segunda-feira, julho 24, 2017

XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM



Deus é bom 

A Palavra deste Domingo fala de dois tipos de sementes: a semente do bem e a semente do mal, esta última simbolizada no joio. Jesus explica que o bem e o mal são cultivados igualmente no meio da sociedade, mas também na comunidade eclesial e, infelizmente, em muitas famílias. Uma fofoca, por exemplo, é um joio que pode estragar anos de cultivo de alguma semente boa plantada na comunidade. Se é assim, por que Deus não permite arrancar e exterminar as ervas daninhas que tanto atrapalham a vida pessoal, a vida da comunidade e de tantas famílias? A resposta está na bondade divina, como relatado na 1ª leitura e no salmo responsorial. Deus é bom e sua bondade é misericordiosa, e quem é misericordioso promove a vida, sempre está a favor da vida e, assim, dedica-se em semear vida. O segredo para vencer o mal consiste em semear a vida, semear aquilo que promove vida, semear paz, alegria, fraternidade... Vida!


Ajuda do Espírito Santo 

A conclusão da 1ª leitura tem um pensamento forte: “o justo é humano”. O jeito para sermos misericordiosos como Deus é misericordioso, não é algo impossível, é apenas um modo de nos tornar mais humanos. Ser misericordioso é ser humano. Somos capazes disso? Em parte sim, mas precisamos da ajuda do Espírito Santo. São Paulo, na 2ª leitura, dizia que é o Espírito que sabe o que precisamos e é ele vem em socorro da nossa fraqueza. Que fraqueza? A fraqueza de considerar que é preciso destruir todas as sementes de joio que existem na face da terra. Quem tem esse poder é somente Deus e Deus não faz isso. Por isso, Paulo é muito preciso ao dizer que o Espírito Santo penetra no íntimo de nossos corações e intercede para que não caiamos na tentação de enfrentar o cultivo do joio com as forças do mundo, mas sim com a proposta divina de semear a bondade no coração das pessoas, a começar das crianças, adolescentes, jovens...


Pequenez e simplicidade 

A proposta de Jesus para enfrentar o joio cultivado no mundo é um empenho de contracorrente. Se o mundo propõe debelar o mal com a força de armas e estratégias violentas, e ainda assim o mal não é derrotado, a proposta de Jesus fala de semear o bem. O que vemos em nossos dias? Quando aparece um foco de maldade que ameaça a comunidade internacional, apontam-se mísseis para aquela região, na tentativa de abafar o mal com a morte. O que fazem estratégias de segurança contra a violência urbana? Apelam para a violência. E, seja num caso como noutro, o mal continua; se não visível, mas na semente de diferentes tipos de joio cultivados entre nós. A proposta de Jesus é pela simplicidade: plantar sementes do bem, semear sementes de humanidade e de humanização. Uma gentileza aqui, um sorriso ali, um pedido de desculpas dentro de casa. Semear a boa educação, ensinar jovens e crianças a serem bons. Esta é a proposta. Não à violência, mas sim ao cultivo do bem no coração dos simples. Amém.