. É um Espírito que nos incentiva e nos empenha em construir a paz, estendendo a mão a quem é excluído e vive com medo da violência que machuca e que mata. 

Muitos outros exemplos da atualização de Pentecostes, no cotidiano de nossas vidas, poderiam ser propostos como reflexão e, até mesmo, como rememoração. Tudo aquilo que for para o bem do homem e da mulher, tudo aquilo que valorizar e defender a vida humana e a natureza, por oferecer condições de vida mais dignas, é Pentecostes. É ali, na renovação e na promoção da vida, que se percebe o Espírito Santo como guia espiritual da Igreja, em sua missão na terra, e igualmente para que cada discípulo e discípula de Jesus sejam testemunhas autênticas do Evangelho. 

Por fim, a atividade do Espírito Santo, iniciada em Pentecostes é que o Espírito Santo nos torna artesãos da vida. Estou dizendo que a vida não nos pode levar, somos nós que conduzimos a vida e que a construímos. Nós, bem entendido, e o Espírito Santo que habita em nossos corações. O Evangelho diz que os discípulos estavam escondidos e com medo. É a imagem da vida de muita gente. São cristãos, mas vivem o Evangelho escondidos, com medo daqueles que questionam, aqueles que pedem motivos de nossa fé e de nossa esperança, daqueles que nos criticam e, até mesmo, nos ridicularizam. O Evangelho diz que Jesus soprou o Espírito Santo sobre eles. Sopro! Ninguém ouve o sopro; é silencioso. É no acolhimento do Espírito Santo que, silenciosamente, ele nos fortalece e nos encoraja para testemunhar e viver o Evangelho sem medo neste nosso momento histórico. Amém! 
































NOSSA SENHORA DO DIVINO AMOR


Oração

Um sopro suave,
gentil e completamente silencioso.
Como todo sopro:
silencioso.
Silenciosamente pousando na vida
vivida de quem tem o coração aberto.
Sopro sem cheiro
e nem gosto.
Apenas a brisa do hálito divino pousando no coração:
Espírito Santo de Deus.
Espírito que silenciosamente
conduz a vida nos caminhos do Evangelho,
silenciosamente conduz a vida nos caminhos da terra,
tendo como meta a vida plena.
Vinde, Espírito Santo
e renovai-nos.